Qual é o melhor Corta Relva a Gasolina?
Melhores corta relvas a gasolina: Qualquer proprietário tem orgulho no seu jardim. E que melhor maneira de cuidar da sua relva do que com o melhor corta relva a gasolina de Portugal? Os corta relva a gasolina são ideais para relvados de médio a grande porte. Se pretende substituir o seu corta-relvas a gasolina ou comprar um pela primeira vez, está no sítio certo.
Neste guia iremos incluir várias revisões de corta relvas a gasolina, cobrindo os melhores cortadores de relva a gasolina em Portugal.
O melhor cortador de relva a gasolina para o seu jardim depende principalmente do seu relvado. Qual é o seu tamanho? O solo é liso ou áspero? Também precisa de considerar as suas preferências pessoais. Deseja cobrir os cortes de relva? Prefere corta relva de empurrar ou corta relva autopropulsionados?
Veja também o nosso artigo sobre os melhores corta relvas no mercado atualmente.
Veja a lista abaixo se quiser comprar rapidamente um corta relvas a gasolina dependendo do seu preço:
? Melhores Corta Relvas a Gasolina
Melhores Corta Relvas a Gasolina
➤ Greencut GLM690SX
Características Greencut GLM690SX:
- Motor: 139 cc
- Autopropulsado: Sim
- Largura de corte: 40,7 cm
- Altura de corte: 25 mm a 75 mm
- Medidas: 67 x 52 x 44,5 cm
- Peso: 23 Kg
O cortador de relva a gasolina Greencut é um cortador de relva autopropulsado por tracção traseira. Se tem um jardim com ligeiras irregularidades ou não quer suar enquanto corta a relva no seu jardim, é uma das melhores compras que pode fazer.
Tem um potente motor de 5 cavalos, o que tornará o corte da relva apenas um agradável passeio pelo jardim. Se está preocupado com a durabilidade do cortador de relva, não se preocupe, está a investir num cortador totalmente metálico, concebido para suportar a humidade típica de um jardim e quaisquer pancadas que este possa receber durante o corte de relva.
A largura de corte é de 40 centímetros, com uma altura de corte ajustável em 7 posições, de 25 mm a 75 mm. Este é o cortador de relva de que precisa, para que o seu relvado pareça sempre perfeito, como um tapete.
✔️ Prós
- Corta relvas autopropulsado
- Corta-relva com sistema de mulching
- Início eletrónico
- Chassis em aço, alta durabilidade
❌ Contras
- Não é bem um contra, mas para uma utilização correta, a relva deve estar seca para evitar o entupimento.
➤ Einhell GH-PM 40 P
Características Einhell GH-PM 40 P:
- Motor: 118 cc
- Autopropulsionado: Não
- Largura de corte: 40 cm
- Altura de corte: 32 mm a 62 mm
- Medidas: 77 x 47,5 x 44 cm
- Peso: 22,95 Kg
Este cortador de relva a gasolina Einhell tem um motor de 4 tempos com potência suficiente para cortar um jardim de 800 m2 sem grandes desníveis. A sua largura de corte é de 40 centímetros, com altura de corte ajustável em três posições, movendo com uma alavanca a altura da roda.
Tem uma pega ergonómica que é agradável de manusear, que também se dobra quando deixamos de trabalhar, de modo a que o cortador de relva não ocupa muito espaço.
O cortador de relva a gasolina Einhell é um dos mais vendidos, não só porque tem um preço fantástico, mas também porque estamos a falar de uma das melhores marcas de cortadores de relva, com um dos melhores serviços técnicos da Europa.
✔️ Prós
- Motor a quatro tempos
- Muito fácil de usar
- Punho ergonómico
- Excelente relação custo-benefício
❌ Contras
- O grau de satisfação é muito elevado, poderíamos pedir um pouco mais de potência, mas para isso existem outros modelos.
➤ Einhell GC-PM 46/3 S
Características Einhell GC-PM 46/3 S:
- Motor: 135 cc
- Autopropulsionado: Sim
- Ângulo de corte: 46 cm
- Altura de corte: de 30 mm a 70 mm
- Medidas: 78 x 58 x 44 cm
- Peso: 31,1 kg
O Einhell GC-PM 46/3 S tem um motor a quatro tempos, o que lhe dá potência suficiente para cortar um jardim de 1.400 m2. Tem um sistema de propulsão própria, que pode ser desligado à vontade, para tarefas de corte mais delicadas.
A caixa do cortador de relva é feita de aço, com uma cobertura de pó para o motor para evitar danos de utilização regular. Para lhe dar mais controlo sobre o acabamento do seu relvado, tem até 7 níveis de altura de corte.
Toda a relva cortada vai para um saco de recolha de tecido prático e robusto, que também tem um indicador de enchimento. É um cortador de relva fantástico se precisar de potência e resistência a um preço realmente atrativo.
✔️ Prós
- Sete níveis de ajuste de corte
- Saco de enchimento com indicador de nível de enchimento
- Punho ergonómico
- Caixa de aço
❌ Contras
- Se tiver muitos obstáculos no jardim, pode ser difícil manobrá-lo.
➤ Makita PLM4120N
Para a nossa lista dos melhores corta relva a gasolina incluímos este modelo da fiável marca Makita. Famosa pela sua fiabilidade e dureza das suas ferramentas.
Este modelo de cortador de relva é capaz de o ajudar a cortar uma área de cerca de 1000 m2. O seu botão de pressão à direita e à esquerda, ajuste centralizado da altura e pneus de borracha ajudá-lo-ão a tornar o trabalho mais fácil.
O corpo ou invólucro é feito de metal que resiste muito bem aos impactos e na frente tem um protector de plástico muito prático. A qualidade japonesa na ponta dos seus dedos.
✔️ Prós
- Caixa metálica
- Abrange 1000 m2
- Qualidade da mão-de-obra
❌ Contras
- Não autopropulsionado
➤ Greencut GLM660SX
Greencut GLM660SX – um cortador de relva a gasolina muito bom a um preço imbatível
Se o custo ou a disponibilidade do equipamento o leva a considerar outras opções, a nossa recomendação é a GLM660SX de corte verde. Esta máquina NÃO é autopropulsionada, mas nenhuma na sua gama de preços é.
Tem um motor a gasolina de 4 tempos com 139 centímetros cúbicos, arrefecido a ar e 3700 watts de potência. A largura de corte é de 40 centímetros e a altura de corte é ajustável em 7 posições entre 25 e 75 milímetros. O saco de recolha é flexível, feito de tecido e tem uma capacidade de 40 litros. Pesa 21 quilos e o seu chassis é feito de plástico leve e pouco duro.
A sua montagem é simples, embora o manual não venha em espanhol. Basta montar o guiador, adicionar óleo e gasolina e este está pronto a funcionar. É uma máquina pequena que pode ser bem transportada (cabe no porta-bagagens de um carro) e é suficientemente potente para cortar pedaços de relva dura.
Não oferece um sistema de mulching e o tamanho do saco significará que terá de esvaziá-lo um dia se o seu jardim for maior do que 200m2. É uma máquina económica e prática para jardins mais pequenos.
✔️ Prós
- Boa qualidade de corte
- Cortador de relva fácil de manejar
- Muitas alturas de corte
- Ergonomia correcta
- Cortador de relva bastante leve
❌ Contras
- Depósito de combustível um pouco pequeno
Melhores Corta Relvas a Gasolina: Alternativas
➤ Bosch Home
Se precisar de cortar grandes superfícies de relva, então esta é uma das opções que não se pode ignorar. Tem uma largura ideal para terrenos médios ou grandes e também as suas lâminas podem se adaptar a paredes para fazer cortes de descarga, pelo que não terá necessidade de usar tesouras ou ferramentas adicionais, pode dizer-se que é uma ferramenta multi funcional de grande eficiência e capacidade.
As tecnologias utilizadas na conceção deste cortador, fazem com que se destaque entre as melhores do mercado, pois além de efectuar cortes de forma eficiente, possui um sistema que permite trabalhar com folhas e elementos rústicos que outros cortadores normalmente não conseguem trabalhar. Porque as suas lâminas são resistentes graças aos materiais em que são fabricadas, também trabalham com o poder necessário para efetuar cortes muito precisos.
➤ Murray
Uma das vantagens oferecidas por este produto é que tem uma grande capacidade de recolha de folhas e corte de relva, pelo que não terá problemas de entupimento ou algo semelhante, é ideal para trabalhos pesados e requer cortes poderosos e rápidos. Além disso, os materiais são resistentes à corrosão e aos possíveis impactos com elementos rígidos que se encontram normalmente neste tipo de terreno.
Oferece-lhe a possibilidade de cortar a relva de diferentes tamanhos, desde o mais pequeno ao médio, é perfeita para manter o seu próprio jardim sem a necessidade de contratar um especialista. Entre as vantagens desta ferramenta, destaca-se o facto de poder ser dobrada para armazenamento, o que por sua vez facilita a transferência de cada vez que se vai utilizar, permite poupar espaço no armário.
➤ Greencut GLM680X
Com um motor potente que funciona em quatro tempos para maior eficiência, será capaz de cortar jardins de dimensões médias ou pequenas. É ideal para aqueles que querem manter o seu jardim sem a necessidade de contratar os serviços de um especialista. Tem a particularidade de ser um instrumento com a menor quantidade de vibrações possível, tornando a actividade mais suportável e menos cansativa.
Os materiais do chassis são seleccionados para torná-lo uma ferramenta resistente, tanto aos impactos como à corrosão. Deve saber que este tipo de produto não inclui o combustível com que trabalha, pelo que terá de o comprar separadamente para o fazer funcionar. O motor funciona com a mistura de óleo, que deve ser comprada separadamente. Oferece grande eficiência de corte e uniformidade em todo o terreno.
➤ 460SPX
A marca Sprint é conhecida pela sua boa relação qualidade/preço e este modelo não é excepção. Um cortador de relva a gasolina com motor Briggs & Stratton muito fiável 140.cc.
Inclui um saco de recolha 4 em 1 que pode ser utilizado para descarga, traseiro, lateral ou Mulching. Tem também 6 posições de ajuste de altura, rodas traseiras de bom tamanho para melhor manuseamento do cortador de relva e detalhes como a ligação para utilizar a mangueira de jardim para limpeza com água.
➤ Alpina: A19
Este cortador de relva de Alpina destaca-se como um cortador de relva com um equilíbrio muito interessante em termos de preço e vantagens. Tem um alcance de cerca de 1200 m2 graças ao facto de ter também um motor Briggs & Stratton de 125 cc arrefecido a ar.
O seu peso é de apenas cerca de 22 kg, o que o torna muito fácil de manusear, especialmente em jardins com árvores ou arbustos. Tem um botão de pressão para ajuste de mão direita e esquerda e altura. Um bom cortador de relva a gasolina para orçamentos mais apertados.
O que é um corta relvas a gasolina e como é que funciona?
Um corta relvas a gasolina é uma máquina com um motor de dois ou quatro tempos que funciona com 95 octanas, gasolina sem chumbo.
Na jardinagem, é utilizado para cortar a relva de grandes jardins e áreas verdes de todos os tipos, tais como campos desportivos ou áreas verdes públicas.
Os jardineiros profissionais, fora de toda a gama de cortadores de relva, preferem cortadores de relva a gasolina, devido à velocidade e uniformidade do resultado.
Qual é o preço de um cortador de relva a gasolina?
Os preços dos cortadores de relva a gasolina variam de acordo com as características que podem oferecer, tais como potência, robustez, material do chassis, dimensões do produto, autopropulsão, entre outras, que irão de acordo com a área de relva que pretende cortar.
Pode encontrar cortadores de relva a gasolina com preços entre 150 e 450 euros, sendo o mais caro o cortador de relva autopropulsionado, pois o seu grande poder em terrenos com determinadas inclinações garante melhores resultados.
Enquanto os mais económicos são os feitos de material plástico, embora este material possa ser menos resistente, fornecem uma potência moderada com um peso leve para que se possa manobrar mais facilmente.
Tipos de cortador de relva a gasolina
Todos os cortadores de relva a gasolina têm o combustível que utilizam em comum, mas não são todos iguais. As categorias podem ser estabelecidas, dependendo das suas características:
- Gasolina sem chumbo. Também têm um tanque de óleo, que consomem quando trabalham.
- Motor a dois ou quatro tempos
- Autopropulsionados ou não: avanço ou impulso.
- Deslocamento, normalmente entre 100 e 200cc.
- Potência, entre 1,6 hp a 5 hp.
- Cinto ou arrancador electrónico
Tipo de motor
Embora os fabricantes tenham vindo a avançar para motores a quatro tempos, os cortadores de relva a gasolina ainda são fabricados com motores de combustão a dois tempos. A principal diferença está no ruído, com os motores a dois tempos a serem significativamente mais ruidosos.
Potência, deslocamento
Os centímetros cúbicos ou deslocamento dos motores, dizem-nos que motor é mais potente do que outro. Quanto mais centímetros cúbicos, mais potência e carga de trabalho podem desempenhar. Tem de se medir assim: quanto mais cc, maior a superfície de trabalho.
Corta Relvas autopropulsionados
São normalmente de tracção traseira, pelo que enquanto o motor corta a relva, transmite movimento às rodas do cortador de relva. O resultado final: não temos de empurrar, apenas de conduzir o cortador de relva no seu caminho.
Guia de Compra de Corta Relvas a Gasolina
Capacidade de combustível
Sendo uma ferramenta que funciona com algum tipo de combustível, é importante que se certifique da capacidade do depósito para armazenamento de combustível. Há alguns que têm uma capacidade maior e são geralmente utilizados para grandes jardins ou pessoas que trabalham constantemente com a ferramenta. Se for um amador, com um tanque de 1,5 litros pode trabalhar tranquilamente para manter as áreas verdes da sua casa. Tenha em mente que o combustível deve normalmente ser combinado com óleo de motor.
Saco de armazenamento
Uma das coisas que não se pode ignorar ao comprar este tipo de ferramenta, é o saco onde se armazena a relva cortada, porque se não tiver a capacidade necessária, pode causar danos no motor. Idealmente, se for um cortador de relva profissional, o saco deve ser suficientemente grande, devido ao uso que lhe é normalmente dado. Há alguns que lhe dão a oportunidade de armazenar temporariamente e depois descartar a relva para a utilizar como fertilizante, são ideais para poupar tempo.
Tipo de combustível
É importante que tenha em conta que tipo de gasolina ou combustível pode ser utilizado, porque deve evitar que seja difícil obtê-lo e que a ferramenta não possa ser utilizada. Outra razão pela qual se deve ter em mente esta dica é que se se adicionar um combustível que não deve ser, o motor pode falhar e a ferramenta pode ser danificada. Se não tiver conhecimentos, consulte um perito. É também importante que tenha a disponibilidade para obter o combustível, caso contrário a máquina ficará inutilizável.
Chassis
No mercado existe uma grande variedade de cortadores deste tipo, é importante que os materiais da estrutura principal sejam resistentes e ofereçam um bom comportamento ao possível contacto com o combustível. Os chassis metálicos são um dos mais resistentes, especialmente os feitos de aço inoxidável. Embora também se possa optar por chassis de plástico, mas certifique-se de que são rígidos e espessos, porque normalmente têm maior resistência, uma das vantagens é que contribuem para que a máquina seja leve ao movê-la.
Manutenção de tanques
De vez em quando é necessário reabastecer o depósito de combustível, razão pela qual é importante adquirir um produto que seja fácil de limpar e utilizar. Estes tipos de tanques precisam de ser limpos de vez em quando, por isso tente verificar previamente o manual, para se certificar de que o pode fazer você mesmo. É melhor se o produto tiver um tanque de fácil acesso e não necessitar de ferramentas adicionais para o encher, uma vez que pode tornar-se um passo pesado e demorado.
Materiais de fabrico, durabilidade
Encontraremos máquinas de todos os tipos, feitas de metal ou plástico. É evidente que aqueles feitos de metal, embora mais pesados, também resistirão melhor com o tempo.
Função Mulching
O mulching ou mulching é muito comum nos cortadores de relva robotizados, que não recolhem os detritos, mas os esmigalham e os deixam decompor-se no jardim.
Os cortadores de relva mais profissionais oferecem geralmente uma saída lateral para o corte de detritos, em vez de uma saída traseira. No caso de mulching, os detritos cortados são ainda mais triturados, de modo a que seja fácil decompor-se no jardim.
Poluição sonora do corta relvas
Embora os fabricantes não se refiram normalmente ao ruído que as suas máquinas fazem, excepto para dizer se é demasiado ou demasiado pouco, é um factor a ter em conta.
Escusado será dizer que um corta relva a gasolina fará muito mais barulho do que um cortador de relva eléctrico ou manual.
Outro tipo de contaminação é do combustível, mas será sempre esse o caso quando se utiliza um cortador de relva com combustível a gasolina, mesmo eléctrico.
Facilidade de utilização, ergonomia
Podemos não prestar atenção a pequenos detalhes, que mais tarde nos parecerão muito importantes. Uma delas é a ergonomia. Quer a altura do guiador, quer seja almofadado ou concebido para ser confortável de utilizar, mais tarde (quando estamos a trabalhar) parecerá um detalhe relevante.
O tamanho das rodas ou a forma como a altura de corte é ajustada são detalhes que podem parecer menores, até vermos como é difícil dar a volta aos obstáculos.
Como usar um corta relvas a gasolina?
Veja o video abaixo de Leroy e Merlin para ver como usar um corta relvas a gasolina: