Trotinetes Elétricas: Guia de Compra

Guia de Compra De Trotinetes Elétricas

Há diferentes formas de poupar tempo de deslocação, mas um passeio ecológico e económico é uma excepção. As trotinetes estão a tornar-se populares dia após dia devido à facilidade de condução que proporcionam, juntamente com a portabilidade do veículo de diversão.

Pode usar o seu parceiro de deslocação urbana para fazer recados ou mesmo conduzi-lo ao trabalho. Se isso não for suficiente, pode levar a sua trotinete eléctrica todo-o-terreno para explorar a cidade e viajar por terrenos diferentes à sua vontade.

As trotinetes eléctricas que outrora eram consideradas o passeio da criança estão agora a tornar-se tecnologicamente avançadas para satisfazer as necessidades de todo o tipo de pessoas. Depois de um pouco de pesquisa, torna-se absolutamente sem cérebro decidir em breve em que modelo se vai saltar. Mas não sucumbir à tentação e cometer erros, como a maioria dos novatos faz. Continue a ler para já se tornar um profissional. Veja também a nossa análise às melhores trotinetes elétricas no mercado.

Este guia abrangente é ideal se quiser comprar uma trotinete eléctrica. Aprenderá sobre aulas de preços, características a considerar, dicas para montar, manutenção, segurança, leis, peças componentes, micromobilidade, e história da trotinete eléctrica, e ganhará algumas ferramentas que o ajudarão na sua pesquisa de compra.

Tudo o que precisa de saber sobre trotinetes elétricas

Comprar uma Trotinete Eléctrica

Comprar uma trotinete eléctrica pode ser um desafio formidável – há um número esmagador de escolhas e coisas a considerar. Uma trotinete eléctrica de qualidade pode facilmente custar 400 euros, mas pode custar mais de 1600 euros. Como poderá encontrar neste guia, as trotinetes eléctricas variam muito em estilo, preço, características, origem, e até mesmo em apoio ao cliente.

O que ter em conta na altura de comprar uma trotinete elétrica

Ao comprar uma trotinete eléctrica, há vários factores a considerar, como o seu orçamento, a quilometragem total, tipo de motor, desenho, peso, etc. As trotinetes elétrica topo de gama começam a partir de 1000 € e acima, e com o aumento das características aumenta o preço.

Pode comprar quase todas as opções disponíveis excepto as poucas irreversíveis, tais como escolher uma trotinete com motor fraco que não seja adequada ao seu peso.

Construção pobre

Assim, após a compra, o seu veículo pessoal eléctrico está em casa, e mal pode esperar para se fazer à estrada. A sério, o nível de excitação é incontrolável, e todos nós já lá estivemos. Mas espere um pouco mais antes que a diversão real comece.

A maioria das trotinetes eléctricas precisa de um manual adequado, no entanto, algumas delas vêm pré-montadas e precisam apenas de alguns minutos para fixar apenas o guiador.

Mesmo que a sua trotinete venha pré-montada, verifique sempre as juntas, aperte os parafusos e monte-a a uma velocidade média para verificar a sua aderência e solidez. Lembre-se, juntas fracas podem resultar em peças a sair durante o passeio e podem causar acidentes assustadores. Para além disso, nunca se esqueça de usar o seu equipamento de protecção, especialmente o capacete, e se a trotinete respeita as leis de circulação de trotinetes eléctricas em Portugal.

Lei de Circulação em Portugal

Antes de comprar uma trotinete elétrica em Portugal é importante estar informado em relação à lei em vigor.

O texto abaixo foi extraído do artigo “Conheça as regras de utilização das trotinetes elétricas” da caixa geral de Depósitos.

O que diz o Código da Estrada sobre a condução de trotinetes elétricas? De acordo com o artigo 112º do Código da Estrada, as trotinetes elétricas estão sujeitas às mesmas regras que os velocípedes.

Na prática, isto significa que:

  • É obrigatório respeitar todas as regras de trânsito
  • É obrigatório ter iluminação e refletores
  • Não podem ultrapassar os 25 km/hora
  • Não é permitido circular em passeios, apenas em ruas e ciclovias
  • Não é permitido o uso do telemóvel ou auriculares durante a condução
  • Não é permitido levantar a roda da frente ou de trás no arranque ou em circulação
  • Não é permitido conduzir com as mãos fora do guiador
  • Não é permitido conduzir sob o efeito de álcool
  • Apesar de aconselhável, o uso do capacete não é obrigatório (conforme esclarecimento público da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária)

Potência motora

As trotinetes eléctricas para adultos têm motores de cubo, que são motores eléctricos de corrente contínua sem escovas (BLDC) que são incorporados no cubo das rodas. Todas as trotinetes eléctricas têm pelo menos um motor, enquanto as mais potentes terão motores duplos.

Os motores eléctricos são classificados com base no seu consumo de energia, que é expresso em unidades de watts (por exemplo, 600 watts). Os motores mais potentes terão uma potência maior. A potência do motor começa geralmente a 200 watts e vai até aos 6270 watts no Dualtron X.

Uma trotinete na gama média, como a Xiaomi Mi M365, tem um motor de 250 watts; uma trotinete de médio alcance como a Fluid FreeRide Horizon tem um motor de 500 watts, e uma trotinetede desempenho extremo, como a Kaabo Wolf Warrior 11, tem motores duplos de 1200 watts (ou 2400 watts de potência do motor).

Para adultos, não recomendamos nada com menos de 250 watts para deslocações diárias. Isto será adequado para superfícies planas e colinas muito pequenas. Se vive numa área com colinas mais íngremes, pense em ir a 350 ou 500 watts. Mesmo com 500 watts, a sua trotinete irá abrandar em colinas de tamanho médio. Motores maiores não só ajudarão na subida de colinas, como também o farão subir mais rapidamente até à velocidade máxima.

Bateria

Se for um novo comprador de  uma trotinete eléctrica, pode querer ter em mente esta precaução – a bateria substitui o combustível do seu passeio. O excesso ou a falta de combustível resultará sempre em percalços. Para evitar isso, deve aprender a bateria em profundidade. Enquanto a subcarga lhe dará uma viagem mais curta e vulcanização acelerada, a sobrecarga resultará numa bateria aquecida e ineficiente. Os fenómenos de vulcanização referem-se à acumulação de cristais grosseiros na sua bateria, o que afecta a vida útil da bateria.

Então, quando é o momento certo para carregar a bateria? Para as baterias de lítio, o tempo ideal de carregamento é quando resta 25% da bateria.

Veja também o nosso post acerca de como carregar corretamente uma trotinete elétrica.

Posição do deck e dos pés

A crescente popularidade da micro-mobilidade para reduzir a pegada de carbono introduziu tantas opções para passeios ecológicos. Se escolheu uma trotinete com uma opção de pé, deve explorar a construção da base e o conforto do seu pé, porque essa é a parte essencial do seu cockpit.

É preferível uma concepção ampla da base, uma vez que permite a um novato explorar o posicionamento do pé de muitas maneiras. O apoio do pé traseiro também lhe dá mais aderência sobre a plataforma. No entanto, recomenda-se que o pé da frente aponte directamente para o tronco.

E se lhe dissermos que pode colar autocolantes texturizados no seu deck para amplificar a sua declaração de estilo? Fixe, certo?

Pressão dos pneus

Enquanto anda numa trotinete eléctrica todo-o-terreno, o pneu dá-lhe a tão necessária tracção para travagens bruscas ou aceleração. Existem dois tipos de pneus amplamente utilizados: pneus sem ar e pneus pneumáticos cheios de ar.

Se estiver a andar em terrenos diferentes do que estradas lisas, então os pneus pneumáticos cheios de ar são os melhores para o levar pelos caminhos acidentados. Graças ao guiador, que ajuda a enfrentar as inclinações, mas os pneus levam o maior crédito para um passeio de melhor qualidade, uma vez que absorvem os solavancos e se ajustam com a pressão.

Por vezes, a trotinete todo-o-terreno vem com pneus bem cheios, mas pode sempre esvaziá-los um pouco para ajustar a pressão em torno dos 46-60 psi para uma melhor estabilidade ou consultar as directrizes de pressão de ar padrão dos pneus.

Atenção principiantes: Não libertem demasiado ar do pneu, caso contrário acabarão por ter um furo no pneu em breve.

Velocidade máxima

A velocidade máxima não é um factor enorme para a maioria dos passageiros para rotas de casa- trabalho ou casa-escola desde que a trotinete possa atingir 25 km/h. 

Andar de carro ou mesmo de bicicleta a 25 km/h parece diferente de andar de trotinete eléctrica a essa velocidade, devido aos pneus e à aceleração. Na realidade, quando se viaja em estradas ou em pistas de bicicleta, 24 kmh a 29 kmh é suficientemente rápido. Se andar regularmente no trânsito urbano, as trotinetes com boa aceleração e velocidades de topo nesta faixa podem ajudá-lo a evitar acidentes.

Suspensão

A suspensão, semelhante à de um carro, suaviza os solavancos e reentrâncias na estrada e melhora a qualidade da condução. Sem ela, e especialmente se tiver pneus sólidos (sem ar), sentirá todos os solavancos que sobrevoar. Se o seu trajeto é mais longo ou tem terreno acidentado para atravessar, considere fortemente a compra de uma trotinete com suspensão.

Existem três tipos principais de sistemas de suspensão que são tipicamente encontrados nas trotinetes eléctricas: mola, pistão hidráulico ou pneumático, e suspensão de borracha. As trotinetes com a melhor suspensão terão alguma combinação de mola e pistão – uma combinação chamada coil-over-hydraulic ou coil-over-air.

A suspensão pode ser fixada à frente, atrás, ou a ambas as rodas. As trotinetes da classe premium commuter devem ter uma suspensão dianteira ou traseira.

Muitas trotinetes renunciam à suspensão em favor de grandes pneus pneumáticos que proporcionam efeitos amortecedores. Estas podem oferecer uma melhor forma de suspensão do que suspensões de molas baratas.

Peso do condutor

A carga máxima ou peso máximo é o limite de peso que a trotinete eléctrica pode suportar. Para a maioria das trotinetes, este limite varia de 100 kgs a 120 kgs. Se pesar mais do que isto, vai querer ter a certeza de que está a olhar para trotinetes que podem suportar o seu peso. Por razões de segurança, não deve exceder o limite de peso especificado pelo fabricante.

Tenha em mente que mesmo que a trotinete seja classificada para o seu peso e esteja no topo do limite, será mais lenta e terá menos alcance em comparação com uma trotinete mais leve. Considere também se irá transportar uma mochila ou qualquer outra coisa que aumente o peso total que a trotinete irá suportar. Para os motociclistas próximos ou acima de 100 kgs, deve concentrar-se nas trotinetes eléctricas com um motor de pelo menos 500 watts.

Distribuição do peso

A distribuição de peso pode ser um tópico complicado para principiantes e só pode ser aprendida através da experiência. No entanto, é sempre possível aprender com pessoas experientes para evitar erros iniciais.

Estas são algumas dicas essenciais para os iniciantes equilibrarem o peso de forma eficiente:

  • Enquanto navega a uma velocidade constante, divida o seu peso uniformemente com um joelho ligeiramente dobrado.
  • Ao acelerar, incline-se para a frente para se ajustar à velocidade.
  • Ao aplicar os travões, desloque o seu peso para trás e estique os braços para um apoio extra.
  • Concentre-se na estrada durante os pontos de viragem, ajuste a velocidade em conformidade.
  • Pratique em diferentes superfícies a diferentes velocidades para se tornar um profissional.

A distribuição do peso é uma coisa que está inteiramente no controlo do ciclista e pode ser dominada com o tempo. Mas o que não está sob o seu controlo é o sistema de suspensão da sua trotinete.

Por muito que pratique o equilíbrio, não pode evitar acidentes se o veículo não tiver um sistema de suspensão incorporado. O percurso fora de estrada pode ser áspero e exige muita estabilidade, e apenas um sistema de suspensão ajudará a manter o centro de gravidade estável durante um passeio de solavancos.

Alcance / Autonomia

O alcance refere-se à distância que uma trotinete pode percorrer antes de ficar sem bateria. O alcance da sua trotinete eléctrica dependerá de vários factores, incluindo a potência do motor, o peso do ciclista, o peso da trotinete, o tempo, o modo e a velocidade média.

Uma regra de prudência é pegar no que o fabricante anuncia e dividir por dois. 

Como todas as baterias, à medida que o tempo passa a sua capacidade de bateria (e alcance da trotinete) vai diminuindo. A maioria das baterias manterá a sua integridade durante pelo menos 300 a 500 ciclos de carregamento, com as melhores baterias a durarem até 1000 ciclos de carregamento antes de começarem a degradar-se. Pense na sua deslocação e na distância que percorre num dia típico. Lembre-se que quando a sua trotinete ficar sem energia, não importa o tamanho, ainda pode dar pontapés para a empurrar.

Dica: Também pode trazer o seu carregador consigo ou comprar um carregador extra para partir no seu destino. Algumas trotinetes de alto desempenho têm portas duplas de carregamento, cortando o tempo de carregamento ao meio quando se utilizam dois carregadores.

Peso

O peso pode ser uma grande consideração se precisar de dobrar e carregar a sua trotinete, especialmente numa base regular.

A maioria das trotinetes com um alcance razoável (>24 quilómetros) pesará mais de 11 kgs. As trotinetes com um peso superior a 14 kgs serão bastante difíceis de transportar por longos períodos de tempo.

Ter uma pega ou alça de ombro ajudará a suportar o peso. Algumas trotinetes têm rodas extra ou uma configuração dobrada que lhes permite serem enroladas. No entanto, as trotinetes ainda terão de ser transportadas escadas acima ou elevadas para dentro de um veículo quando são transportadas.

Se estiver no mercado de passeios recreativos de recreio ou de em passeios off rod e não se concentrar na sua portabilidade, o peso não é um factor tão importante como a qualidade de construção e a velocidade máxima.

Pense na sua deslocação pendular casa-trabalho (ou casa-escola):

  • Precisará de subir escadas a pé?
  • O seu destino tem um elevador?
  • Tem permissão e espaço para guardar a sua trotinete no interior (principalmente nos locais de trabalho)?
  • Tem transporte alternativo quando há má visibilidade e/ou tempo inclemente?
  • É capaz de levantar a trotinete para dentro de um porta-bagagens?

Algumas condições, como o tempo chuvoso, podem exigir que tome transporte público. A maioria dos condutores permitir-lhe-á colocar a sua trotinete no autocarro (mas alguns podem recusar), mas ainda precisa de ser capaz de a manobrar para dentro do veículo.

Dica: Para comparação, o peso médio de um aspirador de chão doméstico é de 5 kgs a 8 kgs e muitos têm dimensões semelhantes às das trotinetes grandes dobradas. Em alternativa, visite uma loja de artigos desportivos e recolha alguns halteres ou campainhas para testar o peso que se pode gerir confortavelmente.

Iluminação

As trotinetes, como as bicicletas, podem ter uma luz frontal branca e uma luz traseira vermelha. Se andar de bicicleta depois de escurecer, é necessário ter uma luz frontal e uma luz traseira. Devido ao design das trotinetes eléctricas, estas não têm normalmente luzes traseiras muito visíveis. Se vai andar de noite, considere fortemente a possibilidade de adicionar algumas luzes traseiras vermelhas intermitentes ao seu capacete ou mochila.

Travões

Um sistema de travagem de qualidade é essencial para se manter seguro e em controlo enquanto se conduz uma trotinete eléctrica. Tal como os de carro ou bicicleta, os travões são o que atrasa a lentidão da trotinete eléctrica. Os travões eléctricos das trotinetes podem ser divididos em duas categorias: mecânicos e electrónicos.

Os sistemas de travagem mecânica são aqueles que dependem de um mecanismo físico para abrandar a trotinete e incluem travões de pé, de tambor e de disco. A distância típica de paragem de 24 kmh para sistemas mecânicos é de 6 metros, sendo o melhor absoluto inferior a 3 metros.

  • Os travões de pé, que são activados empurrando o pé para baixo no pára-choques traseiro, fazem com que este se esfregue contra o pneu traseiro, abrandando-o. Este tipo de travão tem potência de paragem, mas não é tão eficaz como os travões de tambor ou de disco.
  • Os travões de tambor são fechados dentro do cubo da roda, são geralmente de manutenção mais baixa do que outros tipos de travagem, e têm um desempenho consistente em condições de humidade.
  • Os travões de disco têm a maior potência de travagem e são mais leves do que os travões de tambor. São tipicamente encontrados em trotinetes de alta qualidade e trotinetes de alto desempenho, mas também podem aparecer em trotinetes de melhor qualidade.

Pneus

Os pneus vêm em dois tipos: pneus sólidos (sem ar) e pneus pneumáticos (cheios de ar).

  • Pneus sólidos: Existem algumas variedades de pneus airless e estes incluem pneus alveolares, cheios de polímeros, e sólidos. Os pneus sólidos são inferiores aos pneumáticos em todos os aspectos, excepto que praticamente não necessitam de manutenção. Quando se anda com pneus sólidos, é mais provável que se sinta cada colisão e até tropeça em linhas de pintura na estrada.
  • Pneumáticos: Recomendamos sempre os pneus pneumáticos porque dão melhor qualidade de condução (com ou sem suspensão) e a sua borracha flexível tem um desempenho muito melhor em condições de estrada adversas. Alguns pneus cheios de ar têm câmaras de ar interiores que podem ser substituídas se danificadas; outros pneus cheios de ar não têm câmaras de ar. Os pneus pneumáticos têm a vantagem de absorção de choques e melhor manuseamento (especialmente em condições meteorológicas adversas).

A desvantagem dos pneus pneumáticos é que há mais manutenção necessária do que a variedade airless. Os pneus pneumáticos são propensos a furos e precisam de ser enchidos com ar quando têm baixa pressão. Os pneus pneumáticos, com câmaras e sem câmara, são comuns em todas as classes de preços, excepto na gama orçamental, onde os pneus são quase exclusivamente sólidos.

Os pneus pneumáticos são comuns em todas as classes de preços, excepto na classe orçamental, onde os pneus são quase exclusivamente sem ar (sólidos).

Dica: Não subestime a melhor qualidade de condução que obterá com os pneus pneumáticos. Estes farão uma enorme melhoria ao rolar mesmo em terreno minimamente acidentado, onde a vibração da estrada pode ser muito desconfortável para os seus pés e pernas. Além disso, pode evitar pneus planos seguindo algumas dicas simples.

Manutenção

Pensar na manutenção antes de comprar uma trotinete eléctrica irá poupar-lhe de dores desnecessárias no futuro. Por exemplo, algumas trotinetes eléctricas não têm peças de substituição disponíveis. Comprar uma destas trotinetes  significará que só poderá devolvê-la ao fabricante para reparações.

  • Frequência das reparações: Mesmo as trotinetes eléctricas mais duráveis necessitarão de mantenção. Os dados do nosso inquérito aos proprietários indicam que a maioria das pessoas tem dois problemas por ano ou a cada 600 milhas que requerem manutenção. As peças mais comuns que necessitam de reparação são os pneus (planos, piso baixo), travões (pastilhas de travão, ajustamentos dos travões), e pára-lamas (partidos, soltos). Leia o nosso artigo sobre como evitar os flats.
  • Manutenção preventiva: As afinações proactivas podem poupar-lhe muitos problemas no futuro. Embora a maioria das trotinetes eléctricas não necessite de manutenção regular na maioria das suas peças, poderá precisar de algumas nos seus pneus ou em certos parafusos.
  • Faça você mesmo: Outra coisa a ter em mente é que não existe uma boa infra-estrutura para a reparação de trotinetes eléctricos, uma vez que a indústria está apenas no começo ainda, pelo que a melhor opção para manutenção e reparações regulares é fazê-lo você mesmo.

Conclusão

Se conseguiu ler o nosso artigo até ao final, Parabéns. Neste momento está apto a escolher a melhor trotinete para os seus requisitos. Estar bem informado na hora de comprar uma trotinete elétrica é de extrema importância para comprar um produto que se adapte bem a nós e que dure uma vida.

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