Como Limpar uma Trotinete Eléctrica | Siga estas Dicas

Como Limpar a Sua Trotinete Elétrica

Pode ver a limpeza da sua trotinete elétrica como parte da sua rotina de manutenção. Não só o fará parecer mais fresco, mas também ajudará a prolongar a vida da sua trotinete, e a detectar potenciais defeitos mais cedo e a reagir atempadamente. Siga os passos abaixo para limpar de forma eficaz  a sua trotinete elétrica. Veja também a nossa análise das melhores trotinetes elétricas no mercado atualmente.

Com que frequência deve limpar a sua trotinete elétrica?

A melhor prática é limpar a sua trotinete ou uma vez por semana, ou assim que precisar de ser limpa.

Naturalmente, se não andar de trotinete, não precisa de a limpar com tanta frequência. Continua a ser uma boa ideia verificar de vez em quando, mesmo que não a use.

Outros posts sobre trotinetes elétricas que pode achar interessantes: 

Lista de verificação passo-a-passo de como limpar a sua trotinete eléctrica

  • consulte o seu manual para instruções específicas de limpeza
  • conheça a sua trotinete, especialmente a sua classificação de IP e os materiais de que é feita
  • desligue a sua trotinete
  • se o motor ou a bateria estiverem quentes, aguardar que arrefeçam
  • se a sua bateria for removível, retire-a e limpe-a com um pano seco, o mesmo se aplica a qualquer outra peça removível
  • começar com métodos menos agressivos, e só usar movimentos e pressões mais duros se necessário
  • remover quaisquer detritos grandes presos entre as peças ou em buracos
  • depois de não haver mais detritos duros e grandes, continuar a partir do topo e mover-se para baixo
  • tente limpar o ecrã esfregando-o suavemente com um pano seco de microfibras, caso contrário, humedeça o pano em água destilada ou utilize uma solução de limpeza do ecrã, tenha cuidado para não pressionar com demasiada força
  • limpar as peças pequenas como cabos, parafusos, molas e pinças esfregando-as com uma escova de dentes
  • limpar as peças de alumínio e aço inoxidável, esfregando-as com uma esponja macia ou um pano de prato, e água com sabão
  • limpar as partes de plástico, silicone, borracha e fibra de carbono com um pano e água com sabão, e utilizar sumo de limão ou vinagre para manchas duras
  • limpar as rodas com um pano maior e duro, utilizando água com sabão, e utilizar uma escova de rodas dura, se tiver uma à mão
  • remover gordura, manchas ou manchas de sujidade endurecida, limpando-as com um pano húmido, ou uma escova de dentes com alguma pasta de dentes, usando movimentos em linha recta numa direcção
  • enxaguar qualquer água deixada com um pano seco, ter o cuidado de não a empurrar para a bateria ou qualquer parte electrónica
  • utilizar um aspirador seco e húmido para secar a sua trotinete
  • deixe a sua trotinete a secar

Esta é a uma rotina regular de limpeza. Pode parecer longa e assustadora, mas é possível completá-la em menos de 15 minutos.

Vejamos como se move através das etapas de forma rápida e eficiente, mas também como evitar causar danos, uma vez que isso pode facilmente acontecer se não se tiver cuidado.

Limpeza de trotinete elétrica passo a passo

Como limpar a sua trotinete passo a passo

Se limpar regularmente a sua trotinete, todo este processo demorará menos de 10 minutos. Se o saltar algumas vezes, a sua trotinete será mais suja e terá de dedicar mais tempo à sua limpeza.

Os passos estão numa ordem lógica, mas use também o seu senso comum e os conhecimentos que tem sobre a sua trotinete específica.

Continue a ler abaixo.

Verifique o seu manual para instruções específicas de limpeza

Existe um grande número de pessoas que saltam este passo.

Nunca haverá um conjunto melhor de instruções sobre como limpar a sua trotinete específica, do que as recomendadas pelo seu fabricante.

Quem poderia saber isto melhor do que eles?

Para ser justo, muitos manuais vêm sem estas instruções. Isso é um mau sinal, para começar. Se uma empresa não consegue sequer fazer um manual decente, então quais são as hipóteses de a empresa fazer uma trotinete decente?

De qualquer modo, essas são geralmente excepções. As boas marcas irão fornecer-lhe manuais detalhados.

Se o manual da sua trotinete inclui instruções de limpeza, siga as acima de tudo o resto.

Conheça a sua trotinete, a sua classificação de IP, e os seus materiais

Relacionado com o ponto acima, deverá estar familiarizado com as noções básicas da sua trotinete.

Quando se trata de limpeza, as coisas mais importantes que precisa de saber sobre a sua trotinete são a sua classificação de IP e os materiais utilizados na sua produção.

Classificação de IP

A classificação IP é uma forma padrão de medir a resistência de uma trotinete a partículas externas. É um valor de dois dígitos, parecido com “IP53” ou “IP67”. O segundo dígito diz-nos o quão resistente a trotinete é contra líquidos, especialmente contra água.

Ao conhecer este valor, tomará melhores decisões sobre a forma de limpar a sua trotinete. Se não estiver familiarizado com o sistema de classificação IP, dê uma vista de olhos neste artigo sobre as diferenças entre os índices de protecção.

Muitas trotinetes não terão uma classificação de IP especificada. Nesse caso, assuma que a sua trotinete não é de todo resistente à água, e tenha muito cuidado quando utilizar água para a limpar.

A utilização de mangueiras de água ou pistolas de alta pressão não é uma boa ideia para a limpeza de uma trotinete, mesmo que tenha uma forte classificação IP. É um veículo baseado em componentes eléctricos e circuitos, e sujeitá-lo a fortes jactos de água é pedir problemas.

Ainda assim, muitas pessoas fazem-no.

Se a sua mente está concentrada em mandar a sua trotinete abaixo, pelo menos certifique-se de conhecer a sua classificação IP.

Uma classificação de IP de 5 significa que a trotinete tem protecção contra jactos de água fracos de qualquer ângulo, e alguma entrada pode não ter efeitos prejudiciais. Portanto, só utilize uma mangueira de água se a sua trotinete eléctrica tiver uma classificação IP com o segundo dígito a 5 ou mais.

Uma classificação de IP de 6 significa protecção contra jactos fortes. Só utilize pistolas de água de alta pressão se o segundo dígito na classificação IP for 6 ou superior.

Tenha em mente que as trotinetes eléctricas com este tipo de classificação de IP não são muito comuns. Por conseguinte, não é aconselhável o uso de mangueiras de água ou pistolas de pulverização.

Materiais

Ao saber de que materiais é feita a sua trotinete, poderá cuidar melhor dela e limpá-la de forma mais segura e completa. Nem todos os materiais devem ser limpos da mesma forma.

Se for descuidado, poderá facilmente danificar a sua trotinete de forma permanente.

Desligue a sua trotinete

É senso comum, mas não o esqueça. Vamos utilizar água, por isso é melhor se a sua trotinete for desligada.

Assegure-se de que o motor e a bateria estão arrefecidos

Só por segurança, certifique-se de que a sua trotinete não está a aquecer. Se acabou de conduzir a sua trotinete, ou se esteve debaixo do sol, aguarde alguns minutos.

O calor pode provocar a evaporação da água e depois ficar presa nas partes interiores. Isto pode mais tarde causar corrosão.

Pela mesma razão, também é melhor se não efectuar a limpeza sob o sol.

Remova a bateria, se possível, outras partes removíveis, e limpe-as separadamente

Há algumas trotinetes eléctricas que vêm com baterias amovíveis, sendo a sua bateria principal amovível, podendo suportar uma bateria adicional amovível, ou ambas.

Quando for esse o caso, é uma boa ideia remover a bateria e limpá-la separadamente.

Isto terá um duplo benefício:

  • limpará a própria bateria, o que pode até dar-lhe um aumento de desempenho
  • não correrá o risco de danificar a sua bateria enquanto limpa o resto da sua trotinete

Para limpar a sua bateria, basta limpar qualquer pó dela com um pano seco. Não use água ao limpá-la.

Não volte a colocar a sua bateria até que a sua trotinete tenha secado completamente.

Aplique o mesmo para quaisquer peças amovíveis.

Se, por exemplo, a sua trotinete tiver um assento amovível, ou se tiver instalado alguns acessórios, retire-os, e limpe-os separadamente.

Comece com gentileza, tenha cuidado para não esfregar com muita força

Antes de começar com o processo de limpeza propriamente dito, tenha em mente este princípio geral.

A maior parte da sujidade e manchas na sua trotinete será facilmente removida por uma ligeira esfregadela.

Quando esfregar com mais força, ou utilizar ferramentas mais poderosas, como por exemplo lixa, arrisca-se a arranhar a superfície da sua trotinete. Muitas vezes, este tipo de danos é caro de reparar, e por vezes até permanente.

Comece com métodos de limpeza menos agressivos, como movimentos unidireccionais suaves. Evitar movimentos circulares, pois são ambos ineficientes e mais perigosos.

Avançar para aplicar mais pressão apenas se a sujidade ou nódoas não estiverem a sair.

Remova grandes detritos

O melhor é começar por remover manualmente tudo o que se pode remover manualmente.

Pedaços de lixo, lixo, vidro, relva, ou madeira ficarão muitas vezes presos nas suas rodas, entre as suas rodas e pára-lamas, ou em qualquer outra parte onde possam ficar presos.

Livrar-se deles primeiro é mais metódico, e torna o resto da limpeza mais fácil.

Vá de cima para baixo

Utilizando este princípio simples, aproveitaremos a gravidade e faremos com que ela faça metade do trabalho por nós.

Para ilustrar este ponto, imagine o oposto deste princípio ao limpar a sua trotinete. Digamos que limpa primeiro a base. Em seguida, move-se para a lavagem do sick do guiador com água com sabão. Bem, a água com sabão escorre pelo stick e acaba novamente na base. Agora tem de limpar o a base mais uma vez.

Ao movermo-nos de cima para baixo, só limpamos cada parte uma vez.

Limpe o ecrã e os controlos

O ecrã e os comandos são a parte mais sensível da sua trotinete eléctrica. São todas partes electrónicas, e deve evitar usar demasiada água para as limpar.

Veja se consegue limpá-los primeiro com um pano seco de microfibras.

Se ainda tiverem manchas, humedeça o pano em alguma água destilada, ou obtenha uma solução especial de limpeza de tela. Assegure-se de não deixar qualquer água sobre eles, quando terminado.

Não pressione com demasiada força contra o ecrã, pois isso pode riscá-lo ou danificá-lo.

Limpe as peças pequenas

As pequenas partes da sua trotinete incluirão:

  • botões
  • alavancas
  • guiador
  • fios
  • cabos
  • luzes, reflectores, autocolantes, tiras de LED
  • parafusos
  • molas
  • buracos

Limpá-las escovando-as com uma escova de dentes velha. Se tiverem algumas manchas ou sujidade difícil de remover, usar sabão ou pasta de dentes.

Limpe as peças metálicas

Normalmente, a maior parte da sua trotinete será em liga de alumínio. Por vezes, incluirá também alguns componentes de aço inoxidável, e possivelmente outros metais.

A limpeza dos metais é melhor feita com a técnica antiquada de os esfregar com uma esponja macia ou um pano de prato, embebido em água com sabão.

Utilizar dois baldes, um com água com sabão, outro com água limpa. Faça o seguinte:

  • mergulhar a esponja na água com sabão e espremê-la até estar quase seca
  • esfregar as peças metálicas com movimentos longos e unidireccionais, ao longo de pequenas distâncias
  • mergulhar a esponja no balde de água limpa e secá-la ali
  • continuar no passo 1 até estar satisfeito com a limpeza da sua trotinete

Basicamente é Lavar, enxaguar, e repetir.

Limpe as peças de plástico, silicone, borracha e fibra de carbono

Na sua maioria, pode limpar quaisquer peças feitas de plástico, silicone, borracha ou fibra de carbono, da mesma forma que limpa as peças metálicas.

A única diferença é a utilização de produtos de limpeza ácidos.

Por vezes pode usar sumo de limão ou vinagre para limpar completamente as peças metálicas, mas deve ter muito cuidado! Os metais podem oxidar e corroer dos ácidos, por isso, se os usar, deve lavá-los muito em breve. Em geral, a utilização de produtos de limpeza ácidos não é recomendada para metais.

Para peças não metálicas, pode usar sumo de limão ou vinagre para se livrar de manchas duras ou manchas de sujidade endurecida de forma mais liberal.

Pode também adicionar bicarbonato de sódio à pasta de limpeza que preparou. Utilize esta solução para as nódoas mais duras.

Sumo de limão + bicarbonato de sódio = uma das mais misturas usadas

Limpe as rodas

A limpeza das rodas será provavelmente a parte mais difícil.

Em primeiro lugar, remover manualmente quaisquer pedaços visíveis de detritos.

Em seguida, esfregar os pneus com um pano maior e mais áspero, ou com uma escova de rodas mais dura. Pode usar água com sabão, mas alguma outra solução de limpeza mais forte também funcionará bem.

Finalmente, coloque a sua trotinete numa superfície elevada, para que possa rodar as rodas e limpá-las completamente. Vire-as e limpe as secções das mesmas com o pano ou a escova.

Limpe as gorduras, manchas, ou manchas de sujidade endurecida

Se notar gordura, manchas, ou algumas manchas de sujidade que tenham endurecido, para além da esponja húmida com água com sabão, pode usar alguma pasta de dentes para as limpar.

Colocar alguma pasta de dentes na área problemática, escová-la com uma escova de dentes, e limpá-la com um pano húmido.

Certifique-se de que não deixa aí a pasta de dentes por muito tempo, e limpe-a bem. A pasta de dentes contém bicarbonato de sódio, e talvez algumas outras substâncias, que podem oxidar ou danificar partes metálicas se estiverem em contacto com elas durante demasiado tempo.

Remova a água

Certifique-se de utilizar um pano seco para enxaguar qualquer água que tenha ficado na superfície da sua trotinete.

Tenha o cuidado de não empurrar a água na direcção da bateria, das luzes, ou de outras partes electrónicas.

Além disso, não a empurre para perto dos orifícios, se ficar presa lá dentro pode causar oxidação e corrosão mais tarde.

Seque a sua trotinete com um aspirador seco e húmido

Por último, seque a sua trotinete com um aspirador de água.

De qualquer modo, se tiver um aspirador seco e húmido, use-o para secar a sua trotinete. Tenha cuidado para não riscar a sua trotinete com o plástico do aspirador.

Aspire lentamente à volta dos buracos, das juntas, dos parafusos, e onde as superfícies se encontram. Isto irá garantir-lhe que retira toda a água da sua trotinete.

Utilize um aspirador seco e húmido, não um aspirador normal, pois estes não devem ser utilizados para aspirar água.

Deixe a sua trotinete secar

Finalmente, deixar a natureza seguir o seu curso. Deixe a sua trotinete secar durante pelo menos uma hora, mais se viver num ambiente húmido.

Se a sua trotinete tiver uma bateria amovível e a tiver removido no início, coloque-a de volta depois de estar completamente seca.

Conclusão

Como viu, não é assim tão complicado limpar a sua trotinete elétrica. Se seguir os passos que enumerámos, vai ficar com uma trotinete limpa e a brilhar.

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply

Compra Online
Logo