💨 Como Melhorar a Velocidade da Sua WiFi?
Como Melhorar a Velocidade da Sua WiFi
Como Melhorar a Velocidade da WiFi: Hoje vamos dar-lhe uma série de dicas para melhorar o sinal WiFi na sua casa, para que se esqueça dos problemas de ligação quando não estiver perto do router.
Ao ter uma ligação à Internet, a forma mais comum de alcançar a velocidade máxima é através do cabo Ethernet. Mas na prática, isto nem sempre é o mais confortável e é por isso que é interessante tirar partido de todos os benefícios oferecidos pela rede WiFi.
Se procura como expandir e melhorar o sinal WiFi que tem em casa, aqui explicamos tudo o que deve saber para o conseguir, bem como o melhor método que lhe permite aumentar o sinal de ligação.
Não precisa de mudar de operadora, nem de fazer grandes mudanças em casa. Há muitas decisões simples e rápidas que pode aplicar, antes de proceder à utilização de algumas ferramentas adicionais, que também recomendamos para melhorar muito mais a sua cobertura. No entanto se estiver insatisfeito com a sua operadora atual, veja o artigo do site comparaja.pt com para uma comparação aprofundada das operadoras em Portugal.
Tabela de Conteúdos
Porque é que o sinal Wi-Fi fica fraco?
Antes de descobrirmos quais são as formas de melhorar a sua ligação Wi-Fi em casa, é necessário compreender primeiro porque é que o sinal é mau! Várias razões podem causar uma diminuição ou uma falta de sinal Wi-Fi em sua casa. Os dispositivos que emitem ondas electromagnéticas ou eléctricas, o alcance limitado da ligação Wi-Fi, certos materiais que funcionam como barreiras, ou um hardware defeituoso podem ter um impacto no sinal wi-fi do seu router sem fios. Para não mencionar um outro elemento perturbador, especialmente em áreas com população densa: as redes WiFi dos vizinhos.
Como melhorar a sua velocidade Wi-Fi
Continue a ler abaixo para conhecer os melhores produtos para garantir uma boa velocidade WiFi:
Seleção dos melhores routers Wi-Fi
Procura compensar as deficiências da sua caixa, quer se trate da gama Wi-Fi ou de funcionalidades avançadas?
Seleccionámos routers Wi-Fi com qualidade para fazer, e produtos orientados para o jogo em particular. Veja a nossa análise dos melhores routers Wifi que pode comprar.
Seleção dos melhores routers 4G
Não tem fibra, mas tem uma antena 4G perto de sua casa? Porque não deixar-se tentar por um router 4G para finalmente ter acesso à banda larga de alta velocidade. Veja a nossa análise completas dos melhores routers 4G.
Seleção dos melhores repetidores WiFi
Está satisfeito com a sua box, ou com o seu router Wi-Fi, mas a configuração da sua caixa impede que o sinal chegue a um local específico? Face a este tipo de problema, pode “conectar” a sua casa com a ajuda de um repetidor de sinal WiFi. Veja a nossa análise completa dos melhores repetidores WiFi.
Seleção da melhores Tomadas Powerline (CPL)
Alérgico às ondas, ou simplesmente um seguidor do princípio da precaução, não quer usar Wi-Fi em sua casa, mas é impossível desenhar cabos RJ45 em todas as suas partes… Há uma forma alternativa de implantar a alta velocidade da caixa em todas as suas partes através de tomada CPL. Veja a nossa análise completas das melhores tomadas powerline.
Importância de melhorar o sinal wifi em casa
Com a grande relevância que os dispositivos electrónicos estão a ganhar no nosso dia-a-dia, dependemos muito das ligações sem fios para tirar o máximo partido delas.
Com a Internet das Coisas, não só navegamos na web com os nossos computadores ou telemóveis, como também dependemos da Internet para uma casa inteligente. E é difícil de conseguir com uma má ligação.
A utilização de plataformas de transmissão de filmes como Netflix ou Amazon Prime Video, requer uma boa velocidade de Internet para poder jogar sem saltos e com boa qualidade dos conteúdos. Isto é especialmente importante quando falamos de novos conteúdos em resolução 4K e HDR, que utiliza uma grande quantidade de dados.
Portanto, como vemos, ter uma rede WiFi que chegue bem a toda a casa é uma necessidade que devemos ter em mente.
Para tal, a primeira coisa de que precisamos é de um router de boa qualidade, quanto mais actual, melhor. Desta forma, será capaz de enfrentar os vários problemas que normalmente surgem, ao mesmo tempo que nos permite navegar na rede confortavelmente, com boa velocidade de ligação e sem tantas interferências.
Recentemente, foi lançado um novo protocolo chamado WiFi 6, que funciona sob a norma 802.11ax. O novo sistema WiFi 6, embora melhore um pouco a velocidade, tem como principais vantagens, um melhor desempenho quando se tem muitos dispositivos ligados à mesma rede WiFi, bem como um aumento da segurança.
Quando há muitos computadores ligados à mesma rede, ocorre uma saturação do espectro. Como resultado, há uma maior lentidão e uma latência mais elevada na rede.
As melhorias proporcionadas pelo sistema WiFi em comparação com o WiFi 5 concentram-se na Quadrature Expansion Modulation (QAM), que passa de 256 QAM que o sistema WiFi 5 tinha para o 1024 QAM que agora tem WiFi 6. Isto traduz-se num aumento da largura de banda em 25% e permite o envio de uma quantidade muito maior de informação.
A boa notícia é que a nova norma WiFi 6 é compatível com protocolos mais antigos. Assim, se comprar um dos novos routers WiFi 6 ou 802.11 ax, os seus dispositivos actuais poderão ligar-se a ele. No entanto, para obter as vantagens e avanços do novo WiFi 6, necessitará de toda a cadeia para ser compatível com o WiFi 6, desde o remetente até ao receptor.
Por conseguinte, embora os principais operadores normalmente forneçam um router aos seus clientes quando registam a Internet, estes routers oferecem muito pouca configuração, pelo que aconselhamos a compra de um novo. E uma vez que o compra, aconselhamos que já tenha WiFi 6 e seja compatível com o MU-MIMO. Aqui deixamos-lhe as nossas recomendações dos melhores routers para melhorar o sinal WiFi em casa.
Melhor Dispositivo Parar Melhorar a WiFi
➤ Router WiFi TP-Link Archer AX11000
Em termos de router Wi-Fi, o TP-Link Archer AX11000 é actualmente um dos mais potentes que pode encontrar no mercado.
Jogos estampados, o TP-Link Archer AX11000 é um dos routers Wi-Fi mais potentes do momento. Compatível com o mais recente padrão Wi-Fi 6, é capaz de fornecer taxas de transferência de dados de até quase 11 Gbps.
Ele consegue atingir tal velocidade graças à sua configuração, banda tripla, enquanto a maioria dos routers irá propor que a banda dupla. Temos uma banda de frequência de 2,4 GHz capaz de fornecer taxas de dados até 1148 Mbps e duas bandas de frequência de 5 GHz que culminam cada uma até 4 804 Mbps.
Com 12 feeds disponíveis, tecnologia MU-MIMO e OFDMA de redução do tempo de espera e da latência quando múltiplos dispositivos comunicam ao mesmo tempo com a rede, bem como a tecnologia de formação do feixe que optimiza o transporte do sinal para os nossos dispositivos, o TP-Link Archer AX11000 embarca em todas as características para desfrutar da melhor Wi-Fi possível.
A ligação do router também é impressionante: são necessárias 8 portas Ethernet Gigabit LAN para ligar os seus dispositivos com fios e desfrutar da ligação mais estável. A porta WAN é de 2,5 Gbps assegura a captura de toda a largura de banda de que a sua ligação à Internet é capaz.
É possível dar prioridade aos dispositivos para os quais nunca falham, em detrimento de outros dispositivos é menos importante. Isto permite, por exemplo, ter a certeza de obter o melhor desempenho no seu PC ou na sua consola quando joga online.
Com as suas oito antenas e o seu jogo estético vermelho/preto, o TP-Link Archer AX11000 não passa despercebido. Mas o seu prémio de acabamento irá torná-lo um item que caberá na sala que o acolhe.
➤ Router 4G NETGEAR Nighthawk M1
Sem fibra em casa ou tem necessidade de uma ligação numa viagem de trabalho ou viagem? Então o router 4G NETGEAR Nighthawk M1 é para si.
Existem duas grandes categorias de router 4G: modelos fixos e modelos portáteis, que podem ser transportados em qualquer lugar. A muito boa NETGEAR Nighthawk M1 faz parte da segunda e impõe-se como uma referência no mercado.
O router é compacto e pode deslizar facilmente para um bolso ou para uma mala. A sua bateria generosa de 5,040 mAh oferece um alcance acima da média destes dispositivos e permite ter uma ligação à Internet, sem cabo.
Ao contrário de muitos outros routers, 4G móveis, o Nighthawk M1 tem um conector composto por uma porta USB Tipo A, USB Tipo C, uma tomada Ethernet RJ45 e uma ranhura para cartão microSD. Este último permite a sua utilização como um NAS móvel.
Em termos de desempenho, o router suporta uma velocidade de até 1 Gbps de download e 150 Mbps de upload. São propostas duas bandas de frequência, uma de 2,4 e a banda de 5 GHz, subdivididas em quatro canais para evitar o fenómeno de congestionamento.
Até 20 dispositivos podem ligar-se ao router. O ecrã a cores (não o ecrã táctil) para o qual está equipado permite verificar quantos dispositivos estão emparelhados e apresenta outras informações importantes: a qualidade do consumo de dados do sinal 4G do mês actual, o nível da bateria.
As características avançadas são numerosas, entre controlo parental, gestão VPN, ou mesmo a opção de descarga de carga que permite combinar a ligação 4G a uma ligação com fios ADSL ou VDSL para tirar partido da velocidade da primeira e da estabilidade da segunda.
➤ Amplificador de Sinal WiFi NETGEAR EAX20 (AX1800)
Os amplificadores Wi-Fi nem sempre são muito eficazes na construção de uma rede alargada sem fios para serem eficazes. Os repetidores são muito mais relevantes para esta tarefa porque não se limitam a empurrar o sinal transmitido pelo router: reproduzem o mesmo sinal que o que se segue.
O amplificador de sinal Wi-Fi NETGEAR EAX20 parece um router? Isto é normal, tem o desempenho. Suporta Wi-Fi 6, suporta velocidades de dados até 1,8 Gbps e opera um sistema, banda dupla com bandas de frequência de 2,4 GHz e 5 GHz.
Dito isto, Wi-Fi 6″, disse MU-MIMO e OFDMA com quatro fluxos para a distribuição adequada da largura de banda entre os diferentes dispositivos ligados à rede e a redução da latência.
O repetidor oferece uma cobertura até 100 m2 e é compatível com todos os routers e operadores de caixa no mercado. É possível ligar até 20 dispositivos.
O router utiliza o mesmo SSID que o router de origem, pelo que só tem uma única rede para gerir. Os seus dispositivos passam pelo router para o extensor automaticamente, dependendo de qual dos dois irá proporcionar o melhor desempenho de cada vez e num local específico.
Este repetidor é também interessante pela sua ligação digna da de um router. Fornece quatro portas Ethernet, Gigabit LAN para ligar e desfrutar de uma ligação mais estável num computador, uma Smart TV, uma consola de jogos, uma caixa de TV com…
A aplicação NETGEAR WiFi Analyzer irá ajudá-lo a escolher o melhor local em casa onde instalar o extensor, e a otimizar a sua rede.
➤ Tomadas CPL Devolo Magic 2 WiFi next
A tecnologia PLC é uma boa alternativa ao Wi-Fi em alguns casos para obter uma boa ligação à Internet em casa. E o Devolo Magic 2 WiFi a seguir é um dos seus melhores representantes.
A grande originalidade deste produto é que combina tanto a POWERLINE como a Wi-Fi. Devolo é uma marca de renome no campo da CPL mas vê crescer perigosamente perto do equipamento de aplicação Wi-Fi e enquadra-se no mercado com esta solução híbrida.
O objectivo é utilizar uma infra-estrutura CPL para criar uma rede de malha (mesh) cobrindo uma grande superfície. O primeiro é responsável pelo encaminhamento da ligação quando as paredes da casa são demasiado espessas ou num material intransitável para Wi-Fi, e depois o segundo leva o relé para comunicar com os nossos dispositivos.
Conveniente e rápido
A tomada Devolo POWERLINE Magic 2 WiFi seguinte suporta taxas de dados de até 2 400 Mbps, desempenho superior ao que foi proposto em muitos routers.
A funcionalidade do Access Point Steering permite que os dispositivos se liguem à fonte que pode fornecer o melhor desempenho, quer seja um dos módulos Devolo Magic 2 WiFi a seguir, o router ou o operador de caixa.
Neste kit, o conector difere em função do terminal. Um incorpora duas portas Gigabit Ethernet para LAN e o outro para ligar dispositivos com fios.
Como escolher o hardware certo para melhorar a velocidade da sua rede WiFi?
Os routers têm por vezes uma perfomance melhor que as Box
Embora muitas casas Portuguesas estejam equipadas com um box na sua casa, nem todos estão satisfeitos com os serviços dos alojamentos dos operadores locais. Entre as queixas mais frequentemente ouvidas estão: um Wi-Fi ineficiente e instável, características que são frequentemente básicas, e uma interface que poderia ganhar clareza e modernidade.
Os routers com os mais recentes, não optam necessariamente pelo topo de gama ou mesmo pelo muito topo de gama, compensando algumas destas lacunas. Este é particularmente o caso em termos de desempenho: enquanto muitos routers estão agora no eixo Wi-Fi 6 (802.11, ver abaixo), as caixas estão, na melhor das hipóteses, confinadas ao Wi-Fi 802.11 ac. E mais uma vez: muitas são a caixa ao movimento a ser limitado ao 802.11 Wi-Fi n. similarmente, MU-MiMo, que tem pouca caixa oferecida pelo ISP, espalha-se muito rapidamente nos routers no mercado.
Sempre no campo do hardware, alguns routers estão equipados com um conector SFP+ para atingir os 10-Gigabit com fio. A presença do SoC em dois ou quatro núcleos, com relógio a 1,5 GHz ou mais, que lhe permite gerir inteligentemente os recursos a serem atribuídos, ou fornecer uma gama de características avançadas.
E neste campo, os routers também têm frequentemente um passo à frente deles na caixa, em particular no que diz respeito às delicadezas dedicadas ao gaming online. Alguns routers oferecem painéis de controlo genuínos que mostram a utilização da largura de banda em tempo real por dispositivo, ou pela aplicação, o ping e outras definições.
Mais amplamente, é a QoS (qualidade do serviço) que é mais utilizada nos routers do que na box. Quando as interfaces do ASUS, Netgear e outras permitem priorizar e atribuir finamente largura de banda por dispositivo, ou controlar a velocidade máxima no descarregamento como carregamento, a caixa fica muitas vezes bastante satisfeita com as características minimalistas, quando estas existem.
Nos modelos mais avançados, dispõe de um filtro no referido geográfico: pode escolher a que servidores se liga, a fim de limitar a distância que o separa deles e assim limitar o risco de latência demasiado elevada. Pode mesmo criar listas brancas dos seus servidores favoritos, ou pelo contrário das listas negras de servidores a evitar.
E se não for um jogador ? Partilhando localmente ou a partir do exterior dos discos rígidos ligados aos routers, a presença de um servidor de media (Plex, por exemplo), a agregação de links… Alguns modelos incorporam uma VPN, que, em alguns casos, pode ser um híbrido. Quando a VPN é configurada ao nível do router, é todo o tráfego da rede que passa através da VPN. Problema: normalmente baixa os débitos e isto, de uma forma significativa. Um híbrido VPN permite ao utilizador especificar que dispositivo, ou que tipo de tráfego deve passar através da VPN para garantir que a experiência de navegação ou de jogo se mantém óptima.
Graças a todas estas características e desempenho é muitas vezes muito mais elevado, os routers retransmitem a caixa para a posição de um simples fornecedor de rede. E para conduzir o ponto para casa, alguns dos construtores podem mesmo ser utilizados para autenticar aos operadores de rede. O que armazenar permanentemente a caixa na caixa.
A tecnologia Beamforming, uma verdadeira evolução
Embora a tendência actual seja para a economia e para a racionalização, não é aberrante ver que as antenas das nossas caixas ou os nossos routers emitem sem distinção em todas as direcções? Os fabricantes estão atentos a esta situação, e agora utilizam uma tecnologia chamada Beamforming. É, terá compreendido, determinar a localização do seu dispositivo (smartphone, consola, PC, telemóvel…) para enviar um sinal mais potente na sua direcção, em particular graças às antenas direccionais das quais estão cheias de alguns routers.
A tecnologia Beamforming também promete um sinal mais estável e é acessível a partir de uma maior distância através do foco do campo de acção.
Wi-Fi 6?
Até agora, as normas Wi-Fi eram compatíveis com 802.11 b/g/n/ac. Mas isso era antes. Antes da Aliança Wi-Fi ter decidido simplificar o sistema e procurar impor uma nova nomenclatura. O Wi-Fi 802.11 n torna-se assim um Wi-Fi 4 802.11 ac é renomeado Wi-Fi 5, enquanto que o Wi-Fi 6 dá a ponta do seu nariz.
A origem desta mudança? Para aparecer, possivelmente sob a forma de um logotipo, o tipo de Wi-Fi quando se procura uma rede, a fim de seleccionar a mais rápida. Ou realçar inconsistências dentro de uma estrutura (router e smartphone Wi-Fi 6, mas repetidor Wi-Fi 5, por exemplo).
Fora destas alterações, a fim de ser informativo, o que traz o desempenho Wi-Fi 6? De acordo com a Aliança Wi-Fi, um rendimento superior a 40% naqueles com Wi-Fi 5 (802.11 ac). Como? Generalizando a filosofia do Beamforming. Porque mesmo que a teoria seja diferente, o resultado esperado é uma racionalização do sinal, que deve corresponder às necessidades de um ou mais utilizadores.
A teoria, é a OFDMA (para “Orthogonal Frequency Division Multiple Access”), uma gestão avançada de sub-canais, que lhe permite atribuir uma velocidade de utilização. O seu irmão está a ver o Netflix em 4K para os seus pais navegarem no Facebook, e que você participe no seu jogo online favorito ? Anteriormente, todos tinham a mesma quota. Com o Wi-Fi 6, cada utilização terá a sua velocidade de envelope.
Da mesma forma, o Wi-Fi 6 envolverá a utilização de MU-MiMo 8×8, contra 4×4 actualmente. O que atribuir a uma antena dedicada a 8 dispositivos diferentes. Cada um deles será afectado pela antena que lhes aponta melhor, a fim de optimizar o rendimento e a latência.
Outra novidade no programa: o Uplink resource scheduler, que permite organizar e priorizar os dados a carregar para o router, a fim de evitar congestionamentos. Outra forma de evitar lentidão desagradável: a “reutilização de frequências espaciais” ou a “reutilização de frequências espaciais”. O princípio desta tecnologia? Minimizar os conflitos entre dispositivos que estão próximos geograficamente e que transmitem na mesma frequência. Uma novidade que se espera produzir efeitos particularmente impressionantes em áreas densamente povoadas.
No início do ano, vários intervenientes relataram os seus progressos no campo do Wi-Fi 6: a Intel, com o seu Ice Lake, a Qualcomm com o seu QCA6390 e especialmente o SnapDragon 855 ou o MediaTek também anunciou um chip compatível com o eixo 802.11.
Routers 4G: fixo ou móvel?
A 4G cobre agora uma parte muito grande do território nacional. E algumas áreas que ainda não conhecem o ADSL2+ estão, no entanto, muito bem equipadas em termos de rede sem fios. É por isso que alguns utilizadores optam por abandonar a caixa tradicional contra um router 4G fixo, que são semelhantes e muito frequentemente aos routers clássicos.
Este tipo de modelos coexistem, portanto, ao lado dos routers móveis, mais pequenos e equipados com uma bateria, que são concebidos para proporcionar benefícios na maioria dos casos como uma única ligação partilhada com um smartphone.
Isto irá determinar a sua escolha ? As suas necessidades em termos de funcionalidade (oferta fixa de routers, deste ponto de vista, beneficia da mais bem sucedida) e mobilidade (e, nesta área, os routers móveis prevalecem, naturalmente).
Extensor de alcance Wi-Fi ou amplificador Wi-Fi?
Coloque as coisas no ponto de entrada: um extensor de alcance Wi-Fi não é um amplificador Wi-Fi! Este termo, muitas vezes utilizado erroneamente, não é adequado. Porque o repetidor faz isso, repetindo o sinal sem qualquer aumento da largura de banda, sem reduzir a latência, mas simplesmente alargando o alcance da sua caixa / do seu router, enquanto, com uma ligeira perda. Ponto de amplificação, portanto.
Para tirar o máximo proveito de tal dispositivo, é necessário assegurar que a ligação com o fornecedor do sinal principal é a melhor possível, ao mesmo tempo que o posiciona perto da peça para chuviscar Wi-Fi. É assim um compromisso para encontrar um compromisso que apenas testará a sua mão. A tecnologia de Beamforming é, neste sentido, útil.
Powerlines: Vantagens e Desvantagens
Uma tomada Powerline ou CPL utiliza a corrente eléctrica para passar um sinal digital na sua casa. Alternativa por vezes preferida ao Wi-Fi pelo refractário às ondas emitidas pela caixa e outros routers, tomadas CPL, têm, portanto, os seus apoiantes, mas também os seus críticos.
O principal argumento destes últimos: o desempenho de produtos muito aleatórios, demasiado dependentes da qualidade da rede eléctrica ou da configuração de uma caixa. Uma impressão que é reforçada pela ganância dos fabricantes, que anunciam velocidades teóricas, está muitas vezes muito distante do que existe na realidade. Um argumento de que é, no entanto, possível aplicar a alguns routers Wi-Fi.
A fim de comparar as tomadas CPL, é possível fazer o scan das velocidades (teóricas, portanto): mas a conclusão simplista que seria dizer que o que oferece o melhor desempenho no papel será o que acontece quanto mais rápido não é sequer correcta. É o mesmo com outro critério de selecção: o comprimento máximo do cabo, que deve dar-lhe um âmbito de aplicação, ainda existe um kit teórico CPL.
Finalmente, em que acreditar As opiniões de outros utilizadores, claro, a reputação de uma marca, obviamente, mas também a capacidade do kit para satisfazer as suas necessidades: alguns estão equipados com duas tomadas Gigabit Ethernet, outros estão equipados com uma tomada que lhe permite evitar amarrar a tomada eléctrica, e outros actuam também como um extensor de alcance Wi-Fi.
7 Formas de Aumentar o sinal WiFi
Vejamos agora algumas dicas para aumentar o sinal da sua rede WiFi:
Colocar a caixa numa sala central da casa
Recomenda-se que a caixa seja colocada numa sala central em casa, a fim de limitar os obstáculos que o Wi-Fi encontra quando se liga aos terminais. As paredes atenuam o sinal de rádio e reduzem significativamente a velocidade da Internet recebida pelo equipamento localizado nas salas mais distantes. Assim, colocar a caixa no fim da casa ou num quarto fechado não permite a melhor utilização da rede Wi-Fi.
Escondida num armário ou num pequeno canto de uma sala, a caixa, a Internet é muitas vezes colocada no lugar errado de uma casa, impedindo assim a propagação do Wi-Fi. A primeira dica é muito simples de implementar na prática, portanto, é a colocação optimizada para a sua caixa em casa.
A melhor posição do modem para optimizar a ligação Wi-Fi à Internet é em altura e não no chão, numa área aberta. Idealmente, deve também posicionar a sua caixa no centro da sua casa, a fim de obter uma boa distribuição de Wi-Fi. E de preferência no centro da habitação, se esta for grande (especialmente com os pisos).
É também necessário pensar no afastamento de alguns dos disruptores que podem bloquear o ar ou causar interferências, tais como elementos metálicos. E ter cuidado com certos dispositivos que emitem nas bandas de frequência idênticas ou semelhantes (microondas, monitores de bebés, telefone fixo, sem fios,…). Os grandes volumes de água, tipicamente aquários, constituem também um sério obstáculo à propagação de ondas. Atrás delas, provavelmente não precisa de Wi-Fi.
Coloque a caixa longe de outros dispositivos sem fios
A fim de desfrutar da capacidade máxima do seu acesso, é também aconselhável deixar um espaço de cerca de 2 metros entre a caixa e outros equipamentos de rádio como base de um telefone sem fios, um monitor de bebé, microondas, etc., Assim, a interferência entre as diferentes ondas de rádio será limitada e o sinal Wi-Fi optimizado.
Proteja o seu acesso WiFi
É também importante proteger a sua rede sem fios. De facto, se não for suficientemente segura, algumas pessoas poderão então utilizá-la, o que irá atrasar necessariamente a sua ligação à Internet. Para proteger a sua rede Wi-Fi em casa, ligue-se ao painel de controlo da sua caixa. Pode então definir algumas opções de segurança, incluindo desligar a visibilidade da sua rede Wi-Fi a todos os utilizadores (transmitir SSID), ou a alteração da sua palavra-passe, Wi-Fi.
Alterar a frequência Wi-Fi
Outra forma de melhorar a sua ligação Wi-Fi, a mudança de frequência. Se tiver um router sem fios recentemente, é sem dúvida uma “banda dupla”. Ou seja, opera em duas bandas de frequência para transmitir o sinal Wi-Fi: 2,4 GHz e 5 GHz. A primeira é a Wi-Fi histórica da banda. E o seu desempenho está longe de ser óptimo: a sobreposição com as redes dos vizinhos, ou a perturbação de outros dispositivos pode reduzir a sua largura de banda na pele da tristeza. As desvantagens que afectam menos a banda de 5 GHz, o que é preferível se possível, bem como as suas capacidades em termos de velocidade, são mais elevadas.
Por defeito, a box emite simultaneamente em ambas as bandas, e computadores, smartphones e tablets ligam-se a uma das duas. E não necessariamente a melhor, excepto na caixa a mais recente para a banda steering: a melhor frequência Wi-Fi é então automaticamente atribuída a um dispositivo específico, em geral a banda de 5 GHz.
Se o seu modem não fizer parte da arte da caixa com esta característica, é melhor criar duas redes separadas: uma de 2,4 GHz, a outra de 5 GHz. Será suficiente escolher a segunda para ter a certeza de obter o melhor desempenho em Wi-Fi.
Mudança de canal Wi-Fi
Nesta interface de gestão, também tem a opção de mudar o canal Wi-Fi, ou seja, a porção especificada de uma ou outra banda de frequência utilizada pela sua rede sem fios. Tenha em atenção que se você e um vizinho estiverem posicionados no mesmo canal, partilham o fluxo. A mudança deste canal pode permitir-lhe melhorar a sua ligação à Internet em casa.
Mude o canal, sim, mas não importa como. Na banda de 2,4 GHz, apenas 3 canais estão realmente a funcionar de uma forma óptima: o 1, 6 e 11. É normalmente um deles que é atribuído por defeito na sua caixa, e o interessante é que pode saber se não é o único a utilizá-lo. Alguns operadores sugeriram na sua interface de gestão uma ferramenta de scan capaz de identificar o canal menos congestionado. Algumas aplicações também o fazem, tais como a varredura Wi-fi.
Se vive no campo, e descobre que um destes canais, e gratuito, salta à vista para melhorar a sua velocidade Wi-Fi. Por outro lado, se vive na cidade e “vê” muitos utilizadores em cada um destes canais, terá de se decidir a levar os menos congestionados. Contudo, seleccionar os outros canais (2 a 5 ou 7 a 10) terá pouco valor, e é provável que penalize a sua rede Wi-Fi.
A escolha do melhor canal Wi-Fi 5 GHz é feita com o mesmo espírito: os menos congestionados serão os preferidos. O mais popular é frequentemente o intervalo de 36 a 48: para ir além, será necessário activar o canal DFS na interface de gestão da caixa. Mas cuidado: a partir do canal 52, a presença nas mesmas praias de radares meteorológicos pode levar a sua caixa a deslocar-se sem aviso prévio para outro canal. A ter em conta: quanto mais o canal 5 GHz for elevado, especialmente para além de 100, e melhor a cobertura Wi-Fi.
Gerir melhor os dispositivos ligados à rede Wi-Fi
Muitos dispositivos podem ser ligados à sua rede Wi-Fi: computador, consola de jogos, smartphone, tablet, TV, programas ligados, impressora, dispositivos electrodomésticos…). Se a sua velocidade for limitada, e que todos estes dispositivos utilizem a rede ao mesmo tempo, isto terá necessariamente um impacto na velocidade da sua ligação à Internet Wi-Fi em casa. Este é um caso extremo, mas tenha em mente, por exemplo, que alguns deles saem em actualizações regulares. É possível, portanto, que os terminais procurem a rede, mesmo quando não a utilizam.
Por outro lado, quando muitos destes dispositivos comunicam ao mesmo tempo na mesma rede Wi-Fi, eles transmitem e recebem dados por sua vez. Se um deles estiver longe da caixa, e assim beneficiar de um bit inferior – penalizará o terminal mais próximo de si. Também aí, poderemos beneficiar da criação das duas redes Wi-Fi acima mencionadas. Isto permitirá, por exemplo, atribuir a rede Wi-Fi de 2,4 GHz ao equipamento que está longe, para que este não conduza ao desempenho da rede de 5 GHz a outros dispositivos.
Instale um amplificador de alcance de sinal Wi-Fi
Um extensor de alcance Wi-Fi é fácil de instalar, o que lhe permite alargar a cobertura Wi-Fi em toda a casa. Em termos práticos, este dispositivo permite-lhe recuperar ainda mais o sinal do seu modem como um hotspot Wi-Fi.
Para o fazer, basta ligar o extensor a uma tomada eléctrica e ligá-lo à rede Wi-Fi da caixa para sincronizar a primeira vez. Uma vez as luzes ligadas, pode ligar o extensor a uma tomada perto da área a cobrir. Alguns modelos têm um indicador para saber se a localização do extensor é boa.
É bom saber: é preciso um orçamento de 50 euros para equipar o extensor de alcance wi-fi da sua rede. Note-se que muitos fornecedores de serviços de Internet incluem agora este tipo de equipamento em algumas das suas ofertas.
Utilize um router sem fios
E finalmente, para aumentar a sua ligação Wi-Fi em casa, também pode utilizar um router Wi-Fi. Ao ligar um router atrás da caixa, pode de facto melhorar o alcance e a qualidade do sinal Wi-Fi. Esta instalação requer algumas configurações para ser mais complexa do que um simples extensor de alcance Wi-Fi.
Se comprou um PC, certifique-se de que é compatível Wi-Fi 5 (802.11 ac) e Wi-Fi 6 (802.11 ax)
Recomenda-se a utilização de computadores compatíveis com a norma Wi-Fi 5 (802.11 ac) ou melhor Wi-Fi 6 (802.11 ax). Estas normas são muito mais eficientes do que a norma Wi-Fi 4 (802.11 n), que também existe em alguns computadores novos. Além disso, não apresenta risco de incompatibilidade com a caixa, uma vez que é retrocompatível com todas as normas anteriores: Wi-Fi 4 (802.11 n), mas também Wi-Fi 3 (802.11 g), Wi-Fi 2 (802.11 b) e Wi-Fi 1 (802.11 a).
Desactivar a pesquisa automática de redes wi-fi
Por defeito, o Windows está constantemente à procura de redes sem fios nas proximidades. Esta função, inútil quando se liga sistematicamente à sua própria rede, consome largura de banda. Pode desactivá-la entrando nas definições de Rede e Internet para o seu computador.
Colocar as antenas do router na posição correcta
Caso o seu router tenha antenas, deve tentar colocá-las de modo a que possam expandir o sinal adequadamente.
É melhor posicionar as antenas perpendiculares, uma verticalmente e a outra horizontalmente, para que desta forma a emissão do sinal possa ser melhorada.
Talvez apenas mudando a posição das antenas, não irá aumentar a velocidade da sua ligação, mas é uma forma importante de expandir o sinal WiFi.
Se o seu dispositivo tiver uma única antena, deve colocá-la num ângulo de 45° para que o sinal seja enviado igualmente tanto para cima como para baixo.
Em geral, deve tentar posições diferentes até poder adaptá-lo às suas necessidades. Basta lembrar que a potência para melhorar o sinal WiFi em casa vem dos lados da antena, e não da ponta.
Assegure-se de que não tem um vírus
Quer seja ao colocar anúncios ou ao utilizá-lo discretamente nas capacidades do computador, algum malware utiliza desnecessariamente a largura de banda. O scan do conteúdo dos seus computadores com um vírus e erradicar a contaminação pode melhorar o desempenho.
Opte pela fibra
Se a sua propriedade é elegível, é a solução para aumentar a sua velocidade. Esta tecnologia permite uma velocidade muito superior à ADSL. Além disso, este fluxo será mais estável e idêntico, independentemente da distância que separa a caixa do nó de ligação óptica.
Desligue o router de vez em quando
Isto não deve ser feito todas as semanas ou muito menos, mas recomenda-se que o faça pelo menos uma vez por mês, para refrescar a ligação com a central telefónica. Isto faz com que se estabeleça uma nova ligação que pode ser melhor do que a actual.
Pode deixá-la completamente desligada durante cerca de 15 minutos ou desligá-la quando for para a cama. E de manhã, quando se levanta, volta-se a ligá-la.
Mantenha o firmware do seu router actualizado
É imperativo que se mantenha actualizado com a última versão de firmware do seu router. Para tal, verifique se existem novas versões a cada 2 ou 3 meses. O seu router pode fazê-lo automaticamente, mas este não é o caso em todos os casos.