Melhor Máquina de Etiquetas | Top Escolhas
Qual é a Melhor Máquina de Etiquetas?
Melhor Máquina de Etiquetas: É necessário manter a ordem dos espaços e armazenar objectos de forma organizada, para se conseguir um ambiente em harmonia e encontrar facilmente as coisas quando se precisa delas.
Uma excelente forma de ajudar nesta tarefa é etiquetar adequadamente tanto os objectos como os documentos, tais como os artigos que os contêm.
No entanto, o processo de fazer etiquetas manualmente pode ser enfadonho. Há um registo dos textos que precisam de cada etiqueta, transcreve-a num computador, depois imprime-a com a impressora, adicionando uma camada protectora à impressão para que a etiqueta não apague com facilidade e, finalmente, coloca-a no seu lugar. Parece demasiado trabalho para algo tão simples.
É por esta razão que as rotuladoras ou máquinas rotuladoras portáteis são a melhor alternativa para o ajudar a fazer esta tarefa mais rápida e facilmente.
O conceito de etiquetadoras portáteis pode ser abordado de diferentes maneiras e é por isso que o mercado para estas ferramentas é tão variado. Se está a pensar em comprar um, este posto é para si. Abaixo poderá ver quais são as melhores máquinas de etiquetas, com o objectivo de garantir que aproveite ao máximo o seu investimento.
Veja a lista abaixo se quiser comprar rapidamente um a máquina de etiquetas dependendo do preço:
Tabela de Conteúdos
🏆 Melhores Máquinas de Etiquetas
Tipos de Máquinas de Etiquetar
Vejamos agora os principais tipos de etiquetadoras disponíveis no mercado:
Uso doméstico
Estes são utilizados para tarefas domésticas diárias. Os rotuladores deste tipo imprimem etiquetas para identificar ficheiros, CDs e materiais escolares. Tem fitas disponíveis tanto para dentro como para fora da casa. É muito fácil de manusear e tornou-se uma ferramenta indispensável para donas de casa.
Utilização profissional ou industrial
É um pouco mais sofisticada e é sobretudo utilizada por electricistas e instaladores. São pequenas máquinas que se podem segurar à mão. Tem também uma mala onde se podem transportar todos os acessórios. Este tipo de máquina de etiquetar ajuda a classificar todos os elementos de uma instalação eléctrica ou de telecomunicações, sejam cabos, interruptores e painéis, por meio de etiquetas.
Garante a correcta identificação de certos elementos, graças aos modelos específicos oferecidos pela máquina. Tem tabelas, símbolos, códigos de barras, textos verticais ou horizontais. É muito fácil para o profissional lidar com isto. Muitos já a estão a utilizar e comentaram a boa experiência.
Etiquetadoras para escritórios
Precisa de arrumar ficheiros, secretárias e pastas para facilitar a sua vida profissional? Bem, este etiquetador dá-lhe a possibilidade de o fazer.
São de importância vital se se quiser arrumar um espaço de trabalho e a sua utilização é dirigida a trabalhadores de escritório e armazenistas.
Os rótulos de alta qualidade e durabilidade podem ser fixados a pastas, prateleiras, bens da empresa e muitos outros objectos que se queira identificar. Existem máquinas de etiquetagem que estão ligadas a um computador, pelo que têm o seu próprio software para conceber etiquetas personalizadas. É muito fácil de usar.
Vantagens das máquinas de etiquetar
Instalações profissionais
Para aqueles que se especializam na instalação de cablagem ou telecomunicações, deve saber perfeitamente o que é fundamental para identificar ligações, cabos, interruptores, entre outros. A utilização de etiquetas dá muito mais valor ao seu trabalho e dá a impressão ao cliente de que está a trabalhar de uma forma ordenada.
Poderá impressioná-los ao identificar cada elemento com etiquetas que duram apesar de qualquer condição.
Poderá aproveitar para colocar na mesma empresa com o logótipo da etiqueta que presta o serviço. Um pouco de publicidade não seria agradável.
Permite uma melhor identificação
Tem falado sobre o tema em numerosas ocasiões, mas de facto, uma das principais vantagens das etiquetadoras é que identifica os elementos desejados na perfeição.
Se trabalhar com um rotulador profissional para trabalhos eléctricos ou de telecomunicações, será muito mais fácil identificar os fios até ao momento do intervalo.
Desta forma, será capaz de reduzir significativamente o tempo de trabalho, e consequentemente, será muito mais produtivo.
Assim, o mesmo acontecerá em casa, ou seja, que poderá encontrar sem muito esforço um determinado artigo que já tenha identificado com etiquetas.
É muito fácil de usar
A utilização destes dispositivos é bastante simples. Na prática, poderia erradicar os custos que advêm da má gestão, por exemplo, de alguns fios identificados com etiquetas escritas à mão livre, cuja letra poderia ser dificilmente legível.
Proporciona maior segurança
Quando estes trabalhos podem apresentar algum risco de colisão, a máquina dá-lhe a capacidade de imprimir etiquetas fluorescentes ou com um crachá que denota o perigo.
Esta ferramenta é de importância vital, especialmente se se estiver a trabalhar com sistemas de cablagem.
Melhor Máquina de Etiquetas
➤ DYMO 160
A etiquetadora DYMO 160 é um das mais completas do mercado, uma vez que tem muitas características que, para além de facilitar a sua utilização, nos permitem configurar e personalizar ao máximo todas as etiquetas.
Para começar, este etiquetador para criar etiquetas de uma forma muito simples graças ao teclado QWERTY, trabalhando da mesma forma que o teclado do computador. Além disso, graças ao grande ecrã LCD que está à sua disposição para verificar como estará na etiqueta e editar o texto facilmente.
Dentro das opções de personalização, pode alterar o tamanho do texto, torná-lo em negrito, itálico, ou texto sublinhado, escolher cores e estilos e até adicionar um símbolo pré-elaborado entre os mais de 200 que contém. Esta etiquetadora é capaz de cortar e imprimir etiquetas em diferentes tamanhos e é de notar que, além disso, são especialmente fortes.
Este é uma etiquetadora manual inovadora que tem a capacidade de criar rótulos fortes e duráveis. Além disso, oferece um teclado ao estilo QWERTY, tal como um teclado de computador, permitindo uma maior familiaridade com o teclado. Desta forma, o etiquetador compreenderá facilmente o processo de dactilografia e edição para criar um design atractivo e profissional.
Tem um ecrã LCD que lhe mostra uma versão exacta da etiqueta a imprimir. Além disso, tem chaves de formatação rápida que funcionam para editar o texto no formato de escrita que se pretende num prazo muito curto.
Tem 35,8 cm de altura por 203 mm de largura e pesa aproximadamente 350 g, o que o torna muito prático. Também requer seis pilhas AAA para funcionar. Por outro lado, a largura máxima das suas etiquetas é de 1,2 cm.
Permite-lhe escrever texto de forma rápida, fácil e com layouts específicos para cada país. Por outro lado, pode alterar o tamanho do texto, convertê-lo para itálico, negrito ou sublinhá-lo. Tem também mais de 200 imagens e símbolos pré-desenhados, para que possa criar a etiqueta de que necessita.
Esta máquina de etiquetagem é adequada para manter a ordem na cozinha, oficina, escritório, ou em qualquer lugar que necessite de um pouco de organização, porque com cada etiqueta é possível identificar a disposição das coisas no lugar que se deseja.
As etiquetas são fáceis de imprimir, basta escrever no teclado Dymo e premir o botão de impressão para obter a sua etiqueta, e pode escolher o tamanho que pretende imprimir, pois a máquina é capaz de cortar até uma largura máxima de 1,2cm, conforme necessário.
Com este modelo pode utilizar cartuchos de fita IND e Dymo D1 em três larguras diferentes, 6, 9 e 12 mm. Estes tipos de rótulos são resistentes à água, por isso são muito mais duráveis do que os rótulos tradicionais. Embora o cartucho não esteja incluído na embalagem, a máquina rotuladora encarrega-se de criar os desenhos de acordo com os limites da sua imaginação e das suas necessidades.
Outra qualidade deste dispositivo é que pode fazer os rótulos na cor da sua escolha; rosa, azul, verde, verde, branco, preto, entre outros, para lhe dar um toque mais pessoal. Desta forma, permite-lhe fazer marcações específicas para cada objecto que rotula.
É opção mais recomendada se quiser ter uma etiquetadora portátil durável e com múltiplas possibilidades.
➤ Avery PL1/8
A etiquetadora portátil Avery PL1/8 é a mais adequada para os utilizadores que procuram uma máquina fácil de usar.
Apresenta um design ergonómico que se adapta perfeitamente à mão graças à forma de uma pistola. Desta forma, quando se faz a configuração da etiqueta, só há que apertar sobre a área em que se pretende colocá-la e soltá-la. Isto é tão simples que será capaz de colar muitas etiquetas semelhantes num curto espaço de tempo.
Tanto o desenho do texto – ou números – é feito manualmente, sem qualquer ecrã, o que, para muitos utilizadores, pode ser uma vantagem simplificar a utilização deste etiquetador. Assim, o método de impressão é utilizado para adesivo de fita adesiva de tinta em papel.
É um dos melhores equitedaores manuais portáteis com design simples e muito práticoque lhe permitirá imprimir e colocar as suas etiquetas da maneira mais fácil e manual.
Devido à sua tecnologia de impressão a laser, os dígitos nas etiquetas durarão muito tempo, mesmo em condições húmidas e, por exemplo, pode marcar uma lata de refrigerante e mantê-la no frigorífico com a garantia de que o preço se manterá intacto.
Com o PL1/8 pode ter até 8 caracteres numa única linha. A sua utilização é muito intuitiva e com uma simples imprensa e comunicado, o rótulo é colocado no lugar, não há maneira de fazer um mau trabalho ao utilizá-lo.
➤ Dymo LetraTag LT-100H
A etiquetadora portátil Dymo LetraTag LT-100H é um modelo fácil de usar e com muitas características para a concepção de etiquetas.
Se procura uma etiquetadora que seja fácil de operar e tenha muitas opções gráficas, este pode ser o produto ideal.
Neste sentido, oferece uma grande variedade de etiquetas a cores e inclui diferentes tipos de letra e estilos, tais como sublinhado ou negrito. Além disso, se tivermos etiquetas que serão impressas constantemente, podemos usar a sua memória para 9 delas, de modo a podermos tê-las pré-carregadas sempre que precisarmos delas.
O seu teclado é do tipo ABC, com tecnologia RACE multilingue. Além disso, tem cinco tamanhos de fontes diferentes e oito estilos diferentes de caixas. Além disso, pode imprimir até 13 caracteres em autocolantes de plástico ou têxteis.
Finalmente, tem um ecrã LCD que permite uma visualização precisa da etiqueta, que pode ser impressa em até duas linhas a uma velocidade de 6,8 mm por segundo.
Uma das características mais importantes deste modelo de etiquetadora é a possibilidade de memorizar até 9 desenhos diferentes. Esta função é muito útil quando é necessário imprimir a mesma etiqueta várias vezes ou em ocasiões diferentes.
Oferece a possibilidade de imprimir em duas linhas, para além da velocidade com as impressões, 6,8 mm por segundo, torna-a muito rápida, e muito eficiente.
O teclado é do tipo ABC, e tem espaço para imprimir até 13 caracteres, num total de cinco tamanhos diferentes de fonte e oito estilos. Graças ao seu ecrã, é possível visualizar o conteúdo antes de imprimir.
Está disponível a um preço acessível e com todas as características necessárias para criar etiquetas de uso profissional.
➤ Brother QL-700
A máquina de etiquetar Brother QL-700 é muito fácil de usar porque imprime etiquetas sem necessidade de drivers, graças à integração do software de desenho de etiquetas P-touch Editor Lite.
O produto é muito rápido e imprime até 93 etiquetas de endereço padrão por minuto.
Vem com um adaptador e um cabo USB, o artigo é também versátil e cria pequenos sinais de até 62 mm de largura, bem como sinais de até 1 m de comprimento. Em termos de qualidade do material, beneficia de uma resolução de impressão de até 300 x 600 dpi.
É uma máquina de etiquetar com a qualidade para poder conceber e imprimir etiquetas diferentes de forma rápida e fácil.
➤ Brother PT-D210
A etiquetadora Brother PT-D210 permitir-lhe-á criar etiquetas facilmente graças ao prático ecrã a partir do qual pode escolher entre diferentes opções de personalização, e visualizar o resultado antes de imprimir.
Com uma velocidade de impressão de 20 mm por segundo, será capaz de imprimir etiquetas em poucos momentos e com uma excelente qualidade.
A personalização das etiquetas é muito ampla, pois conta com um total de 14 fontes, 10 estilos, 97 molduras, e mais de 600 símbolos. Tem também a capacidade de armazenar até 30 etiquetas para poder utilizá-las rapidamente em qualquer momento.
Fácil de usar e com um preço excelente para ter as melhores funções de uma máquina de etiquetar moderna sem gastar uma fortuna.
Se pretende trabalhar com símbolos, estilos e letras, este é a sua etiquetadora.
➤ Brother QL700
Moderna e funcional, este é o modelo de etiquetas de impressora térmica Brother QL700. Concebido para trabalhos onde é necessário efectuar a impressão de um grande número de etiquetas, é possível imprimir até 93 por minuto.
Para a utilizar, é necessário ligá-la ao computador, uma vez que inclui uma aplicação através da qual se pode efectuar as definições de impressão. A partir daí, poderá optar por diferentes tipos de tamanhos e até inclui a opção da máquina de corte.
Outra característica desta etiquetadora é que permite a impressão com tecnologia térmica, o que proporciona uma poupança interessante na compra de consumíveis.
Uma máquina para etiquetas adesivas com design compacto e uma alta velocidade de impressão que lhe permitirá poupar tempo e dinheiro.
É uma etiquetadora moderna com tecnologia termal, ideal para imprimir de forma rápida e eficiente.
➤ Brother PT-P710BT
Um modelo capaz de imprimir muitas etiquetas em pouco tempo é a etiquetadora portátil Brother PT-P710BT, uma das mais modernas do mercado.
Pode criar etiquetas de 3,5 mm a 24 mm de largura, com uma ligação Bluetooth, o que lhe permitirá realizar uma etiquetagem rápida e fácil com o seu smartphone ou tablet, iOS, Android tão super intuitivo. Além disso, pode imprimir a partir do seu PC ou Mac graças ao software gratuito para desenhar etiquetas P-touch Editor.
No que diz respeito à bateria, com bateria de iões de lítio recarregável com a sua porta USB, o que garante uma utilização elevada, alta qualidade e conforto.
Com a compra desta etiquetagem receberá um rolo de fita TZe para fazer etiquetas com texto preto sobre fundo branco, de 24mm de largura, com até 4 metros de comprimento. Funciona com PC e Mac.
As etiquetas que se podem criar com ele variam em espessura, variando entre 3,5 mm e 24 mm. Uma das melhores coisas sobre ela é que se liga rapidamente à sua base de dados para acompanhar toda a informação que é impressa ou que precisa de ser impressa.
➤ Dymo LabelManager 210D
A etiquetadora Dymo LabelManager 210D é um modelo com um teclado QWERTY que é muito fácil de usar e que lhe permitirá criar as suas próprias etiquetas graças às suas múltiplas opções de personalização.
Em particular, este etiquetador é capaz de imprimir etiquetas com 6 tamanhos diferentes de letra, 7 estilos de texto, 8 caixas, e até mesmo a possibilidade de inserir texto sublinhado.
Se precisar de utilizar um modelo concreto de etiqueta várias vezes, pode também armazenar até nove etiquetas diferentes e fazer até 10 cópias.
Fácil de usar e com um excelente desempenho para criar todo o tipo de etiquetas, o que fará com que valha a pena pagar o preço Dymo.
➤ APLI 101948
Simples mas com todas as características necessárias para criar etiquetas profissionais, temos agora a máquina de etiquetas Apli 101948.
Esta pequena etiquetador tem um grande potencial para a altura das máquinas mais modernas. Por um lado, suporta a capacidade de imprimir etiquetas em tamanhos muito diferentes: referência 100910, 100911, 100912 e 101566.
Este é um preço de máquina de etiquetar para todo o tipo de negócio. Terá uma linha digital de 8 caracteres. Tem um design ergonómico e uma rotulagem leve de garrafas, latas, e qualquer objecto que necessite de preço, ideal para cumprir a sua função por um preço mais do que acessível. Não é necessário aprender mais a utilizá-lo, nem pilhas ou qualquer outro tipo de pilhas.
O nosso conselho: é uma máquina de etiquetar é ideal para BUSINESS, para classificar NÚMEROS e PREÇOS SEQUENCIAIS.
É uma máquina de etiquetas ideal para negócios, para classificar números e preços sequenciais.
➤ DYMO Omega
a etiquetadora DYMO Omega é uma máquina de etiquetagem para uso doméstico, portátil, com uma roda-intuitiva para poder escrever todas as palavras de que necessita
Apresenta uma pega ergonómica revestida de borracha para facilitar a sua utilização, com uma fita de 9 mm de largura disponível em 6 cores diferentes com um sistema de rodas para poder escolher os caracteres a escrever nas suas etiquetas.
Conta com um jogo de 49 caracteres diferentes de 3,7 mm de altura, impressos com etiqueta de corte para os poder tornar totalmente legíveis e adaptáveis a uma multiplicidade de utilizações.
É uma das opções mais económicas e utilizada pelos utilizadores na Amazon e é uma das top de vendas da DYMO, especializada em material de escritório e organização doméstica e multi-tarefas.
➤ Dymo Omega Ruban
A etiquetadora portátil Dymo Omega Ruban é a máquina clássica para aqueles que não querem complicar a vida com ecrãs modernos.
Económica e muito fácil de usar, não necessita de qualquer tipo de fonte de energia para a sua utilização, para que possa transportá-la confortavelmente em qualquer lugar, sem o risco de não funcionar. Tem também um design ergonómico que assegura um excelente manuseamento graças à pega de borracha.
Por outro lado, esta etiquetadora portátil oferece uma utilização muito básica e simples. Há um ecrã ou opções de personalização que lhe permitem escolher o tipo ou tamanho da fonte, mas realiza uma impressão padrão que será suficiente para etiquetar tudo o que precisar.
➤ Dymo LT 100H
A máquinas de etiquetas portátil Dymo LT 100H é um modelo clássico com um ecrã minúsculo para escrever o conteúdo da etiqueta antes de a imprimir num segundo.
Económica e muito fácil de usar, inclui formatos, pode editar a tipografia, e muitas outras opções antes de imprimir a sua etiqueta. É muito fácil de ler o seu ecrã, e imprimir com tecnologia térmica as suas próprias etiquetas.
Por outro lado, este etiquetador portátil oferece uma etiquetagem muito básica e simples, útil para escrever letras mais números.
➤ Brother PTP750W
A etiquetadora portátil Brother PTP750W é um modelo inovador e mais recente para colocar etiquetas nos seus objectos.
Este é um dos etiquetadores mais inovadores do mercado, um produto para profissionais: as opções disponíveis, parece uma mini-impressora portátil uma vez que as suas etiquetas podem ser modificadas através de aplicações móveis ou computador.
Tem um design inovador, portátil e uma resolução de velocidade de impressão até 30 mm/seg. e alta resolução de impressão de 180 x 360 dpi. Compatível com fitas TZe 3.5, 6, 9, 12, 18 e 24 mm.
➤ Dymo S0758410
O etiquetador Dymo S0758410 é um elemento essencial para qualquer escritório ou pessoa que goste da organização.
É uma etiquetadora típica da Dymo com um mini-ecrã onde se digita a etiqueta antes de a imprimir, e neste caso, além disso, tem um teclado maior do que o habitual, para conveniência na escrita.
Como todos os rótulos, pode mudar os rolos de etiqueta com facilidade oferecendo vários formatos, fontes, e outros para personalizar as suas próprias etiquetas.
É uma máquina de etiquetar como todas as outras slas, mas com um formato maior para trabalhar nas etiquetas da forma mais confortável.
➤ MARKLIFE P11
A máquinas de etiquetas MARKLIFE P11 é uma mini etiquetadora para o seu smartphone com etiqueta de fita de papel, que lhe permitirá ligar-se a qualquer dispositivo Bluetooth e ter etiquetas na altura.
É uma etiquetadora portátil de 145 gramas, ideal para levar sempre consigo. Inclui uma fita adesiva, durável, impermeável e lavável com autocolante que pode ser utilizada com uma duração superior a 3 anos, é para uma loja, um escritório, uma casa, uma escola, etc.
Para criar o texto é suficiente descarregar a sua aplicação Marklife, onde pode seleccionar o tipo de letra, orientação (esquerda ou direita), se quiser digitar itálico ou gorduroso, a distância entre as palavras e as linhas de texto, etc.
É uma excelente opção para usar no lugar do papel ou outro material, mais fácil de corroer, para usar com peças de vestuário que necessitam de ir à máquina de lavar roupa ou objectos para a máquina de lavar louça, para produtos químicos ou de beleza, para plantas, para especiarias ou qualquer coisa que se queira, sem se preocupar com a sua duração.
➤ Epson TM-T20II (002)
Este etiquetadora da marca Epson modelo T20II está também disponível com uma porta de rede RJ45. O dispositivo adapta-se perfeitamente à maioria das caixas registadoras de software, e é conhecido que poupa espaço e é eficiente.
Vem com um cabo USB, fonte de alimentação e cabo de alimentação, e tem uma largura de papel de 80 mm. Benefícios de uma função de redução do papel automaticamente, ao mesmo tempo que minimiza as margens superior e inferior reduzidas.
Guia de Compra de Máquinas de Etiquetar
Um etiquetador é uma máquina de escritório especialmente útil porque, graças a ele, terá a certeza de ter tudo perfeitamente organizado e classificado. Cada uma delas com uma série de características específicas que as tornam mais ou menos completas, mas sempre com uma excelente função para isso é criar etiquetas que nos ajudam a manter a ordem no espaço de trabalho.
No momento de escolher um bom etiquetador, deve ter em conta se será uma máquina para uso ocasional ou então será uma máquina que utilizará regularmente. Uma vez questionada esta situação, quando escolher o melhor etiquetador, terá de ter em conta o seguinte:
Com ou sem ecrã
A maioria dos etiquetadores mais modernos vêm completos com um prático ecrã que lhe permitirá ver o texto escolhido e o modo em que será impresso, antes de fazer a etiqueta. É uma vantagem pois evita confusões e torna mais fácil pôr em prática a sua criatividade. Além disso, dado que estas etiquetas vêm com um teclado com alfabeto e numerosas opções de personalização, pode personalizar as suas etiquetas com todos os detalhes.
Para encontrar um bom e económico etiquetador, tente verificar no mercado quais os que não têm ecrã ou quais os que têm o ecrã mais simples. Agora, é quase sempre melhor inclinar-se para aqueles que têm um, porque desta forma pode visualizar, corrigir textos e até ver os gráficos que podem acompanhar a informação contida na sua etiqueta antes de a imprimir.
Geralmente, estes ecrãs são geralmente LCD em dois tons, pelo que a sua leitura é bastante clara. Contudo, a maior diferença será feita pela quantidade de informação que pode ver, uma vez que alguns só lhe permitem ver o texto, enquanto outros podem mostrar-lhe os menus, as opções de impressão e as definições do etiquetador.
Fonte de energia
Uma das menores desvantagens dos etiquetadores mais modernos é forçar a utilização de uma fonte de energia como, por exemplo, a utilização de baterias ou de um carregador. No caso do consumo de pilhas pode ser um ponto negativo a ter em conta. O carregador, pelo contrário, obriga-nos a estar perto de uma ficha, o que pode ser limitativo. Felizmente, para aqueles que isto pode revelar-se um grande inconveniente, existe a possibilidade de escolher rotuladores mais simples, faltam-lhes certas características que são modernas, mas são completamente manuais e fáceis de usar
Tipo de impressão
Uma função da máquina de etiquetagem que escolher, verá que existem dois tipos diferentes de impressão. De um lado está a i mpresión térmica directa que é gerada pelo aquecimento das cabeças de loa, que em contacto com o papel vão para além da cor preta no papel. Por outro lado, é a impressão por transferência térmica do carvão em que a tinta passa entre a cabeça de impressão e a etiqueta. O calor da cabeça fará com que a tinta seja fixada na etiqueta. Este último método faz com que a tinta das etiquetas seja mais longa.
Opções extra
Uma vez que se saiba quais são as características básicas que se devem ter em consideração, são as opções extra. Neste caso, existem rotuladoras que permitem imprimir em etiquetas de vários tamanhos, rotuladoras, que imprimiram um maior número de etiquetas em menos tempo, maior variedade de símbolos, fontes ou tamanhos de fontes de letras. Características que podem melhorar o resultado, ou que podem ser interessantes dependendo do uso que precisa de dar.
Teclado
Quando fazemos uma comparação de etiquetadoras temos de olhar para o tipo de teclado que cada um tem, uma vez que através dele escreveremos os textos de que precisamos em todas as nossas etiquetas. Assim, é importante ter um teclado confortável e fácil de usar.
Para começar, temos de salientar que existem basicamente dois tipos de teclados: QWERTY e ABC. O primeiro é o mais comum nos nossos dispositivos; de facto, é o tipo de teclado que utilizamos nas nossas máquinas de escrever e que hoje em dia está integrado nos nossos smartphones, computadores e outros dispositivos que nos permitem realizar algum tipo de escrita.
Por outro lado, encontramos o teclado ABC, que pode ser menos comum e está estruturado de forma a respeitar a ordem exacta do alfabeto.
Embora ambos os teclados contenham as mesmas letras, QWERTY pode ser mais familiar a muitas pessoas, pelo que poderia permitir que a utilização do etiquetador fosse mais simples e intuitiva. No entanto, para além da ordem das letras, também se podem encontrar etiquetadoras com caracteres especiais, que podemos utilizar para tornar as nossas etiquetas mais marcantes ou específicas.
Velocidade
Se estiver a pensar quanto custa um etiquetador, antes de rever os preços deve visualizar principalmente a sua velocidade de impressão. Portanto, esta característica é essencial, especialmente se planeia imprimir constantemente um grande número de etiquetas. De facto, saber a velocidade com que trabalha permitir-lhe-á escolher aquela com que pode poupar o máximo de tempo possível.
Além disso, estes dados são geralmente expressos em milímetros por segundo. Desta forma, se estiver à procura de um etiquetador rápido, é necessário identificar aquele que consegue imprimir o maior número de milímetros por segundo.
Adesivos
Esta característica vai de mãos dadas com a utilização que vamos dar ao etiquetador. Neste sentido, dependendo dos objectos que queremos marcar, podemos contar com materiais que se adaptam facilmente às suas superfícies, garantindo assim a máxima durabilidade das etiquetas.
Por exemplo, se os nossos planos incluírem a identificação do vestuário, seria muito importante para a nossa etiquetadora oferecer a opção de imprimir num adesivo transferível por calor. Desta forma, precisaremos apenas de um pouco de calor do nosso ferro para podermos fixar a etiqueta nas peças de vestuário que queremos marcar, diferenciando-as assim de uma forma clara e legível.
Por outro lado, se quisermos identificar cabos, livros, cadernos e até indicar o preço de um artigo que estamos a vender na nossa loja, precisaremos apenas de uma fita adesiva plástica regular, que poderá variar de cor em alguns casos, sendo ainda mais fácil de reconhecer.
Normalmente, a fita adesiva vem sob a forma de fita e vem contida num rolo especificamente adaptado ao modelo do nosso etiquetador. Neste sentido, é essencial que escolhamos muito mais cedo o tipo de adesivo que queremos utilizar, uma vez que estes rolos não são universais e temos de ter a certeza de que se adaptam às nossas necessidades.
Caracteres
Os rótulos são normalmente concebidos para imprimir um certo número de caracteres neles. Desta forma, a simplicidade das mesmas é mantida, favorecendo a sua leitura e a poupança de tinta, no caso da nossa etiquetadora a utilizar.
Neste sentido, é conveniente rever a capacidade máxima de caracteres da nossa etiquetadora seguinte, para que possamos imprimir a totalidade que quisermos.
Como usar uma Máquina de Etiquetas
Se for uma daquelas pessoas que gostam de manter tudo em ordem e totalmente identificado, não lhe faria mal se pudesse contar com um etiquetador concebido para realizar a acção de identificação de cada elemento disponível, seja em casa ou no escritório, de forma rápida e eficiente.
Assim, depois de comprar a etiquetadora que melhor se adapta às suas necessidades, poderá procurar informações importantes sobre a utilização que deve dar-lhe para poder elaborar os rótulos, tendo em conta as nossas dicas abaixo.
Coloque as baterias correspondentes
Geralmente, as etiquetadoras trabalham através de pilhas para poupar o consumo de energia que se pode produzir enquanto as utiliza. Assim, para colocar as baterias correctamente, a primeira coisa que deve fazer é localizar o compartimento concebido para o efeito.
Em seguida, terá de retirar a tampa, introduzir as baterias, tendo em conta os sinais descritos no fundo do compartimento para verificar de que lado irá cada bateria, e pronto, só restará colocar novamente a tampa para evitar que as baterias saiam do referido compartimento.
Também é importante que saiba que alguns especialistas recomendam a remoção das baterias caso não vá utilizar a etiquetadora durante um certo tempo, a fim de evitar qualquer dano causado por elas se não tomar os cuidados necessários.
Proceda à instalação do cartucho de fita adesiva
Depois de ter instalado as baterias, deve colocar o cartucho de fita adesiva para poder imprimir facilmente as etiquetas que deseja. Desta forma, deve verificar no manual de instruções qual seria o passo a seguir para remover a tampa localizada no compartimento do cartucho, embora em alguns modelos seja suficiente exercer um pouco de pressão na lateral da tampa e esta sairá facilmente.
Agora, no caso de uma rotuladora totalmente nova, deve remover o cartão disponível entre a cabeça de impressão e o rolo de impressão, de modo a poder imprimir facilmente as suas etiquetas, uma vez que se deve notar que este cartão faz parte de um sistema de protecção para manter ambas as partes acima mencionadas em perfeitas condições enquanto não é utilizado.
Desta forma, já pode introduzir o cartucho correspondente colocando a etiqueta entre o rolo de impressão e a cabeça de impressão, pois só desta forma o nome que pretende dar a qualquer objecto, ferramenta, cabo, livro ou mesmo alguma peça de vestuário poderia ser correctamente capturado na etiqueta. Depois de ter localizado correctamente o cartucho, só terá de colocar novamente a tampa desse compartimento e pronto.
Ligue a etiquetadora e começe a imprimir etiquetas
Para ligar o etiquetador, será necessário premir o botão de ligar/desligar que se encontra normalmente no painel de botões, na parte superior e esquerda do etiquetador.
Agora só terá de o configurar para começar a imprimir as suas etiquetas, por isso considere a leitura do manual de instruções, pois nele encontrará a informação necessária para configurar o etiquetador e, claro, para aprender cada característica do modelo que escolheu.