Como Evitar e Resolver Pneus Furados Em Trotinetes Elétricas

Pneus Furados na trotinete elétrica: Como evitar e Resolver

Nunca é divertido quando isso acontece, mas é um facto da vida – as trotinetes eléctricas com pneus pneumáticos têm pneus furados. O risco de um pneu furado estará sempre presente, por isso é que fizemos uma lista de verificação de alguns passos simples que vão muito longe para evitar pneus furados em trotinetes eléctricas. Veja também a nossa análise das melhores trotinetes elétricas.

Lista de verificação passo a passo para prevenção de pneus furados em trotinetes eléctricas

  • manter e limpar regularmente a sua trotinete eléctrica
  • andar de forma responsável
  • verificar a pressão dos pneus e certificar-se de que são enchidos com frequência, de preferência antes de cada passeio
  • utilizar tubos interiores resistentes
  • encher os pneus com slime verde ou algum outro selante
  • usar revestimentos de pneus para pneus de câmaras de ar
  • substituir os pneus se estiverem velhos ou desgastados
  • considerar uma trotinete eléctrica com pneus sólidos

E felizmente, mesmo que um furo aconteça à sua trotinete, pode repará-lo ou mitigá-lo com bastante facilidade.

Se tiver um pneu furado na sua trotinete, pare de andar imediatamente. Andar com um pneu furado irá danificar irreversivelmente as suas jantes. Leve a sua trotinete a uma oficina de reparação, ou use um dos vários métodos para reparar o furo por si próprio.

Vamos analisar mais profundamente as razões pelas quais os furos acontecem, quão comuns são, e exactamente como evitá-los, e possivelmente eliminá-los.

Porque ocorrem os furos?

Há várias razões pelas quais um pneu furado pode acontecer com a sua trotinete.

A primeira é um pedaço afiado de entulho a furar o seu pneu. Este pode ser qualquer objecto que penetre na câmara interior, incluindo vidro, pregos, madeira, tudo o que seja afiado e duro.

A segunda razão pela qual os furos acontecem é devido a um forte impacto. Isto pode acontecer, por exemplo, se se bater numa calçada enquanto se anda depressa, ou se cavalgar depressa sobre terreno acidentado.

A terceira razão é mais pressão aplicada sobre o pneu do que aquela que pode suportar. Normalmente, isto acontece com pneus mais velhos e gastos, que têm sofrido algum abuso ao longo do tempo. Muitas vezes, estão também com ar abaixo do recomendado, o que aumenta muito as probabilidades de obter um furo.

Também, relacionado com o acima exposto, deve assegurar-se de que os pneus da trotinete estão cheios com a pressão correcta. Tanto os pneus cheios demais como os pouco cheios podem facilmente resultar em furos.

A razão final e menos frequente é a instalação incorrecta do pneu. A sua trotinete chegará com a instalação correcta 99,99% do tempo. Só precisa de se certificar de que, se você ou um mecânico substituir um pneu, este está devidamente instalado.

Quão comuns são os furos em trotinetes eléctricas?

Os pneus furados em trotinetes eléctricas com pneus cheios de ar ainda são bastante comuns, e são um dos tipos de defeitos mais frequentes nas trotinetes. Isto é especialmente verdade para os pneus de câmara de ar. Com qualquer trotinete popular, em média, pode obter uma trotinete de seis em seis meses.

Além disso, existem dois tipos diferentes de pneus cheios de ar:

  • câmara de ar
  • sem tubo

Se a sua trotinete tiver pneus de interior, as hipóteses de um furo são maiores. Os pneus da câmara de ar são mais comuns do que os pneus sem câmara.

Nas trotinetes com pneus maiores e com padrões, ou trotinetes concebidas para experiências fora da estrada, os furos são menos comuns. Estes modelos são construídos para suportar mais castigos em terrenos acidentados, para que não se tenha um furo por causa de um pequeno pedaço de vidro na rua.

Os furos não acontecem a modelos com pneus sólidos. No entanto, as trotinetes de pneus sólidos vêm com muitas compensações, e podem nem sempre ser uma boa solução. Examinaremos estas contrapartidas abaixo, e veremos se um modelo com pneus sólidos faria mais sentido.

Os furos são algo comuns, e não se deve entrar em pânico se eles acontecerem. Vejamos como lidar com eles.

Como arranjar um pneu furado na sua trotinete eléctrica?

Há três formas principais de fixar um pneu furado.

O método básico de fixação de um furo envolve:

  • libertar todo o ar restante do pneu
  • remover o pneu da jante
  • ou reparar o pneu se o dano for reparável, ou usar um pneu novo
  • instalar o pneu de volta na jante
  • encher o pneu

No entanto, este processo pode ser muito complicado para alguns modelos. Por vezes, a remoção do pneu significa que é necessário remover muitas das peças à volta da roda. Ou talvez, instalar/desinstalar o pneu é muito complexo ou requer ferramentas que não tem.

Nesse caso, considere o segundo método, que é fixar o pneu sem o remover.

O terceiro método é levar a sua trotinete a um mecânico.

Vamos examinar mais aprofundadamente os dois primeiros métodos.

Substituição (ou reparação) do pneu furado – processo para pneus de câmara de ar

Vai precisar das seguintes ferramentas:

  • Chave Allen – que chegou com a sua trotinete, ou uma multiferramenta universal com uma chave Allen
  • chave inglesa
  • alavancas de pneus (esta ferramenta barata é um salva-vidas para fixar pneus, pode encontrá-la na Amazon aqui)
  • água e sabão para lavagem de louça
  • cola de kit de reparação (a menos que se utilize um novo tubo)
  • remendo de pneu (a menos que se utilize um novo tubo)
  • bomba de pneus

Antes de começar:

Lembre-se de manter tudo o que remove num local seguro. Se perder um parafuso ou alguma peça importante, terá de encomendar um novo e esperar que ele chegue (não é divertido). Basta arranjar uma caixa de plástico e colocar tudo lá dentro quando estou a fazer algo assim.

Lembre-se de como tudo parece e sente. Tire também várias fotografias. Terá de ter a certeza de que tudo está da mesma maneira quando estiver feito.

Tomar nota das direcções do modelo na roda. Deve voltar a colocá-lo na mesma direcção.

Comece por soltar todo o ar que possa ter ficado no pneu. Desaparafusar a válvula e pressionar dentro dela com a tecla Allen para esvaziar o pneu.

Em muitos modelos, terá de continuar removendo as tampas de plástico em volta das rodas. Use a chave Allen apropriada para isto, esta deveria ter chegado juntamente com a sua trotinete quando a comprou pela primeira vez.

Depois disso, terá de soltar as porcas à volta da roda de ambos os lados, para que as possa remover. Use uma chave inglesa para isto.

Retire a roda da forquilha. Tenha cuidado para não riscar ou danificar quaisquer peças.

Depois, utilizando alavancas de pneu, remover metade do pneu da jante. Não o retire totalmente, basta ter metade da roda “saliente” através do pneu, como círculos concêntricos. Pode utilizar uma solução de água com sabão para lavar a loiça para facilitar o processo de remoção.

Agora, aqui está a parte complicada. Terá de cavar com os dedos entre a roda e o pneu, e encontrar a câmara de ar. Retire-a.

Só então proceder à remoção completa da roda do pneu.

Encontramo-nos agora numa encruzilhada. Pode decidir substituir a câmara de ar, ou repará-la. Isto dependerá da gravidade dos danos – se os furos forem demasiado grandes, utilizar uma nova câmara.

Se quiser tentar reparar a própria câmara de ar:

  • enchê-lo um pouco
  • colocá-lo num balde de água e sabão, e ver onde faz bolhas para encontrar os buracos
  • uma vez localizados os buracos, deixar sair o ar e deixá-lo secar
  • arear e desengordurar a superfície à volta do buraco
  • aplicar uma pequena quantidade de cola de um kit de reparação, esfregá-la com o dedo
  • esperar alguns minutos para que a cola seque um pouco, o tempo exacto será especificado na cola, se não, esperar 3 minutos
  • aplicar o remendo do pneu, usar uma forte pressão e certificar-se de que se ajusta perfeitamente à área em redor do buraco
  • remover a tampa de plástico da parte superior do remendo

Depois de ter a câmara, reparada ou a nova, limpar tanto o interior do pneu, como a própria roda. Não queres aí quaisquer detritos – ele vai furar o teu pneu novamente num instante!

Agora, tem de voltar a colocar o pneu sobre a roda. Certifique-se de que a direcção do pneu é a mesma de quando começou. Normalmente, as setas no padrão apontam para baixo.

Em seguida, insira a câmara entre a roda e o pneu. Um pequeno mas muito eficaz truque aqui – comece com a válvula primeiro.

Use novamente as alavancas do pneu, para voltar a colocar o pneu à volta da roda.

Encha o pneu utilizando a bomba de pneus. Certificar-se de que não haja qualquer fuga de ar. Se a sua bomba tiver um manómetro, certifique-se de que bombeia os pneus à pressão que o manual da sua trotinete recomenda.

Quando não o fizer, volte a colocar todas as peças no seu lugar. Certifique-se de que aperta tudo bem e forte, mas não tão forte que a roda tenha dificuldade em girar. A roda deve ser capaz de girar livremente depois de a voltar a pôr no lugar.

Parabéns, reparou o seu furo.

Arranjar o pneu furado sem o remover (utilizando slime verde)

Com alguns modelos de trotinete, é basicamente necessário desmontar metade da trotinete só para remover uma roda.

Se não lhe apetecer fazer isso, ou se não tiver as ferramentas necessárias, pode considerar uma forma simples, barata e rápida de reparar um furo. No entanto, só funcionará para pequenos furos – grandes danos e explosões não serão reparados com este método.

O que irá precisar:

  • um tubo de slime verde
  • bomba de pneus

Com este método, basta-lhe:

  • esvaziar completamente o pneu, e se houver detritos no mesmo, removê-lo
  • sacudir a garrafa de lodo verde, se necessário
  • posicionar a válvula na metade superior do pneu de modo a que o slime caia
  • remover o núcleo da válvula com a ferramenta na tampa da garrafa de slime verde
  • enchê-lo com cerca de 100 ml de slime verde
  • o slime sela eficazmente o buraco a partir do interior
  • voltar a encher o pneu, certificar-se de que não há fugas
  • rodar um pouco a roda para que a lama se possa espalhar uniformemente

A melhor coisa sobre o slime verde é que não só pode usá-lo para arrnjar furos, mas também pode usá-lo antes que um furo aconteça para evitar furos.

Pode encontrar o slime Verde na Amazon Espanha, veja o link abaixo se tiver interesse.

26 de Maio, 2024 22:06
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Last update was on: 26 de Maio, 2024 22:06

Como evitar os pneus furados?

Mesmo que consertar um furo possa ser fácil (e até divertido se gostar de mexer na sua trotinete), continua a ser uma dor de cabeça.

Para evitar ao máximo os furos, é necessário seguir uma rotina de manutenção saudável, mas também aplicar alguns truques extra.

Dicas básicas para evitar pneus furados

Inspeccione regularmente os seus pneus para detectar danos. Remover e limpar quaisquer detritos ou lixo preso nas rodas ou à volta delas.

Antes de cada passeio, bastará um pontapé da velha guarda no pneu. Recomendamos medir a pressão de ar do pneu e certificar-se de que está suficientemente insuflado pelo menos uma vez por semana.

Além disso, deve andar de forma tão segura e responsável quanto possível. Pode ficar surpreendido, mas os objectos afiados são na realidade menos comuns para os furos. A maior parte das vezes, o cavaleiro anda descuidadamente a grande velocidade e bate em algo é um risco maior. Siga estes passos para prolongar a sua vida de pneu ao andar de trotinete:

  • evite andar com o tempo molhado – os detritos colam-se mais facilmente às rodas em condições de chuva, e a água move partículas mais pequenas dentro da roda, entre o pneu e a câmara de ar
  • andar com todo o corpo – abrande e dobre os joelhos se tiver de atravessar uma lomba, e nunca salte por muito baixo que seja a calçada

Dicas avançadas para evitar pneus furados

Antes de continuarmos com as dicas mais avançadas, uma recomendação – não conserte o que não está partido. Todos estes métodos requerem reparos com os pneus.

Se nunca teve problemas com os seus pneus, pode saltar esta secção. A menos que tenha tido um furo, estes métodos podem ser mais problemáticos do que valem.

Mas se já teve um furo, eles são muito fáceis de aplicar.

Ainda assim, recomenda-se que escolha apenas um deles, uma vez que não foi realmente testado se funcionarem bem em conjunto.

Já mencionámos que o Lodo Verde ou outro selante é uma óptima forma de evitar mais furos. Pode definitivamente utilizá-lo como uma questão preventiva em qualquer caso, mas só o consideraria se já estiver a fixar um furo. De todos os métodos avançados, este é o que recomendamos.

Outra grande dica para o caso de já estar a substituir os seus tubos interiores seria obter tubos interiores resistentes a espinhos e pesados. Estes serão um pouco mais caros, mas durarão definitivamente mais tempo. Recomendamos esta solução se viverem numa cidade com muitos escombros nas ruas.

Além disso, pode considerar câmaras de ar anti-perfuração, ou revestimento de pneus, para tornar a sua câmara interior mais resistente aos futos. É uma fita dura e emborrachada que se enfia entre a câmara e o pneu. Terá de esvaziar primeiro o pneu.

Veja abaixo alguns exemplos das câmaras anti perfuração:

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Conclusão

Como pode verificar com as nossas dicas, evitar ou arranjar um pneu furado não é assim tão complexo. Basta seguir os passos cuidadosamente, e vai conseguir resolver qualquer problemas relacionado com os seus pneus.

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