Melhores Mesas de Mistura | Top Mesas de DJ
Quais são as Melhores Mesas de Mistura Em Portugal?
Melhores Mesas de Mistura: As mesas de mistura são o coração de qualquer cabine de DJ. Não importa o que está a tentar realizar com a sua configuração, se não tem uma mesa de mistura, então está sem sorte. Afinal, são os as mesas de mistura DJ que permitem aos DJs misturar e manipular as faixas da sua lista. Sem eles, a sua configuração de DJ é pouco mais do que um sistema de música doméstica.
Se é um amante da música electrónica, dança, discoteca ou Hip Hop e quer ter uma carreira como DJ, tocar nas melhores discotecas da sua cidade e do mundo, discotecas e muito mais, este artigo sobre a melhor mesa de mistura ou mesa de DJ vai explicar tudo o que precisa para realizar os seus sonhos.
Com estas consolas áudio, tem grandes características para adicionar efeitos à sua música, misturar faixas, manter a energia da festa e muito mais. Ao mesmo tempo, pode escolher entre uma variedade de modelos com conectividade USB, equalizadores, botões de boa qualidade, botões e faders, sistemas analógicos e digitais e muito mais.
Também pode escolher um modelo de 2 canais para começar ou um modelo de 4 canais ou mais, se for mais avançado ou planear ir mais longe na música.
Veja a lista abaixo se quiser comprar rapidamente uma mesa de mistura dependendo do preço:
Tabela de Conteúdos
? Mesas de Mistura até 100 Euros
? Mesas de Mistura de 100 a 300 Euros
? Mesas de Mistura acima de 300 Euros
? Mesas de Mistura Profissionais
História das Mesas de DJ
Este é um dispositivo que desempenhou um papel muito importante na criação do movimento musical afro-americano Hip Hop e de outros géneros por ele influenciados. Além disso, este equipamento permite ao DJ modificar os discos e canções que toca, podendo criar novos sons a partir deles como se se tratasse de um instrumento musical.
Isto é conhecido como “turntablism“, ou “DJing” , que é uma técnica que permite a manipulação de gravações e a criação de novas músicas e começou com discos de vinil. Tem sido reconhecido como um movimento importante desde 1983.
Os decks de DJ também têm sido cruciais no desenvolvimento da discoteca desde os anos 70, pois os DJs utilizavam-nos para fazer transições limpas entre as canções e manter a energia da multidão. É de notar que um dos pioneiros do desenvolvimento deste equipamento foi Rudy Bozak.
Melhor Mesa de Mistura
➤ Mesa de Mistura Allen & Heath Zed-12fx 12 Canais
No que diz respeito às mesas de mistura digitais, Allen Heath colocou a fasquia bastante alta em termos de desempenho e valor. Esta peça de kit embala muita tecnologia numa pequena moldura e é adequada para concertos ou trabalho no estúdio. Pesando apenas 22 libras e com um tamanho de 22 polegadas por 18, é fácil de transportar.
É uma mesa de 12 canais com seis entradas de microfone ou linha e inclui quatro envios auxiliares. Seis dos canais têm pré-amplificadores que lhe permitem ligar entradas de linha ou caixas de entrada directa. Os pré-amplificadores ostentam um enorme +69dB de ganho. Há um EQ de três bandas nos seis canais principais e a estes juntam-se três canais estéreo com controlo de volume e um EQ de duas bandas para cada um. Existe um USB para enviar áudio directamente para um computador, se necessário.
Faders de acção suave: Os faders são de acção suave a 100mm e duas tomadas de auscultadores, uma com 1⁄4″ e outra com 1⁄8″.
Embora esta seja, antes de mais, uma mesa de mistura, tem uma impressionante variedade de efeitos de 24 bits. Atrasos, reverberações, coros e flangers estão todos incluídos, permitindo opções para obter o som certo.
Produz um som limpo: Allen e Heath têm a reputação de produzir com qualidade real e incluído nesta máquina é tudo o que necessita para trabalhar ao nível que ela permite. Uma coisa que é imediatamente visível é a qualidade dos pré-amplificadores. Eles são excepcionais e produzem um som limpo.
Os efeitos acrescentam muitas opções e permitem alguma produção de som, se necessário. Embora esta seja uma mesa de gama média, vai ser necessário algum trabalho para se conseguir controlar todas as instalações a bordo. Portanto, esteja preparado para algum tempo sério na Internet, pois o manual não é tão quente. Não é uma opção barata para uma mesa de mistura, mas sim uma ferramenta poderosa que não irá desapontar.
- Com 12 canais e com pré-amplificadores em 6.
- Massas de excelentes características.
- Bons efeitos.
- Demorará algum tempo a conhecer o seu funcionamento.
➤ Allen & Heath Xone 96
Este é um dos modelos de mesas de mistura de DJ mais populares no mercado actual, oferecendo um design analógico com um layout de 6+2 canais. Isto significa que se obtém muita liberdade para criar os sons perfeitos. Existem duas ligações USB independentes, cada uma oferecendo 6 entradas e saídas estéreo. Além disso, o Allen & Heath Xone:96 também vem com a certificação Traktor Scratch Pro 2.
Existem dois sistemas independentes de sinal de auscultadores, e uma gama de filtros VCF Dual Xone e de distorção crocante para experimentar. No entanto, algumas pessoas não vão apreciar o facto de só poderem aceder a dois canais externos.
- Excelente desenho analógico/digital
- Layout simples
- Placa de som interna
- Filtro Xone incluído
- Tomada de auscultadores de confiança
- Muito simples
- Só tem efeitos de filtragem básicos
- Apenas 2 canais externos
➤ Rane Seventy-Two
A mesa de mistura de battle completa da Rane é construída para resistir ao teste do tempo, com pás FX de alumínio fundido e uma funcionalidade de rotação de 180 graus. Há um ecrã táctil de 4,3 polegadas para gerir a sua exibição de ondas, e um controlo X/Y juntamente com personalizações do utilizador e selecção de canções.
Rane proporciona um desempenho sem restrições com motores Flex FX duplos, e Serato FX empilhado. Pode também aceder a um Serato DJ pro completo a bordo e ao controlo de almofada. Infelizmente, os eventos no ecrã são, por vezes, muito para absorver, e vale a pena notar que este dispositivo é um pouco mais caro do que os seus equivalentes.
- Fantástica qualidade de construção
- Amazing RANE mag-três fader magnético ajustável
- Portas USB duplas para melhores trocas
- Funções extensivas de almofada e desempenho
- Muitos efeitos, incluindo fader FX, touch FX, flex FX interno e muito mais
- Cara
- Confundir para acompanhar todos os efeitos de vez em quando
➤ Pioneer DJM-250MK2
Se procura algo um pouco mais simples, então dê uma vista de olhos a esta Pioneer DJM-250MK2. Sem dúvida, esta é uma opção maravilhosa se estiver à procura do melhor mixer de DJ para principiantes. Este fantástico dispositivo vem com uma pegada compacta semelhante à sua versão original, mas vem com características extra, como um crossfader Magvel actualizado, e botões de filtro FX coloridos.
A placa de som integrada é DVS Rekordbox pronta para usar, e também vem com todo o software Rekordbox de que necessita. Porque recebe a licença incluída com a caixa, pode saltar directamente para a sua mistura. Contudo, não há controlos midi ou opções de controlo de vinil incluídas.
- Preços acessíveis
- Boa qualidade de som e qualidade de construção
- Placa de som interna Rekordbox DVS
- Software Rekordbox DJ e DVS
- Excelente crossfader Magvel incluído
- Sem controlos midi
- Sem vinil de controlo
➤ Allen & Heath Xone 23
A Allen & Heath Xone: 23 vem com uma placa de som USB de 4 canais estéreo, um USB X:Link para energia e dados midi, e uma ligação ethernet para os seus controladores Xone. Existe um sistema de filtro de controlo de voltagem para que possa ter mais controlo sobre os filtros passa-alto e passa-baixo na sua configuração.
Além disso, o Allen & Heath assegura-lhe que pode integrar perfeitamente todo o seu FX externo também na sua configuração. Há mesmo um EQ de matar total de 3 bandas incluído. No entanto, não terá qualquer controlo de ganho para as suas entradas de software.
- Preços acessível
- Certificado para Traktor pro 3
- 4 canais de entrada com controlo de ganho individual
- Saída da cabina incluída
- Bom filtro do VCF
- O suporte DVS requer que abra o mixer
- Sem controlo de ganho para entradas de software
➤ Pioneer DJM S9 – Melhor Mixer DJ Pioneer de 2 Canais
Este produto sensacional da Pioneer vem com MAGVEL Fader Pro, que é o crossfader magnético duradouro oferecido para um controlo mais suave. Também recebe botões FX personalizados, e um filtro FX para adicionar filtros passa-altos ou baixos aos seus canais.
Há níveis de estilo incluídos que lhe permitem ligar e desligar os efeitos rapidamente usando alavancas grandes e convenientes. Também pode activar o seu FX durante alguns segundos, ou arranjos de bloqueio de acordo com as suas necessidades. Infelizmente, não poderá combinar múltiplos efeitos Pioneer DJ ou Serato DJ.
- Construção robusta e sólida – qualidade de construção
- 16 almofadas RGB retroiluminadas para controlo do Serato
- Excelente ambiente de efeitos Serato e Pioneer
- Portas USB duplas para cada changeover
- Excelente Cross Fader Magvel Pro
- Algo cara
- Não é possível combinar múltiplos efeitos Pioneer e Serato
➤ Reloop Elite – Melhor Mixer de DJ para Serato
O Reloop Elite é uma mesa de mistura DVS de alto nível concebido para o software Serato DJ Pro. Este produto foi desenvolvido em colaboração com artistas de mesa rotativa de todo o mundo, por isso sabe que é bom. O sistema vem com 16 almofadas de desempenho RGB sensíveis à velocidade, bem como uma interface dupla de 24-bit com soluções Innofader Pro sem contacto.
O Reloop Elite vem com o Serato DJ pro com suporte DVS e 2 registos Serato Control com tecnologia de mapeamento de ruído. Esta mesa de mistura soa e solta-se muito bem, mas faltam algumas das pás e altos padrões FX a que se pode ser processado com outros dispositivos.
- Muito bom bom
- 16 grandes almofadas de desempenho sensível de alto desempenho
- Interface dupla de 24 bits incluída
- 2 ecrãs de alto contraste
- Inclui Serato DJ pro
- Falta de várias pás
- Mínimos efeitos FX
- Pode ser complexo para alguns utilizadores
➤ Mixars DUO Mk2
Este mixer de 2 canais estilo battle foi concebido para o ambiente Serato DJ + DVS. O sistema é actualizado com um crossfader exclusivo GALILEO que foi co-desenhado com a equipa Pro X Fade. Além disso, vem com 8 almofadas de cor RGB para controlar amostras e tacos.
O produto Mixars é totalmente MIDI mappable, e tem uma interface áudio integrada de 24-bit. Este dispositivo é também surpreendentemente acessível quando se considera a quantidade de controlo que se obtém. Contudo, ainda é bastante básico em comparação com algumas das outras opções no mercado.
- Qualidade de construção sólida e fiável
- Muito boa qualidade de som
- Muito controlo sobre o Serato DJ
- Preço acessível
- Excelente crossfader
- Não inclui efeitos onboard
- Não é possível controlar algumas características do software da mesa
➤ Behringer DJX750 – Melhor Mixer Behringer DJ para principiantes
Com a mesa de mistura Behringer Pro, pode desfrutar de uma peça versátil e envolvente de tecnologia musical. O dispositivo vem com um desempenho fantástico e uma configuração conveniente que é fácil de trabalhar. Tem muitas opções de personalização à sua escolha, e a configuração ultra silenciosa significa que pode proporcionar uma experiência profissional.
Este produto parece ser uma boa opção para principiantes que estão a aprender a tirar o máximo partido do seu equipamento e efeitos de DJ. Os botões neste dispositivo podem ser um pouco inconsistentes, contudo, e os faders também podem ter problemas.
- Excelente qualidade de som e ruído ultra-baixo
- Múltiplas opções de entrada
- Vários efeitos musicais à escolha
- Faders ultra-glide
- O monitor pode ser utilizado para multi tasking
- Desempenho incoerente nos botões
- Os faders podem ser um pouco problemáticos
➤ Pioneer DJM-450
A Pioneer DJM-450 é um equipamento fantástico com um layout profissional robusto. A mistura neste dispositivo é altamente intuitiva e instintiva graças ao seu design atractivo, que tira as suas raízes da mesa DJM-900NXS2. Obtém-se uma experiência de mistura suave com uma configuração de fader Magvel robusta para um excelente controlo.
Este dispositivo também vem com uma licença Rekordbox DJ gratuita incluída, para que não tenha de gastar dinheiro extra para o seu software. No entanto, não há nenhuma saída de cabina neste produto.
- Construção fantástica e qualidade de som
- Bom som de envio e retorno
- Efeitos de cor e batida incluídos
- Licença do Rekordbox DJ incluída
- Lindos faders Magvel
- Sem saída de cabina
➤ Behringer DX626 – Melhor Mixer DJ Behringer de 4 canais
A incrível mesa de mistura profissional Behringer DX626 é uma mesa profissional de 4 canais de baixo ruído para DJ que vem com os seus próprios pré-amplificadores fono extremamente bons. Este dispositivo apresenta um contador duplo inteligente de 1BPM com faders super-suaves que são concebidos para resistir ao teste do tempo. Além disso, o crossfader controlado por VCA garante também fiabilidade.
Este produto parece muito profissional de utilizar, mas é geralmente melhor para aqueles que se encontram nas fases iniciais da sua viagem de DJ. O monitor BPM pode por vezes ser problemático, e a tomada dos auscultadores é um pouco agitada.
- Desenho prático e fácil de usar
- Três entradas estéreo
- O contador BPM aproveita ao máximo a mesa de mistura para acompanhar as músicas
- 3 opções de monitorização de canais
- Incrível crossfader controlado por VCA
- O monitor BPM pode ser um pouco problemático
- A entrada dos auscultadores nem sempre funciona correctamente
➤ Mackie Profx8v2 Mesa de Mistura Compacta de 8 Canais
Mackie é bem conhecido por produzir gravações de qualidade mas a preços razoáveis e equipamento de estúdio doméstico. São óptimos a fazer peças de kit multi-funções que são fáceis de trabalhar. Esta mesa de mistura de 8 canais é um bom exemplo. Mackie combinou muitas das características que encontrará em consolas maiores nesta mesa para lhe dar um grande controlo sobre o som produzido.
Pré-amplificadores especialmente concebidos: Recebe quatro pré-amplificadores Mackie Vita para potenciar o som de um microfone, guitarra, teclado e qualquer outra coisa que lhe apeteça passar por ele. Pré-amplificadores especialmente concebidos para o espectáculo ao vivo. Cada um dos 8 canais tem um filtro de corte baixo de 100Hz e o seu próprio EQ de 3 bandas. Existe um outro EQ gráfico de 7 bandas que pode ser utilizado para a saída principal ou auxiliar.
Assim como, estas opções sonoras, Mackie adicionou alguns efeitos interessantes. Estes dão-lhe uma riqueza de controlo sobre o som global. E, incluem variedades de reverberação, atraso, e refrão. E, para assegurar um bom equilíbrio de 48-volts, é adicionada potência Phantom para os seus microfones condensadores.
Há entradas para o seu mp3 ou portátil, incluindo uma porta USB no caso de estar a utilizar som gravado externamente. Outras facilidades foram também acrescentadas, como o mute FX footswitch. E, há uma única tomada de auscultadores com o seu próprio controlo de volume.
Há tantas características incluídas nesta mesa, que é impossível passar por todas elas aqui. É realmente necessário um olhar mais atento para verificar todas as opções. Embora vá funcionar bem num ambiente ao vivo, será também uma excelente mesa de estúdio e até confortável para conferências e outras tarefas áudio.
Mackie incluiu muitas características nesta secretária. Estas fazem dele um dos melhores mixers digitais para som ao vivo que existe e, portanto, uma opção muito boa para quem procura uma mesa de mistura de oito canais.
- EQ em cada canal.
- Grandes efeitos.
- Facilmente transportável.
- Tem apenas oito canais, alguns podem precisar de mais.
Melhor Mesa de Mistura – Outras Opções
➤ Yamaha AG-06
Se procura uma consola DJ a um bom preço que também oferece boa qualidade, versatilidade, durabilidade e variadas possibilidades de utilização graças aos seus 6 canais, chegou à consola certa. Este modelo vem com efeitos incorporados, 2 entradas e 2 saídas de áudio via USB e uma licença para o software de áudio Cubase AI, um dos favoritos dos DJs e produtores de som.
Ao mesmo tempo, este modelo tem entrada para microfone e instrumentos de banda tais como guitarras, baixo e percussão electrónica, selectores de ganho, entrada para auscultadores e monitor e muito mais. Vem com muitos botões e botões para facilidade de utilização e é compatível tanto com computadores PC como Mac. É favor notar que os pratos não estão incluídos.
➤ Hercules Universal DJ
Se procura uma mesa de DJ completa com dois discos para tocar discos e elevar as suas possibilidades de criação musical, este modelo compatível com Android, iOS, PC e Mac pode ser a sua melhor opção. Esta consola permite-lhe controlar tudo a partir do seu computador ou de um smartphone ou tablet, uma vez que vem com Bluetooth incorporado e ligações sem fios.
Por sua vez, tem uma aplicação chamada My Extender por DJUCED Master para explorar a sua criatividade, criar loops, efeitos e outras acções típicas dos DJs profissionais, que também serve como uma rede social para partilhar as suas criações.
Pode também ligá-lo via USB, tem 16 almofadas para efeitos, vários botões confortáveis e fáceis de usar, saída para auscultadores e monitor e muito mais. É óptimo para principiantes e utilizadores mais experientes.
➤ Alesis MultiMix 8 USB FX – Mesa de Mistura de 8 canais com efeitos
Pessoalmente, adoramos esta mesa Alesis MultiMix. Não só porque oferece até 8 canais diferentes para misturar (todos com efeitos se quiser), mas também porque é um mixer super portátil considerando as suas características. Bem, isso e o facto de também oferecer uma ligação rápida e fácil ao seu computador (via USB). Definitivamente uma mesa compacta com efeitos incorporados que duplica como interface de gravação no computador para que se possa misturar, gravar ou fazer ambas ao mesmo tempo. Quer esteja a misturar uma banda ou um grupo de entradas tais como um conjunto de tambores, o MultiMix 8 USB FX é fácil de utilizar, robusto e repleto de características.
Oferecendo entradas de microfone e guitarra com alimentação fantasma, bem como entradas de linha para ligar tudo o que precisar, além de uma vasta gama de efeitos, o MultiMix 8 USB FX traz um som limpo ao seu PA. É bastante escorregadio, muito acessível (mais está à venda neste momento), e acima de tudo muito poderoso. As entradas XLR oferecem compensação de ganho, filtros triplos comutáveis, e potência fantasma de 48V. Também muito potente é o seu EQ, com três bandas de média gama paramétrica nos canais 1 e 2, três bandas nos canais 3 e 4, e duas bandas nos canais 5 a 8.
➤ Numark M6 USB – 4 Canais com USB
Se quiser algo igualmente sofisticado, mas de alguma forma mais concentrado na música, este Numark M6 também é perfeito. Também pode ser ligado via USB ao seu computador, pelo que não está limitado ao seu gira-discos ou leitor de CD. Neste caso, é uma mesa de 4 canais. Quando ligado ao seu Mac ou PC, a sua ligação plug-and-play permite-lhe misturar áudio de qualquer software de reprodução de música e gravar os seus conjuntos em praticamente qualquer aplicação de gravação de áudio.
Seja como for, desfrutará de toda a gama de características essenciais que a M6 tem para oferecer, incluindo o seu EQ de 3 bandas e o seu medidor de LED por canal. Além disso, uma das grandes coisas sobre o M6 é o Crossfader substituível integrado com controlo de inclinação, que lhe permite atribuir cada canal a qualquer parte do Crossfader. Pode-se fazer cortes vocais enquanto se mistura com a saída do microfone XLR e uma saída de microfone secundário no canal 4. Com ele pode obter a máxima flexibilidade de uma mesa de 4 canais.
➤ Behringer X1204USB – Mesa de Mistura usb X1204 para atuação ao vivo
Embora possa não parecer, outro uso que pode ter um boa mesa de mistura são as atuações ao vivo. Algo lógico se falarmos de rádio, mas mais desconhecido se falarmos de streaming na Internet (Youtube, Twitch…). O problema é que com esta esta Behringer, será realmente fácil obter virgeries de som ao vivo (quando normalmente só se pode fazê-lo em vídeos editados). Além disso, é uma consola a preços muito competitivos que oferece características muito sofisticadas. Como LEDs de saturação silenciosos (a propósito, é uma mesa muito silenciosa); alt 3-4 funções solo e PFL em todos os canais; 2 subgrupos com saídas independentes para flexibilidade; 2 retornos estéreo auxiliar multifuncionais com encaminhamento flexível; saídas de mistura principal equilibradas com conectores XLR folheados a ouro mais sala de controlo de auscultadores e saídas diversas (como telefone) com múltiplas entradas de fontes matriciais. É uma mesa de longa duração, mas também um consumo de energia muito baixo. Embora o que é baixo com ele é o nível de ruído.
Também dispõe de 4 pré-amplificadores de microfone de última geração XENYX, com potência fantasma comparável aos pré-amplificadores de boutique autónoma, 4 compressores de estúdio com funcionalidade super fácil de usar e controlo LED para som vocal e instrumental profissional. Tudo sem esquecer o Neo-clássico EQ britânico de 3 bandas para um som quente e musical. E, claro, a interface estéreo USB/áudio integrada para ligação directa ao seu PC. Neste caso, também vem com gravação áudio gratuita, edição e software podcasting, com 16 predefinições editáveis incluindo reverberação, coro, flanger, delay, pitch shift, multiefeitos, função tap e definições de parâmetros memorizáveis pelo utilizador.
➤ Alto Professional ZMX122FX
Este Alto Profissional ZMX122FX também não é mau. De facto, a ZMX122FX é uma consola de mistura de oito canais e dois bus com todas as entradas, saídas, roteamento, EQ, e efeitos de que necessita para os desempenhos e interpretações ao vivo mais envolvidos. Possui quatro entradas de microfone com conectores TRS equilibrados, um EQ de três bandas e dois aux em cada um dos quatro canais mono e dois canais estéreo, e até entradas de duas bandas para integrar dispositivos de reprodução de áudio.
Por outro lado, note que não importa o que esteja a misturar, pode dar à sua mistura uma vantagem profissional com 256 efeitos DSP de 24 bits incorporados, concebidos em colaboração com a Alesis, uma renomada criadora da tecnologia DSP de efeitos sonoros digitais. Além disso, o ZMX122FX oferece 16 variações de 16 efeitos profissionais para criar, afinar e marcar no seu som. Inclui até uma entrada de pedal para que possa anular todos os efeitos de mãos livres (pedal não incluído).
➤ Allen-heath zed-6fx
Gosta de cantar? Se este é o seu caso, esta mesa é a mais adequada para si, mesmo que não o vá fazer profissionalmente. É barato, mas permitir-lhe-á realizar todo o tipo de proezas técnicas que nem sequer sabia que existiam. A mesa ALLEN-HEATH ZED-6FX proporciona a excelência renovada da Allen & Heath na construção e qualidade áudio num formato compacto e portátil, tornando-o a solução ideal para músicos, cantores, compositores e pequenos espaços. Incorporando os novos amplificadores GSPre, desenvolvidos a partir da venerada consola de estúdio GS-R24, o mixer de som ZED apresenta um ruído excepcionalmente baixo e um tecto dinâmico muito elevado, com um som analógico quente e profundo.
Além disso, o ZED-6FX é o primeira mesa de mistura a incluir um conjunto especialmente criado de reverbs de qualidade de estúdio, atrasos, e FX multimodo especial criado pela equipa de peritos da Allen & Heath. Os guitarristas acharão especialmente interessantes as duas entradas DI de guitarra de alta impedância da ZED-6FX, permitindo que as guitarras sejam ligadas directamente à mesa sem a necessidade de dispendiosas caixas DI externas. Todos os canais são alojados em placas de circuitos impressos individuais, montados na vertical, e todos os controlos rotativos são fixados ao painel frontal por meio de uma porca de aço para os proteger de danos por impacto. Se é apaixonado pelo mundo da música e do áudio, esta é uma óptima mesa para começar.
➤ Alesis MultiMix 4 USB FX – Mesa de Mistura de 4 canais com efeitos
Agora temos Alesis MultiMix, outra excelente opção se procura por uma boa mesa de mistura sem gastar muito dinheiro. Uma mesa de mistura compacta com efeitos incorporados que duplica como interface de gravação no computador para que se possa misturar, gravar ou fazer ambas ao mesmo tempo.
Quer esteja a misturar uma banda ou um grupo de entradas como um conjunto de tambores, o MultiMix 4 USB FX é fácil de usar, e muito robusto. Além disso, oferece entradas de microfone e guitarra com potência fantasma, bem como entradas de linha para ligar o que for preciso. Também lhe permite fazer uso de uma vasta gama de efeitos, sempre com um som muito limpo.
➤ Pronomic DJ Mixer DJM500 5 canais
O mesa de mistura Pronomic DJM500 apresenta cinco canais, quatro dos quais estéreo e um canal de microfone. Com este modelo, pode ligar vários dispositivos áudio, tais como decks de vinil ou leitores de CD. O Pronomic DJM500 tem um crossfader de 45 milímetros, que é indispensável para alternar entre faixas. E graças ao canal do microfone, pode comentar as faixas ou aplaudir a audiência.
➤ Numark M4
A Numark oferece-nos com o seu modelo M4 uma interessante opção de gama média. É um modelo de três canais. Tem três entradas fonográficas e de linha, e uma saída principal e uma saída de gravação para gravar a sessão. Por outro lado, inclui também uma entrada de microfone com ligação de jack (6,35 mm). Além disso, destaca-se pelo seu design leve e portátil, e pela possibilidade de o instalar num rack.
➤ Resident DJ DJ-25
A Mesa de Mistura Resident DJ-25 DJ é uma boa relação qualidade/preço. Também se destaca pela sua conectividade. Embora tenha menos canais do que os modelos anteriores, apenas dois, compensa esta falta com outros tipos de ligações. Assim, incorpora uma porta USB e um leitor de cartões SD, para além da tecnologia Bluetooth para ligar smartphones ou tablets sem fios.
➤ Behringer NOX101
Agora temos outra opção da prestigiada marca Behringer. O modelo NOX 101 é um mixer de som de DJ com dois canais de linha e fono, através do qual se podem ligar diferentes dispositivos. É uma mesa de mistura simples mas prática. O Behringer NOX 101 também tem uma entrada de microfone e uma ligação para auscultadores. É uma aposta interessante a um preço não muito elevado.
Guia de compra de Mesas de Mistura
Com as constantes melhorias nas tecnologias, pode nunca ter havido melhor altura para comprar uma peça de feitiçaria de alta tecnologia. Esta é uma forma de descrever os constantes avanços que fazem os equipamentos como mesas de mistura, por vezes inspiradores no que são capazes de fazer. Temos sido capazes de lançar o nosso olhar sobre esta seleção das melhores mesas de mistura num esforço para identificar a melhor mesa de mistura áudio disponível.
Ao fazê-lo, tornou-se muito claro que todos eles tinham sido concebidos não só para fazer tudo o que era necessário. Mas, também para atravessar e ser adequado para outras tarefas. E, alguns têm instalações especiais que os tornam excepcionais em certas áreas de operação.
A primeira pergunta que se deve fazer, portanto, é simples e óbvia.
Para que é que vai utilizar o a mesa de mistura?
A resposta a essa pergunta enquadrar-se-á numa de três categorias.
- Para utilizar apenas em casa ou num estúdio.
- Para utilizar em concertos ao vivo.
- Uma combinação de ambas.
Então, passemos por elas…
Apenas Casa ou Estúdio
Se vai utilizar o seu mixer num ambiente de estúdio, concentrar-se-á num conjunto diferente de requisitos que poderá necessitar. Uma coisa que poderá querer considerar é o número de canais na sua mesa de mistura? Mas, a sua capacidade de resistir a pancadas enquanto é transportado não estará na lista das “Coisas de que preciso”.
Apenas concertos ao vivo
Utilizar em concertos ao vivo por qualquer razão, por exemplo, gravação, mistura pura, etc., exigirá que o seu melhor mixer de áudio seja robusto e bastante robusto. Precisará de alguns efeitos a bordo e entradas suficientes para levar tudo o que é necessário.
Irá utilizar faixas de apoio ou fontes externas? Se sim, poderá ser necessária uma porta USB, bem como um sistema de auscultadores adequado com o seu próprio ganho.
Ambos
A utilização de ambos em casa, num estúdio ou num local, exigirá um conjunto diferente de requisitos. Estes são essencialmente uma mistura de ambos os primeiros dois.
Temos apresentado mesas de mistura que utilizam o poder da Internet através de portas USB para lhe permitir mais opções. E, até mesmo uma secretária cuja especialidade era realmente gravar o que estava a ser tocado através dela.
Alguns das melhores mesas de mistura eram, como seria de esperar, mais caros do que outros. Carregam muitas funcionalidades, pelo que o custo obviamente sobe. Portanto, pode ser uma boa ideia estabelecer um orçamento, dar ou receber uma pequena percentagem, e depois ver o que se adequa.
A escolha do que é oferecido é ampla, mas todos eles são mesas de mistura de qualidade.
Conectividade
É importante certificar-se de que o modelo que escolhe é compatível com os seus dispositivos. Para tal, devemos dar uma vista de olhos às suas respectivas ligações e consultar as especificações do fabricante.
As ligações mais comuns numa mesa de mistura de DJ são RCA para linha e fono, e jack para microfone. Alguns modelos permitem-lhe ligar vários dispositivos a estas entradas e depois seleccionar entre os controlos se pretende utilizar linha ou fono. É também essencial verificar se tem uma ligação USB ou cartão SD, no caso de os acharmos interessantes.
Crossfader
O crossfader é um dos elementos mais característicos das mesas de DJ. É esse fader que é colocado horizontalmente entre os dois espaços de trabalho. A sua principal função é aumentar o volume de um dos sinais enquanto se diminui o outro. Isto permite uma transição suave entre o final e o início da música.
Entrada de microfones
Muitos DJs gostam de comunicar com o público durante os seus espectáculos. A forma mais fácil de o fazer é através de um microfone ligado à mesa de mistura. Se pretender utilizar também um microfone, deve certificar-se de que a mesa que escolher tem uma entrada de microfone. As ligações de microfone mais comuns são a tomada e a XLR.
Canais
É também importante tomar um momento para considerar este aspecto importante. Na maioria das vezes, uma mesa de DJ tem dois ou quatro canais, mais um canal extra para o microfone (se tiver um). Claro que também existem modelos com três canais, tais como o Numark acima mencionado, e mais de quatro.
Esta característica determinará o número de fontes sonoras que pode misturar ao mesmo tempo. Isto não deve ser confundido com o número de entradas na mesa. Alguns modelos permitem-lhe ter mais do que um dispositivo ligado por canal. No entanto, no topo dos potenciómetros temos um selector para escolher qual dos dispositivos queremos activar.
Efeitos
Os efeitos são também uma questão importante. Muitos DJs incluem frequentemente algum tipo de efeito nas suas misturas. Alguns modelos de consolas de mistura incluem um processador de efeitos incorporado. É importante reservar alguns momentos para verificar se estes são o tipo de efeitos que se procura. Os modelos mais básicos nem sempre incluem um módulo de efeitos.
Fonte de energia
Os decks DJ têm fichas AC que vão directamente para a tomada eléctrica, embora alguns modelos possam utilizar baterias recarregáveis, permitindo uma maior portabilidade e a capacidade de misturar sem a necessidade de uma fonte de energia directa. Tudo o que precisa de fazer é ligá-lo ao seu sistema de amplificação de som ou consola de gravação.
Marca e qualidade
Ninguém toca ao vivo ou no estúdio de gravação e tem o maior cuidado com botões e botões. Com toda a energia, excitação e adrenalina do momento, são necessários componentes que possam aguentar um pouco de abuso e até um pouco de suor e uma ou duas bebidas. Procure um bom fabricante que ofereça durabilidade, fiabilidade e uma boa garantia.
Utilizações especiais
Algumas mesas de mistura são muito simples e farão praticamente qualquer tipo de “DJing”, mas existem outros com outras características e aspectos especiais para tocar discos e muito mais.
Características adicionais
Para além dos botões, botões e controlos, pode procurar outras características não tão comuns em todos os modelos como filtros de passagem baixa e alta, uma interface de áudio interna, conectividade especial e muito mais.
Diferenças entre os mesas de DJ e os mesas de mistura ao vivo
Todos as mesas de mistura têm a função de combinar sinais, mas variam de acordo com as aplicações que lhes são dadas. As mesas de som ao vivo são utilizados para tocar em discotecas, discotecas e eventos ao vivo, pois combinam diferentes sinais e podem enviá-los para um grande número de amplificadores, buzinas e monitores. Os mixers de estúdio destinam-se a criar gravações por master output.
Mas, por sua vez, as mesas de mistura são essencialmente mesas de mistura ao vivo, mas o que as diferencia destas últimas é que permitem enviar a música para auscultadores e têm a capacidade de fazer transições rápidas e fáceis de uma fonte para outra.
Partes básicas das mesas de mistura DJ e ao Vivo
Ambos têm os mesmos componentes: canais estéreo, selector de entrada, controlo de ganho, EQ, e entrada de microfone. Estas são partes básicas, mas são cruciais para poder gravar ou tocar ao vivo. Os modelos ao vivo são notáveis por terem 2 a 6 canais estéreo para ligar vários dispositivos de entrada simultânea e para enviar os sinais para misturar.
As mesas de mistura de DJ têm uma entrada fono com equalização RIAA e todos os canais são dispostos verticalmente, com botões ou interruptores para seleccionar as entradas. Têm também equalizadores e faders de volume para cima e para baixo em diferentes partes da faixa, o que lhe permite remover o baixo de uma canção ao misturar duas faixas, para evitar o choque.
Existem modelos com botões separados para frequências baixas, médias e altas, assim como controlos de equilíbrio, unidades de efeitos externos e efeitos incorporados. É bom ter um interruptor que envia o sinal para os seus auscultadores para que possa ouvir antes de tocar para a audiência.