Melhor Router 4g | Top Escolhas
Qual é o Melhor Router 4g?
Melhor Router 4g: Quer aumentar a sua ligação à Internet? Existem quatro dispositivos que podem ajudá-lo a resolver problemas de ligação e aumentar a velocidade da sua ligação à Internet: adaptadores Powerline, repetidores Wi-Fi, routers Wi-Fi e routers 4G. Aqui está a nossa comparação dos melhores routers 4G do mercado.
Um bom router 4G pode ser muito útil quando se é mal servido por ADSL e ainda não é elegível para fibra óptica. Utiliza então a poderosa velocidade de 4G para ligar o seu computador à Internet. Esta é uma das soluções alternativas recomendadas nas áreas brancas, para uma melhor cobertura a um custo mais baixo. Mas qual o modelo a escolher?
Veja a lista abaixo se quiser comprar rapidamente um Router 4G dependendo do preço:
Tabela de Conteúdos
🏆 Melhores Routers 4G
Até 100 Euros
De 100 a 200 Euros
Acima de 200 Euros
O que é um router 4G?
O router 4G é um dispositivo que lhe permite captar sinais da Internet através de um chip SIM.
Serve como um modem, mas também distribuirá a ligação aos seus outros dispositivos através de Wi-Fi ou com um cabo LAN. A sua tecnologia não requer, portanto, qualquer ligação à linha telefónica ou fibra óptica.
Uma assinatura 4G é suficiente. Além disso, nas comparações, encontrará routers fixos ou portáteis. O modem fixo é alimentado pela rede eléctrica. O portátil trabalha com uma bateria ou está ligado ao computador.
Como funciona um router 4G?
Um router modem 4G utiliza ondas de rádio da rede móvel 4G para lhe fornecer uma ligação à Internet. Para que funcione, tem de estar numa área coberta pela rede, ou seja, que é servida por antenas de retransmissão.
Os routers fixos consistem de uma caixa equipada com uma ou mais antenas, portas Rj45 e RJ11, bem como portas USB. Uma bateria alimenta dispositivos portáteis. Estes últimos podem também ligar-se a um computador com um cabo.
A velocidade da transmissão Wi-Fi assim como o número de dispositivos suportados por este router varia de um modelo para outro. Verá também que os modems 4G nas comparações são classificados em 16 categorias que determinam a sua velocidade de ligação.
Os materiais da categoria 16 são os melhores. São de facto mais rápidos e fornecem uma velocidade de até 1 Gbps de descarregamento e 150 Mbps de carregamento.
As vantagens dos Routers 4G
Para além de permitir uma melhor ligação do que a ADSL quando esta falta, ter um router 4G oferece certas vantagens, especialmente em viagem. De facto, os routers 4G são geralmente melhores do que os smartphones para se ligarem à Internet:
- Tem então a possibilidade de se ligar onde quer que vá (desde que, claro, 4G esteja disponível). Poderá ligar-se durante as suas férias ou durante as suas viagens de negócios.
- Onde quer que esteja, se tiver uma boa ligação 4G, poderá partilhá-la através de WiFi com a sua família, amigos ou colaboradores.
- Se o seu trabalho exigir que viaje, por exemplo, para montar temporariamente a sua estação de trabalho na casa dos seus clientes ou num espaço de trabalho conjunto, terá uma solução de reserva para se ligar onde quer que vá.
Os Router 4G Mais Baratos
(sem perder qualidade)
➤ Router 4g TP-Link M7350
O TP-Link M7350 é um router ultra-compacto de 4G. No seu tamanho de bolso e a um preço igualmente “mini” (menos de 100 euros), oferece um desempenho interessante. De facto, ainda oferece em 4G LTE velocidades de descarga de 150 Mb/s e envio de 50 Mb/s, suficientes no contexto da utilização portátil.
O TP-Link M7350 suporta até 10 utilizadores em simultâneo. A sua autonomia de 8 horas é também bastante suficiente. Finalmente, o seu pequeno ecrã OLED é muito prático para gerir as diferentes configurações.
Também se pode utilizar o LCD para percorrer um menu que atenda a opções como ligar ou desligar o roaming de dados, alternar entre 2,4- e 5GHz, e escolher entre 4G, 3G ou uma mistura de ambos.
Uma opção final exibe um código QR que o leva directamente ao Google Play ou à App Store para descarregar a aplicação tpMiFi, que lhe permite gerir utilizadores, alterar a gama, partilhar ficheiros e ler mensagens de texto.
A bateria de 2550mAh da TP-Link deve ser boa para até 10 horas de conectividade 4G, mas dura dias em standby.
➤ Router 4g TP-Link MR100
Este modelo de router 4G adequa-se aos utilizadores que estão satisfeitos com uma utilização básica, tipo escritório. É melhor recorrer a uma referência melhor equipada para jogar online ou ver vídeos em 4K, certamente, mas esta referência TP-Link oferece velocidades a jusante até 150 Mbps e tem apenas uma banda de frequência, em 2,4 GHz. Este router ainda permite ligar um total de 32 dispositivos em simultâneo. As duas antenas removíveis de 4G asseguram a estabilidade da ligação.
O desenho do TP-Link MR100 é o mais standard. Tem duas portas LAN Ethernet para ligar dispositivos com fios e desfrutar de uma ligação mais estável do que com a rede Wi-Fi. Isto é tanto mais importante quanto não existe uma banda de 5 GHz neste router. A compatibilidade com os cartões SIM dos operadores franceses é completa, a instalação e configuração, eles, estão ao alcance dos utilizadores principiantes.
➤ Router 4g Tenda 4G185 V2.0
Este router Tenda permite-lhe atingir uma velocidade máxima de descarga de 150 Mbps e 50 Mbps de carregamento, enquanto a sua rede Wi-Fi transmite nas bandas de frequência de 2,4 e 5 GHz. É possível ligar até 10 dispositivos ao mesmo tempo, e a sua bateria de 2.100 mAh assegura uma duração de bateria de até 10 horas. Estudantes e freelancers com um orçamento reduzido e com um estilo de vida nómada encontrarão a sua conta neste pequeno router ainda sem muita pretensão.
O hotspot da Tenda 4G185 pode acomodar um cartão microSD com 32 GB de armazenamento. O seu ecrã a cores apresenta os dados essenciais, a “navegação” é feita através das teclas laterais. A aplicação Tenda WiFi será necessária para gerir as configurações com mais detalhe. O seu tamanho compacto torna-a uma solução facilmente transportável, mas este router também pode ser colocado mesmo ao lado de um portátil, por exemplo, para que o portátil beneficie do melhor desempenho possível.
Melhor Router 4g
➤ Router 4g TP-Link MR 400
Na categoria de routers 4G fixos mas muito compactos, o TP-Link MR 400 oferece indiscutivelmente um dos melhores rácios qualidade/preço do mercado. Por um lado, porque o encontramos por volta dos 120 euros. Mas especialmente porque nesta pequena caixa (20,2 x 14,1 x 3,36 cm), encontramos tudo o que a grande maioria de nós precisa.
Começando com taxas de bits bastante boas, o MR 400 é bem ajudado por duas antenas direccionais que carecem de routers móveis 4G. Estes apêndices permitem ligar melhor a rede e melhorar significativamente as taxas de bits sem ter de mudar o router. Interessante pouca subtileza: estas antenas são removíveis, que podem transportar o router em segurança, sem receio de danificar estes elementos. As antenas Wi-Fi, por sua vez, estão mais classicamente escondidas na caixa.
Outra vantagem deste router em termos do seu desempenho: é de banda dupla. Isto significa que funciona tanto na banda de 2,4 GHz como na banda de cerca de 5 GHz. O primeiro permite uma vasta gama, mas uma taxa de bits mais baixa (450 Mb/s), enquanto o outro operador permite velocidades elevadas (857 Mb/s) a uma distância, embora menos importante. No final, o MR 400 possui a designação AC1350, uma vez que o fluxo acumulado atinge 1,35 Gb/s.
Sempre apesar de um formato particularmente discreto, este router não propõe menos de 4 portas Ethernet, o que torna possível, numa situação de mobilidade (LAN, sala de estar para cobrir…) ou em utilização fixa (perto de uma cobertura técnica), partilhar a rede num grande número de máquinas. É pena, no entanto, não ter conseguido encontrar uma porta USB que tivesse partilhado um armazenamento ou impressora.
A interface que está equipada com este router, finalmente, é completa, clara e oferece inúmeras possibilidades de ajustes, incluindo um controlo parental parcial que é essencial hoje em dia.
- Funções reais de router num formato compacto
- Alcance da cobertura
- Aceita vários tamanhos de SIM
- Velocidades Wi-Fi
- Sem porta USB
➤ Router 4g TP-Link M7450
O TP-Link M7450 é um router móvel 4G+, por isso é alimentado por bateria e concebido para o acompanhar na estrada para lhe oferecer uma melhor cobertura 4G do que uma simples ligação do seu smartphone.
Compatível com a rede 4G + LTE-Advanced Categoria 6, é capaz de descarregar a 300 Mb/s em downstream e 50 Mb/s em upstream speed. No lado Wi-Fi, este router é um modelo de banda dupla seleccionável, com uma taxa de bits teórica de 867 Mbps na banda de 5 GHz, ou 300 Mbps na banda de 2,4 GHz. Uma taxa a partilhar em até 32 dispositivos, de qualquer forma.
Equipado com um slot micro SD, este router 4G permite partilhar ficheiros (para uma capacidade máxima de 32 GB). Mais anedóticamente, a presença de um ecrã de 1,44 polegadas bastante mal definido que mostrará a duração da bateria, força do sinal, estado da ligação Wi-Fi, utilizadores ligados, ou nível de consumo de dados.
Pode controlar o router através da aplicação TP-Link tpMiFi, disponível no iOS como Android. Uma aplicação que lhe permite definir quotas, definir os dispositivos que podem ligar-se ou enviar mensagens a partir do cartão SIM que aloja.
Finalmente, este router móvel tem uma bateria de 3000mAh que, de acordo com TP-Link, deverá fornecer-lhe uma autonomia de bateria de 15 horas. E é recarregável através de uma das portas USB do seu portátil, conforme a necessidade. Pequeno, leve, durável e potente, este M7450 é uma referência a considerar na categoria de routers móveis 4G.
- Autonomia importante
- Taxas de bits satisfatórias
- A aplicação é bem concebida
- A qualidade do ecrã podia ser melhor
➤ Router 4g Netgear AC810
Um pouco mais caro do que o seu concorrente, o M7450, o Netgear AC810 é também muito mais rápido. De facto, suporta 4G LTE categoria 11 e por isso suporta teoricamente uma velocidade de descarga de 600 Mbit/s. Uma velocidade que se deve à agregação em 3 bandas.
Contudo, as velocidades alcançadas em Wi-Fi são idênticas em teoria, uma vez que este router tem o selo 802.11ac (ou Wi-Fi 5) 2×2 MiMO de banda dupla (2.4 e 5 GHz) e, por conseguinte, tem um limite de 1.2 Gb/s.
O que poderia justificar o preço mais elevado? Muitas pequenas características que podem fazer a diferença. A começar pelo Jump Boost, que lhe permite carregar o seu smartphone ou outro pequeno dispositivo USB portátil, o AC810 comporta-se como um banco de energia.
Note também a presença de duas tomadas TS-9, que permitem colocar duas antenas externas (não fornecidas), com a promessa de uma recepção ainda melhorada.
Com autonomia lateral, a Netgear anuncia 11 horas de utilização, graças a uma bateria integrada de 2 930 mAh. Para prolongar o prazer, será necessário recarregar através do cabo micro-USB ancestral.
A austera mas eficaz aplicação Aircard (disponível em iOS e Android) que acompanha este router informa-o do seu consumo actual, sabendo que quando introduz a data de renovação do seu pacote, o contador reinicia-se automaticamente. Pode também, a partir desta aplicação, controlar a escolha das bandas de frequência a utilizar, configurar perfis Wi-Fi, etc.
Algumas destas informações também aparecem na interface de 2,4 polegadas de toque e cor disponível directamente no router, o que também lhe permite visualizar o seu SMS.
- 4G LTE Cat 11
- Autonomia
- Um pouco caro
➤ Router 4g Netgear Nighthawk M1
Se está à procura do melhor router móvel 4G, aqui está. Esta opinião muito pertinente é, partilhada por muitas pessoas, uma vez que o produto entregue pela Netgear é eficiente.
Antes de mais, o Nighthawk M1 parece muito trabalhado, e a qualidade de construção não sofre de quaisquer defeitos.
Depois, está equipado com o ponto de vista da ligação: uma porta USB tipo A, uma porta USB tipo C, um slot para inserir um cartão micro-SD (e executar, a propósito, uma ligação partilhada) e até uma porta Ethernet e duas portas TS-9, concebidas para acomodar antenas externas que irão melhorar a qualidade de recepção, se necessário.
Esta recepção tem lugar em 4G LTE Advanced Cat 16, para velocidades até 1 Gbit/s para download, e até 150 Mbit/s. Velocidades obtidas por agregação em 4 bandas. Note-se a compatibilidade deste router com a banda de 700 MHz, compatibilidade que ainda não está totalmente democratizada hoje em dia. Com tal desempenho em 4G, a limitação da banda dupla Wi-Fi (2,4 e 5 GHz) a 1,2 Gb/s parece quase insuficiente…
O que não é muito pequeno, por outro lado, é o grande visor a cores (mas não ao toque) que equipa o router. Mostra a qualidade do sinal 4G, o número de dispositivos ligados ao router, o consumo de dados do mês corrente, o nível da bateria, bem como os diferentes tipos de redes Wi-Fi activadas (2,4 GHz e 5 GHz).
O Nighthawk M1 brilha, por outro lado, pela enorme capacidade da sua bateria (removível), aumentada para 5.040 mAh. Tudo sem sobrecarregar o peso do dispositivo, que não excede os 240 gramas.
Vamos terminar com a parte de software muito bem sucedida que acompanha este router: presença de uma VPN, ajuste do brilho do ecrã, controlo parental, controlo de acesso, função de descarga de carga (confie numa possível ligação Wi-Fi ou Ethernet e aligeire a utilização de 4G e mantenha o seu pacote).
- 4G LTE Cat 16!
- Conectividade ultra total
- Autonomia
- Touch Screen podia ser melhor
Melhor Router 4G – Outras Opções
➤ Router 4g Huawei B715s
Finalmente o primeiro router Huawei 4G fixo CAT9! Digno sucessor da série B525, o router Huawei B715 4G oferece uma velocidade de até 450 Mbit/s descarregada desde que o seu operador ofereça agregação em 3 bandas portadoras. Este router fixo 4G é cortado para enfrentar serenamente os próximos anos. Tem quatro portas RJ45 Gigabit LAN e uma porta USB, bem como um conector RJ11 VoIP para telefonia. Como sempre, a Huawei também oferece duas tomadas SMA para ligar uma antena 4G. O que substituir a sua antiga caixa ADSL? Sem dúvida.
Na compatibilidade este novo modelo assegura a sua traseira, uma vez que é compatível com as seguintes bandas: LTE 1/3/7/8/20/28/32/38 e FDD 700/800/900/1500/1800/2100/2600MHz. Os proprietários de um plano móvel gratuito terão compreendido, este router será compatível com a famosa banda de 700Mhz.
Cat 9 até 450Mbit/s, RJ11 para VoIP, compatível 700Mhz Huawei renova a sua gama em estilo. Sem revolucionar o mercado, os B715s podem afirmar-se como o digno herdeiro da série B515, e chega a chipar o título de melhor router 4G ao seu irmão mais velho.
➤ Router 4g TP-Link MR600
Se procura um modem rápido e potente para a sua casa, o router 4G TP-Link Archer MR600 que lhe vamos apresentar é susceptível de lhe interessar. Vejamos primeiro as suas características que fazem dele um excelente router 4G, pelo menos em papel.
O irmão mais velho da gama MR200-400-600. Este, naturalmente, tem todas as vantagens dos seus antecessores, mas tem algumas peculiaridades adicionais. Por exemplo, dá a possibilidade de adicionar as suas próprias antenas externas direccionais 4G em vez da antena fornecida pela TP-Link.
Sempre muito fácil de instalar, graças à ferramenta de administração tp-link. Liga-se muito rapidamente ao seu novo wifi numa ligação de até 300mbps.
Também é possível ligar-se à rede de 5Ghz ou 2,5GHz da sua escolha, portanto de banda dupla funcional e apreciada. Com as suas duas poderosas antenas, este router salva-o de vaguear pela casa em busca de uma ligação estável. Uma vez que é plano e leve, pode facilmente aterrar em qualquer lugar e assegurar uma ligação estável em qualquer parte da casa.
Ao contrário do router TP Link MR400, este modelo de router 4G permite a instalação de antenas externas de 4G. Isto é possível graças aos seus dois conectores SMA. Esta é uma função que é importante para uma boa cobertura de rede em sua casa.
➤ Router 4g Huawei B525s-23a
O Router Huawei 4G B525s Router está agora disponível na versão compatível com B28 (700Mhz).
Beneficiando de dimensões contidas (22,6 x 16,3 x 5,2 cm e pesa 370 gramas). A estrela dos routers fixos 4G da Huawei não é uma das mais vendidas por nada. Wifi a/b/g/n/AC compatível a 2,4 GHz e 5 GHz (até 1300 Mbps localmente) o router Huawei B525s-23a 4G+ tem toda a conectividade necessária para funcionar como a caixa principal em casa: 4 portas RJ45, uma porta RJ11 para VoIP e uma porta USB2.
Se este router Huawei 4G não apresenta nada de extraordinário em si mesmo, a sua excelente reputação deve ser atribuída sobretudo aos serviços completos que oferece e à sua boa qualidade de acabamento: o que faz, faz bem!
Um excelente router que faz o que lhe é pedido e que se deixa esquecer. Outro trunfo importante: o seu preço que o impulsiona para o topo da nossa comparação em termos de relação preço qualidade.
➤ Router 4g Nighthawk R7100G
Com um estilo que não deixará ninguém indiferente, o router AC1900 Nighthawk oferece um serviço que faz jus à sua estética e afirma-se como o router de jogo 4G pelo exemplo. Equipado com três antenas, a rede WiFi do Nighthawk oferece uma velocidade local de até 1900Mbits/s não teme – ao contrário da concorrência – obstáculos e paredes espessas, mesmo em 5Ghz.
Com um processador de 1Ghz e 256MB de RAM, este router 4G é capaz de executar o processamento activo da rede graças à tecnologia QoS (Qualidade de Serviço).
Esta função permite-lhe distribuir automaticamente os utilizadores nas duas bandas WiFi utilizadas pelo router (2.4Ghz e 5Ghz) de acordo com as suas necessidades de largura de banda e perfil. Por exemplo, pode detectar automaticamente várias utilizações, tais como streaming de vídeo ou lançamento de um jogo online e dar-lhes prioridade na rede.
Oferecendo muitas possibilidades a utilizadores avançados e outros jogadores, o modem 4G Nighthawk da Netgear continua surpreendentemente acessível a principiantes. Ao iniciar, basta ligar à rede WiFi do Nighthawk e abrir o seu navegador para que este se configure automaticamente e descarregue a última versão dos seus controladores.
Com uma conectividade muito completa, o modem 4G da Netgear é acompanhado por duas aplicações de gestão: uma no PC e a outra no smartphone. Mas tenha cuidado, este router não é compatível na banda de 700MHz.
➤ Router 4g DLink DRW-921
Pequeno preço, pequeno desempenho mas elevada fiabilidade. Este router 4G incorpora 4 portas ethernet 10/100Mbs e compatibilidade até 4G ou uma velocidade de 100Mbits/s download e 50Mbits/s upload, duas antenas externas amovíveis facilmente substituíveis por um Routeur 4G Fixe mais eficiente se surgir a necessidade.
A sua rede WiFi tem 150 Mbit/s em 802.11n. Sem quaisquer outros babados: sem porta RJ11 ou aplicação iOS/Android, este pequeno router irá cumprir fielmente a sua missão como primeiro router 4G de preço. Insira o cartão SIM e ele funciona! A interface de gestão acessível através de um browser no endereço http://192.168.0.1 (senha de administração) tem realmente um preço muito elevado… mas permitir-lhe-á definir o animal de forma mais fina, bem como consultar e enviar SMS.
Um router 4G perfeito para pessoas que procuram um equipamento simples mas fiável que será esquecido.
➤ Router 4g TP-LINK Archer MR200
O router TP-LINK Archer MR200 4G é um bestseller de longa data, e se não brilhar com as suas características – lamentaremos a ausência do VoIP, por exemplo – será apreciado pelos utilizadores menos “técnicos” pela sua facilidade de instalação. Dito isto, o TP-LINK tem 3 portas Ethernet 10/100 Mbps de uma porta WAN/LAN 10/100 Mbps e suporta WiFi 5GHz: até 433 Mbps, 2,4GHz: até 300 Mbps.
O outro ponto forte deste modelo, e provavelmente a explicação do seu inegável sucesso com os neófitos: a sua qualidade de recepção. Equipado com 2 antenas internas para Wi-Fi e 2 antenas externas para 4G LTE, este modem irá provavelmente poupar-lhe a compra de uma antena externa, ao contrário de outros modelos melhor equipados em termos de características mas fracos neste ponto. Um trunfo significativo para pequenos orçamentos.
Falta de suporte para VoIP, banda de 700Mhz e 4G+: OK. Mas se estes três pontos lhe são indiferentes, pare de ler esta comparação porque o TP-LINK Archer MR200 é sem dúvida o melhor router de nível de entrada 4G.
➤ Router 4g Huawei B535
O router Huawei B535-232 4G é fabricado na China. O seu primo, o Huawei B525-23a, é nomeadamente aquele que foi escolhido como router 4G SFR para o seu pacote 4G + 200 GB. É uma grande escolha, desde que aceite a sua vocação como router Huawei 4G fixo.
Pode ser facilmente encontrado a preços que variam entre 140 euros e 170 euros. A este preço razoável, é compatível com as frequências utilizadas em França para a Categoria 6 4G/4G+ LTE/LTE Advanced, com uma velocidade até 300 Mbps.
A sua formidável capacidade de ligar até 64 dispositivos em WiFi ou com fios num dos 4 portos LAN (incluindo 1 LAN / WAN) foi originalmente destinada a empresas, mas hoje em dia, o seu design elegante – em branco ou preto à escolha – também apela a particulares.
➤ Router 4g Huawei B818-263
Este router destaca-se da concorrência com potentes velocidades, até 1.600 Mbps de download e até 150 Mbps de upload. É capaz de agregar até cinco frequências de 4G simultaneamente, a fim de proporcionar o desempenho mais estável possível.
O router tem duas bandas de frequência em Wi-Fi, uma em 2,4 GHz e a outra em 5 GHz. Cada uma delas pode suportar até 32 dispositivos, para um total de 64 dispositivos que podem ser ligados ao router Huawei ao mesmo tempo. Com uma concepção sóbria e especificações técnicas que fazem fronteira com o excessivo, este router encontrará o seu lugar perfeitamente em escritórios e espaços abertos que não podem ter acesso a uma ligação por cabo estável.
Com o factor forma de uma pequena torre, o Huawei B818-263 desfruta de um design elegante e funcional. Três luzes LED indicam a força do sinal no seu lado frontal e o router aceita antenas externas para melhorar a recepção 4G através de dois conectores TS9. O utilizador tem também uma tomada RJ11 para ligar um telefone, o dispositivo gere depois a transmissão e recepção de chamadas através do cartão SIM introduzido.
Para os quem gosta de fios, estão disponíveis duas portas Gigabit RJ45 (10/100/1000); uma delas gere a LAN/WAN.
➤ Router 4g TP-Link M7650
O TP-Link M7650 é um router 4G que visa velocidades até 600 Mbps de download e 50 Mbps de upload. Cria uma rede Wi-Fi de banda dupla com uma banda de frequência de 2,4 GHz que suporta até 300 Mbps e uma banda de frequência de 5 GHz. Isto pode teoricamente atingir 867 Mbps mas será limitado pelas capacidades do router. O M7650 permite a ligação simultânea de até 32 dispositivos, dando-lhe uma vantagem sobre a solução portátil da Netgear e tornando-a uma óptima alternativa para as empresas.
Com as suas dimensões de 6,65 x 1,6 x 11,25 centimetros para um peso de 260 gramas, este router TP-Link 4G é facilmente transportável. Funciona sem fios, graças à presença de uma bateria de 3.000 mAh, garantindo cerca de 15 horas de autonomia. Note-se também que o dispositivo funciona com um microSIM, um formato que se encontra agora na maioria dos smartphones, e não num cartão SIM, evitando assim a necessidade de um adaptador.
O ecrã de 1,44 polegadas não é muito grande e não é sensível ao toque, mas é suficiente para exibir a informação essencial para a ligação. A aplicação tpMiFi é mais útil para definir e verificar o estado do router, que também é garantido por três anos pelo fabricante.
➤ Router 4g Netgear Nighthawk M5/5G
O Netgear Nighthawk M5 é uma excepção nesta comparação, uma vez que é um router 5G (e não 4G) que oferece o luxo de ser compatível com Wi-Fi 6. As actuações estão, portanto, no ponto de encontro. Mas por um preço elevado, o que poderia ser proibitivo. Destina-se, portanto, a pessoas que podem gastar tanto dinheiro num router e numa assinatura 5G, e que vivem numa área bem coberta por esta frequência. Lembre-se que a rede 5G está ainda na sua infância. Este router permanece acima de tudo uma solução móvel que tem uma autonomia mais do que correcta.
Para além do seu preço, o Nighthawk M5 é quase impecável. A configuração e utilização do router é muito simples, graças a um ecrã táctil de 2,5 polegadas e três modos de ligação disponíveis. No lado da conectividade, a presença de uma porta USB-C 3.1 e uma porta Ethernet justifica as dimensões compactas do produto. Tem também acabamentos muito bons e arestas rígidas que lhe permitem resistir a choques e permanecer estável quando colocado, independentemente da superfície.
Router 4G: Lado técnico
Precisa de um router 4G mas não sabe por onde começar? Entre os diferentes acrónimos, router 4G, 4G + 4G LTE ou LTE-A, Mimo 2×2 4×3, 2.4Ghz 5Ghz …, não é fácil de navegar. Aqui está um pequeno guia simples dos elementos a ter em conta para escolher o seu router 4G, mesmo que não saiba como fazê-lo tecnicamente.
Categoria de fluxo e velocidade
Para começar, deve saber que os routers 4G são classificados em diferentes categorias, indicadas pela abreviatura “cat.” nas fichas de produto. Estas categorias referem-se às velocidades máximas de e para a Internet que o seu router 4G será capaz de suportar. Assim, a categoria é a primeira especificação a considerar ao comparar diferentes routers 4G.
Para simplificar: as categorias vão de 1 a 16, e quanto mais próximo o número for de 16, mais rápido será o router 4G. Tenha cuidado, na prática, as coisas podem ser diferentes porque a velocidade da sua ligação à Internet através do seu router 4G dependerá na realidade de múltiplos factores, tais como a antena a que a caixa 4G está ligada, as frequências em que emite, ou a distância que a separa do seu router 4G.
Para lhe dar um exemplo, a categoria 16, a mais recente até à data, irá teoricamente oferecer-lhe velocidades até 1Gbps de download e 150 Mbps de upload. Contudo, devemos ter cuidado porque poucos operadores implantaram a tecnologia necessária para suportar estas velocidades: um factor a ter em conta também.
Velocidade Wifi e velocidade 4G: não confundir
O segundo elemento a considerar ao comparar diferentes modelos de routers 4G é o rendimento. Tenha cuidado, muitos são enganados porque não sabem exactamente a que corresponde esta noção, e é por isso que fazemos um balanço consigo. Deve saber que existem dois dados a ter em conta quando se fala de velocidade de um router 4G:
- A velocidade da rede: esta é a velocidade máxima teórica que pode atingir com o seu router 4G de e para a Internet. Se tem vindo a acompanhar, sabe que a taxa de transferência da rede é parcialmente determinada pela categoria do seu router 4G, mas não só. Por exemplo, pode ser equipado com um router de categoria 11, quer com uma velocidade teórica de até 600 Mbit/s; mas se a sua antena estiver em 4G e não em 4G++ (também chamado 4G UHD), terá apenas uma velocidade real de 150 Mbps…
- A velocidade Wifi local: é a velocidade máxima teórica que pode atingir localmente, ou seja, na rede criada pelo seu router 4G. De facto, o router 4G funciona da mesma forma que uma caixa clássica de Internet e irá criar uma rede local à qual poderá ligar os seus diferentes dispositivos, impressoras, smartphones e tablets, TV ligada, etc. É a velocidade desta rede que se chama velocidade Wifi.
Em resumo, todos os routers 4G têm “2 tipos de velocidades”, e cada fabricante apresenta a que pretende na ficha de produto do router 4G (por razões de marketing, é claro).
Mesmo que o rendimento local seja um dado complicado, é importante tê-lo em conta (com pinças), porque desempenha um papel importante dependendo da utilidade que terá do seu router 4G. Se quiser ter uma rede para transferir dados, por exemplo, a velocidade WiFi será importante para definir o desempenho do router 4G para a sua utilização.
Dependendo destes dois principais elementos técnicos, cabe-lhe a si fazer a sua escolha de acordo com as suas utilizações: cada tipo de router 4G será mais ou menos adaptado a uma determinada utilização. Por exemplo, se se limitar a verificar os seus e-mails ou a navegar nas redes sociais, um router de Categoria 4G como o ou o (velocidades até 150Mbits/s) será mais do que suficiente para si; enquanto que se quiser jogar online, ver vídeos em streaming ou fazer downloads, terá de optar por um router de Categoria 6 com uma velocidade até 300 Mbps.
Guia de Compra de Routers 4g
Antes de comprar um router 4g deve ter em atenção os seguintes pontos:
Taxa máxima de transferência
O débito da largura de banda reflecte a quantidade de informação trocada num segundo. É expressa em Mbps ou megabit por segundo ou Gbps ou gigabit por segundo. Quanto maior for esta velocidade, mais excelente será a ligação.
A rede e frequência móveis aceites
Estes dois dados permitem-lhe determinar a compatibilidade do router 4G com a rede da sua operadora.
A 4G+ está presente em quase todas as grandes cidades. Às companhias telefónicas são atribuídas várias bandas de frequência: 700 MHz, 800 MHz, 900 MHz, 1800 MHz, 2,1 GHz, 2,6 GHz, 3,4 GHz ou 3,8 GHz.
Conectividade
Durante o teste de um router 4G, um utilizador atento concentra-se na sua conectividade. Em princípio, todos os modems fixos têm algumas portas Ethernet e Wi-Fi.
Alguns deles fornecem uma ou mais portas RJ11, bem como portas USB. As caixas portáteis também fornecem Wi-Fi. Alguns modelos têm uma ranhura para cartões micro-SD.
O número de dispositivos suportados
Ao escolher um router 4G, é essencial ter em conta o número de dispositivos que podem ser ligados a eles simultaneamente. Os mais eficientes suportam 20 dispositivos e ainda mais, sem que o fluxo caia, outros só podem suportar 10.
Duração da bateria
Deve também ter em conta a autonomia real dos routers 4G. As melhores baterias podem alimentá-los durante 24 horas. É sensato escolher equipamento com uma autonomia de pelo menos 12 horas, o que corresponde mais ou menos a um dia de trabalho. Os modelos com uma capacidade de bateria de menor duração são perfeitos para pessoas que só utilizam o seu modem esporadicamente.
O número de antenas e a possibilidade de as substituir
Todos os routers 4G (mesmo portáteis) têm pelo menos uma antena que lhes permite captar e distribuir sinais. Quanto mais antenas houver, melhor será a ligação. Durante os testes, verificou-se que as antenas de alguns modems podem ser substituídas por modelos mais potentes, a fim de aumentar a sua velocidade de ligação.
A interface de gestão
O modo de administração do modem 4G joga com a sua ergonomia. Nas comparações, verá que alguns dispositivos são controláveis com uma aplicação, outros são geridos no navegador da web, a partir do endereço 192.168.1.1.
Dimensões e design
As pessoas que testaram os routers 4G também apreciaram a sua pegada e design. Em comparação, os utilizadores da Internet preferem modems 4G portáteis de tamanho muito pequeno, porque cabem facilmente num bolso.
Perguntas Frequentes acerca de Routers 4G
Como posso saber se estarei coberto em 4G?
Não descure este ponto ao escolher a sua caixa 4G: pode escolher o melhor router do mundo se a sua cobertura 4G for demasiado má, mas não haverá muito a fazer.
Se estiver no local, pode (deve) também fazer o maior número possível de testes com o seu smartphone e, se possível, de vários operadores diferentes. Tenha cuidado para não esquecer que um smartphone captura muito menos do que um modem 4G dedicado e muito menos bem do que uma caixa 4G com uma antena. Diga-lhe que os seus testes serão inferiores ao desempenho real que obterá com um modem/router 4G fixo de qualquer forma.
Recomendamos o site e a aplicação nperf.com para realizar os seus testes de fluxo. Ao contrário dos concorrentes, este último é um cabelo mais preciso e completo uma vez que, para além do fluxo, os testes nperf.com têm em conta a latência, outro elemento importante a ter em conta ao dar o passo para uma caixa fixa 4G.
De facto, e embora a diferença esteja a aumentar cada vez mais com a chegada de 4G+ e 4G++, as ligações “simples” 4G tendem a sofrer de latência elevada que pode prejudicar certos usos (tipicamente jogos em linha exigentes). Dito isto, se procura um router 4G fixo, é porque há uma boa probabilidade de que seja porque a sua ligação ADSL está a captar. E se estiver neste caso, diga a si mesmo que há poucas hipóteses de a sua situação ser pior com 4G.
Como escolher entre um router fixo e um router nómada?
Quando falamos de routers 4G, distinguimos dois tipos de dispositivos: o fixo e o nómada.
- Os primeiros funcionam como caixas 4G, na medida em que devem estar constantemente ligados à rede para fornecer uma ligação à Internet.
- Os routers móveis podem funcionar com bateria, um verdadeiro trunfo para utilizadores ultra-móveis.
Assim, uma das primeiras perguntas que precisa de fazer a si próprio antes de comprar um router 4G é: vai utilizá-lo apenas em casa ou levá-lo para fora, levá-lo consigo numa viagem ou em viagem? Este critério é importante para fazer a escolha certa. Não precisa de investir num router portátil 4G se nunca sair de casa, terá de pagar mais por um desempenho semelhante e terá de saltar alguns conectores por nada.
Qual é a diferença entre a velocidade Wi-Fi e 4G dos routers?
Com caixas como os routers, a questão das velocidades é importante. É necessário diferenciar entre as velocidades Wi-Fi e as velocidades 4G. A velocidade Wi-Fi refere-se à velocidade máxima de dados que pode ser transferida entre o router e um dispositivo que se liga a ele em condições óptimas (sem obstáculos, normas actualizadas, etc.). Dependerá da antena Wi-Fi do router e do dispositivo que a ele se liga.
A taxa de transferência 4G refere-se à taxa máxima de dados que o router pode trocar com a rede 4G circundante. A sua velocidade será condicionada pela cobertura da rede da área onde se encontra o utilizador, pela antena 4G que equipa o router, bem como pela velocidade máxima anunciada pelo operador.
Um router 4G pode substituir uma assinatura regular da Internet?
Os routers 4G são frequentemente apresentados como alternativas relevantes às caixas de fibra e ADSL devido ao seu preço, ao menor custo da assinatura, bem como à facilidade de instalação. Infelizmente, a escolha não é tão fácil de fazer como se poderia pensar. Todos serão capazes de encontrar vantagens e desvantagens.
Um router 4G é mais rápido do que uma ligação regular à Internet?
Quando chegou, o 4G e as suas velocidades criaram hoje tantos emuladores como o 5G. A questão da velocidade das redes de ondas móveis em comparação com a das redes com fios convencionais já foi levantada há alguns anos, e se a crescente implantação da fibra está a fazer pender o equilíbrio a favor do cabo, a resposta para todos reside mais uma vez na cobertura da rede da área habitada.
Algumas zonas rurais equipadas com ligações arcaicas ADSL e VDSL irão certamente ver 4G mostrar resultados muito melhores do que as redes com fios. Nas grandes cidades onde a fibra é comum, a questão terá provavelmente de ser reconsiderada.
Que dispositivo pode ser ligado a um router 4G?
Qualquer dispositivo com antena Wi-Fi será capaz de se ligar a um router 4G. Os smartphones, computadores, consolas de jogos e outros objectos ligados não deverão ter problemas em juntar-se à rede uma vez introduzida a palavra-passe. Alguns routers têm também portas USB e Ethernet, expandindo ainda mais as categorias de dispositivos elegíveis.
Será 5G útil para um router 4G?
Por enquanto, as subscrições 5G não têm qualquer influência na velocidade de um router 4G. As limitações são técnicas, o router não tem uma antena 5G para tirar partido desta nova geração de rede. Se os routers 5G estão a começar a surgir, ainda não estão muito disponíveis em França. Ainda vai demorar algum tempo até que as assinaturas e os routers 5G possam fazer o par na sua sala de estar.
Como colocar correctamente o seu router 4G?
A colocação do seu router 4G dependerá da cobertura da rede interna, bem como da disposição do seu espaço de habitação. Recomendamos que coloque o seu router numa sala central com o mínimo de obstáculos circundantes (paredes, mobiliário grosso, equipamento electrónico) que podem perturbar a difusão das ondas.
No caso de cobertura limitada de 4G dentro de casa, será mais interessante colocar o router perto de uma janela, no entanto, deve-se ter em conta que esta colocação pode limitar o alcance do dispositivo. Se tiver tempo para experimentar, a utilização de um analisador de rede Wi-Fi deverá ajudá-lo, oferecendo informações valiosas sobre a qualidade da rede nas diferentes divisões da sua casa. Finalmente, se o seu router tiver uma ou mais antenas externas, a orientação horizontal das mesmas deverá permitir-lhe obter bons resultados.
Quantos dispositivos podem ligar-se a um router de 4G?
Tal como as caixas, os routers têm a sua quota-parte de limitações técnicas. O número de dispositivos que podem ser ligados simultaneamente varia de router para router, nem todos têm a mesma conectividade. Em geral, os routers fixos serão sempre mais eficientes neste ponto em comparação com os routers nómadas serão limitados a uma dúzia de dispositivos.
Posso utilizar uma VPN com um router 4G?
Tal como os routers Wi-Fi, os routers 4G podem acomodar uma ligação VPN, embora a qualidade do suporte para esta funcionalidade possa variar muito de modelo para modelo. Alguns routers implementam nativamente uma VPN no seu software, enquanto outros simplesmente não oferecem a opção de utilizar uma. Entre estes dois extremos, existem muitas possibilidades para hackers experientes. A utilização da VPN directamente no smartphone ou no computador será sempre possível como último recurso, se for impossível fazê-lo funcionar no router.