Melhor Motherboard Mini ITX | Comparativa Profissional
Qual é a Melhor Motherboard Mini ITX?
Melhor Motherboard Mini ITX: As melhores motherboards mini ITX são as que oferecem as melhores características e desempenho num pequeno factor de forma. São perfeitas para a construção de um PC pequeno para jogos. Existem algumas mini placas-mãe ITX diferentes no mercado.
Quando se trata de construir um PC potente e compacto, as mini ITX são o caminho a seguir. Estas placas de formato pequeno embalam um murro sério, e podem ser usadas para construir plataformas de jogo poderosas, estações de trabalho, e muito mais. Nesta análise, vamos dar uma vista de olhos a algumas das melhores motherboards mini ITX do mercado, desde as opções amigas da carteira até às placas topo de gama carregadas de características. Quer pretenda construir uma motherboard mini ITX de baixo custo ou um PC de gama alta, há uma mini placa mãe ITX nesta lista para si.
Veja a lista abaixo se quiser comprar rapidamente uma Motherboard Mini ITX dependendo do preço:
Tabela de Conteúdos
🏆 Melhores Motherboards Mini ITX
Motherboards Mini ITX: O Que são?
Os OEM de motherboards têm frequentemente de fazer escolhas difíceis quando concebem os seus produtos devido ao espaço limitado no PCB. Quanto menor for a plataforma, mais aguda é a questão, e os fabricantes de placas Mini-ITX geralmente precisam de fazer concessões para que tudo funcione. Alguns componentes menos importantes são inteiramente removidos, e menos condensadores acabam presos a peças como o controlador de áudio e o NIC.
Mini-ITX é uma configuração de motherboard compacta concebida para suportar computadores de custo relativamente baixo em espaços pequenos, tais como em automóveis, e dispositivos de rede.
O Mini-ITX é semelhante e retrocompatível com as placas-mãe anteriores, a Micro-ATX e a Flex-ATX, mas tem várias características que o distinguem. O Mini-ITX é muito pequeno, medindo 170 mm x 170 mm (6,75 polegadas x 6,75 polegadas). A fonte de alimentação é inferior a 100 watt s. Os processadores Mini-ITX são processadores x86 de ultra baixa potência que são soldados à motherboard e são arrefecidos apenas por um dissipador de calor em vez de um dissipador de calor e um ventilador. A ligação de vídeo, áudio e rede local (LAN) está integrada no Mini-ITX. Tem também duas portas universais de barramento serial ( USB ), uma porta serial e paralela, entrada e saída de áudio, e um slot Peripheral Component Interconnect ( PCI ) que pode suportar dois dispositivos com uma placa ascendente . Não existe interface de unidade de disquete, mas existe uma interface CD-ROM e DVD-ROM. Uma caixa (uma caixa Micro-ATX e Flex-ATX funcionará), memória, um disco rígido e uma fonte de alimentação completam um computador de baixo custo.
Veja também a nossa análise completa às melhores motherboards micro ATX.
Quais são as Vantagens das Motherboards Mini ITX?
Se ainda não está totalmente convencido do factor forma mITX, verifique os seguintes benefícios:
As motherboards mini ITX poupam muito espaço
É óbvio, mas é por vezes feroz quanto espaço se pode poupar com a construção de um Mini-ITX. Uma torre ATX gosta de medir 23 x 46 x 52 cm, enquanto que uma caixa Mini-ITX do mesmo fabricante (com espaço para uma fonte de alimentação de tamanho completo e uma GPU de jogo) vem frequentemente com dimensões na gama de 18 x 25 x 36 cm.
Para todos aqueles que têm pouco espaço e podem até querer colocar o seu PC na mesa do computador, por isso a solução perfeita.
Os sistemas Mini ITX são muito mais leves
Uma torre ATX totalmente carregada pode pesar rapidamente 20-25kg. Qualquer pessoa que já teve de usar tal peça com cuidado sabe que é menos divertido. Embora as construções Mini-ITX utilizem frequentemente as mesmas peças ao lado da placa-mãe, elas são consideravelmente mais leves devido ao chassis mais pequeno. Isto torna muito mais fácil de lidar e mover o PC. Ergo perfeito para festas LAN.
O factor de coolness
É inegável como é fixe quando um pequeno PC ITX tem tanta potência debaixo da capota como um sistema maior. Um Mini-ITX bem concebido é como um Mazda afinado que pode vencer um supercarro europeu.
Veja também a nossa análise às melhores motherboards ATX.
As desvantagens das placas-mãe ITX
Onde há luz, também há sombra. De facto, as placas-mãe Mini ITX têm mais desvantagens do que vantagens, mas a maioria de vós já sabe isso. Para todos os outros, os “perigos” das placas-mãe pequenas estão aqui listados.
Para quem não são recomendadas as placas-mãe Mini ITX?
Na realidade, só recomendamos placas-mãe ITX compactas a aficionados de PC experientes, especialmente porque a montagem é mais difícil.
Nem todas as placas gráficas encaixam
Menos uma limitação para a placa-mãe ITX, mas para a escolha do sua torre. Um estojo mais pequeno significa que tem de escolher cuidadosamente a sua placa gráfica ao construir o seu PC de jogo compacto. As placas de topo de gama extra-longas da NVIDIA e da ATI podem não caber em algumas caixas Mini-ITX – mesmo aquelas concebidas especificamente para compatibilidade com construções de jogos.
Felizmente, existem cada vez mais pequenas e mais curtas placas topo de gama com PCBs e refrigeradores compactos especificamente para chassis e placas-mãe Mini-ITX.
Menos flexibilidade
As placas-mãe Mini-ITX têm quase literalmente de cortar os cantos. Para poupar espaço, existe aqui apenas um slot de placa PCIe, o que significa que não são possíveis configurações multi-GPU (embora as configurações multi-GPU dificilmente façam sentido hoje em dia).
Além disso, também tem menos flexibilidade com RAM devido a apenas duas ranhuras. Para obter uma potente configuração de armazenamento de 16GB ou 32GB, terá de pagar por DIMMs mais caros e de alta capacidade.
Para além disso, existem restrições de espaço de armazenamento. A maioria das caixas Mini-ITX pode acomodar pelo menos um disco rígido de 3,5 polegadas e um SSD de 2,5 polegadas que satisfaz as necessidades da maioria dos jogadores. No entanto, se for para ser mais, muitas vezes apenas uma solução externa permanece como opção.
As mini placas-mãe ITX com as mesmas características são muitas vezes ainda mais caras do que, por exemplo, as variantes micro-ATX ou ATX.
Menos espaço significa mais calor
As construções de jogos Mini-ITX funcionam sempre ligeiramente mais quentes do que sistemas maiores (equivalentes) devido à sua concepção. Devido ao espaço mais apertado, o calor concentra-se mais rapidamente. Também é muito complicado acrescentar ventiladores adicionais: a área de montagem para entrada e saída de ar é limitada.
Além disso, há menos espaço vertical para os grandes refrigeradores de CPU. Como resultado, os overclockers são limitados e provavelmente conduzem melhor com uma construção maior. No entanto, o arrefecimento a água com uma combinação pequena de refrigerador/ventilador é uma opção.
Melhor Motherboard Mini ITX
➤ Gigabyte Z690I Aorus Ultra DDR4
Com o emocionante lançamento das novas CPUs do 12º Gen Alder Lake, os utilizadores estão também ansiosos pelas placas-mãe Z690. Contudo, quando se trata do factor de forma Mini ITX, uma das melhores opções é o Gigabyte Z690I Aorus Ultra DDR4.
Tem um respeitável sistema de alimentação 10+2+1 com um nível de potência de 105A. Isto é mais do que suficiente para obter o melhor desempenho de qualquer CPU de 12ª geração, mesmo um 12900K. No entanto, para dissipar o calor gerado por isso, esta placa-mãe tem também um dissipador de calor prolongado com barbatanas grossas e protectores térmicos.
Em termos de conectividade, obtém-se tudo o que se pode pedir: PCIe 5.0, Dual NVMe PCIe 4.0 x4 M.2, USB 3.2 Gen 2×2 Type-C e muito mais. Além disso, não verá qualquer atraso na sua jogabilidade, graças à porta Ethernet intel WiFi 6 e 2.5G.
Embora a falta de suporte DDR5 seja uma desilusão, tem a opção de empurrar as suas memórias DDR4 até 5333MHz, o que é impressionante no entanto. Na situação actual, a disponibilidade do kit de memória DDR5 é escassa neste momento, pelo que muitos utilizadores estão a aderir ao DDR4 de qualquer forma, por enquanto. Se for um deles, esta placa-mãe pode ser uma boa escolha.
Em suma, a Gigabyte Z690I Aorus Ultra DDR4 é uma excelente placa-mãe MINI ITX Z690 para executar a sua CPU da 12ª geração. Se puder ignorar a falta de suporte DDR5, então é uma escolha perfeita para uma construção SFF da Intel.
- Qualidade de construção durável e profissional.
- Áudio de alta qualidade.
- Desenho elegante e vibrante.
- Não oferece suporte DDR5 como a maioria das placas-mãe Z690.
➤ Asus ROG Strix B550-I Gaming
No mercado dos jogos, é bastante seguro dizer que ROG é uma das maiores marcas do planeta, e além disso, é incrível pensar que este movimento foi iniciado há apenas ~14 anos com a plataforma Crosshair na AM2. Desde então, a ASUS já enviou mais de 500 milhões de motherboards através de oito gerações em chipsets AMD e doze em chipsets Intel.
Outra grande placa-mãe B550 é a Asus ROG Strix B550-I Gaming. Embora não seja tão boa como a MSI MPG B550I Gaming Edge WiFi em alguns aspectos, continua a ser uma excelente placa-mãe em geral.
Primeiro vem o sistema de alimentação: tem 8+2 fases de potência DrMOS, perfazendo um total de 10 fases, juntamente com bloqueadores de liga de alta qualidade e condensadores duráveis. Isto fornece energia limpa e fiável para que a sua CPU funcione sem problemas. Para refrigeração, tem também dissipadores de calor VRM e PCH, assegurando uma sólida capacidade de refrigeração passiva para manter tudo a funcionar suavemente.
Quando se trata de áudio, vai encontrar-se imerso na acção do jogo com áudio de alta-fidelidade do codec SupremeFX S1220A. Esta placa mãe também vem com a tecnologia de cancelamento de ruído Asus AI que lhe permite comunicar claramente com os jogadores da sua equipa, mesmo com ruídos altos em segundo plano.
Tudo considerado, a motherboard Asus ROG Strix B550-I Gaming é uma escolha sólida para uma placa mãe Mini ITX para a sua construção AMD SFF. Embora seja um pouco cara para uma placa-mãe B550, funcionará sem problemas e sem complicações a longo prazo.
O único slot PCIe x16 nesta motherboard mITX suporta o Gen 4.0 através das pistas da CPU. Estas faixas são também expressas para armazenamento através do slot M.2_1. O armazenamento M.2 é expandido para a parte posterior da placa-mãe através das pistas do chipset, operando em PCIe 3.0 com M.2_2 suportando soluções NVMe e SATA e SATA 6Gb/s ramificando-se também com quatro portas.
A rede é controlada pelo cada vez mais popular chip Intel i225-V 2.5Gbe ethernet, enquanto que o Wi-Fi é suportado pelo módulo Intel AX200 Wi-Fi 6 que também suporta Bluetooth 5.1.
Encerramos com áudio SupremeFX no B550i Gaming alimentado pelo S1220A CODEC,32Bit/192KHz com Dual OP Amps suportando o sentido de impedância; 120dB SNR na reprodução e 113dB SNR para gravação.
- Elevada capacidade de arrefecimento passivo
- O Asus Aura Sync é fácil de usar e intuitivo.
- Tecnologia de cancelamento de áudio e ruído de alta qualidade.
- Nada de negativo a apontar.
➤ Gigabyte X570 I Aorus Pro WiFi
A Gigabyte X570-I Aorus Pro Wi-Fi é uma motherboard Mini-ITX compacta, feita para construções de pequenos factores de forma, capaz de manusear desde um HTPC até uma plataforma de jogo completa, dependendo do hardware instalado. Inclui dois slots M.2, suporte rápido de RAM, bem como uma porta USB 3.1 Gen 2 Type-C na parte de trás, rivalizando com algumas alternativas ATX de tamanho completo.
X570 é o mais avançado e actualizado chipset disponível para os utilizadores da AMD neste momento. Oferece o melhor de tudo: VMRs sólidos, dissipadores de calor de alta resistência e E/S extensivas. No entanto, dentro dessa linha de placas-mãe, o melhor no formato Mini ITX é o Gigabyte X570 I Aorus Pro WiFi.
Cada polegada importa numa torre SFF, por isso as suas opções são limitadas quando se trata de arrefecimento. Como resultado disto, precisa de uma placa-mãe com boa capacidade de refrigeração. O Gigabyte X570 I Aorus Pro WiFi também ganha a este respeito. Com um dissipador de calor prolongado e um ventilador de chipset incorporado, irá assegurar um funcionamento suave e fresco.
Quando se trata de design, ostenta um aspecto elegante e futurista com a gravação em metal da águia do gigabyte ao lado do ventilador do chipset. A qualidade de construção também é durável e deve durar anos sem contratempos.
Como outras placas X570, a Gigabyte Aorus X570-I Aorus Pro Wi-Fi suporta ambos os processadores Ryzen 2000 e Ryzen 3000 series e inclui quatro portas SATA, dois slots PCIe 4.0 x4 M.2 na parte de trás. Os seus dois slots DIMM são capazes de suportar até 64GB de RAM DDR4, com velocidades de overclock até um rápido DDR4 4400 MHz. Para rede e áudio, encontramos um Intel GbE NIC e um codec de áudio Realtek ALC1220-VB que corre 7.1 surround.
Em suma, a Gigabyte X570 I Aorus Pro WiFi é uma sólida motherboard X570 Mini ITX. Inclui todas as características de que necessitaria com algumas empilhadas premium no topo. Se pretende construir um poderoso PC AMD SFF, fique definitivamente atento a este!
- Impressionante desenho VRM Infineon de 8 fases.
- Design de vanguarda.
- Ventilador de chipset integrado.
- Pode estar fora do orçamento para a maioria dos utilizadores.
➤ ASUS ROG Strix Z590-I Gaming WiFi
Se ainda não faz parte da base de utilizadores da 12ª geração, uma boa placa Z590 será a escolha certa para si. Uma vez que a maioria das pessoas tem os olhos postos nas placas-mãe Z690, as Z590s estão disponíveis a um preço muito mais razoável do que antes e também têm um inventário estável.
Esta placa mãe tem 8+2 estágios de potência com um conector de potência ProCool II, juntamente com bobinas de choque de liga de alta qualidade e condensadores duráveis, tudo colocado numa robusta placa de circuito impresso de 10 camadas. Para arrefecimento, tem dissipadores de calor estendidos de três andares no VRM, M.2 SSD, e I/O. O que o distingue do resto do pacote é que também tem um ventilador de chipset integrado e um tubo de calor.
Também vem com algumas ferramentas de IA pré-instaladas para overclocking, arrefecimento, ligação em rede e cancelamento bidireccional de ruído. Embora a maioria dos utilizadores os tenham rotulado como engenhocas, podem ser úteis em alguns casos de utilização e estão, no entanto, disponíveis.
A Z590-I Gaming Wi-Fi segue a ética do design dos produtos ROG com actualizações óbvias para melhor se adequar ao novo ano – e, claro, a entrada oficial da Intel na interface PCIe 4.0 activada. Nada está fora de lugar aqui com a placa medida como as suas dimensões padrão SFF / Mini-ITX. Repare na solução de arrefecimento, embora funcionando numa configuração C, ligada a um único tubo de aquecimento.
Em conclusão, a ASUS ROG Strix Z590-I Gaming WiFi é uma excelente motherboard Z590. É perfeita para aquela demografia de utilizadores que não querem actualizar para a 12ª geração mas querem levar as suas CPUs da 10ª ou 11ª geração aos seus limites absolutos, e tem também todas as outras características que se esperaria de um utilizador fluido e fiável. experiência.
- PCB secundários inovadores.
- Conjunto de características bem estruturado.
- BIOS fácil de usar.
- Preço competitivo.
- O PCB secundário poderia alojar mais hardware, e complica um pouco a instalação da unidade M.2.
- Sem porta S/PDIF ou áudio 7.1.
➤ MSI MPG B550I Gaming Edge WiFi
A MSI B550I Gaming Edge Wi-Fi sem RGB é uma opção viável para quem procura uma minúscula placa-mãe baseada em B550. Mas existem alternativas com características semelhantes, melhor fornecimento de energia e iluminação RGB disponível por cerca do mesmo preço.
Para aqueles que gostam das características oferecidas pelas placas-mãe com chipset X570 mas que as encontram fora do seu orçamento, o chipset B550 pode ser uma alternativa de grande valor. É capaz de funcionar com CPUs AMD de terceira e quinta geração, bem como com a X570, sem abrir um buraco na sua carteira.
A MSI B550I Gaming Edge Wi-Fi é uma placa mãe Mini ITX baseada em torno do conjunto de fichas B550 de gama média. É uma motherboard com VRMs capazes (mas não os melhores), vários slots M.2, Wi-Fi integrado, quatro portas SATA, e seis portas USB na IO traseira. Continue a ler à medida que pesquisarmos o desempenho e as características para dar corpo às diferenças entre esta e outras placas de tamanho B550 Mini-ITX e ver se é uma opção digna neste campo de gama média compacta.
Primeiro, falemos de potência. Tem um sistema de alimentação de 8+2+1 fase 60A de alta capacidade. Isto asseguraria uma energia limpa e estável para o seu precioso CPU, e também tem algum potencial para overclocking. Quando se trata de refrigeração, tem um dissipador de calor prolongado, placa mãe MOSFET, tampas de alumínio para M.2 SSDs, e um ventilador de chipset integrado.
Também suporta RAID 0, RAID 1, RAID 10 para dispositivos de armazenamento SATA; e RAID 0 e RAID 1 para M.2 NVMe SSDs. Isto torna-a uma opção especialmente atractiva se se pretender construir um sistema NAS com ela.
A B550I Gaming Edge Wi-Fi não inclui iluminação RGB a bordo, mas tem uma cabeça de 3 pinos para aqueles que não podem viver sem ela e trará a sua própria. No geral, é um quadro negro furtivo que se encaixa na maioria dos temas de construção.
Uma vez que se trata de um quadro compacto Mini ITX, vamos começar a visita no topo e dar a volta no sentido dos ponteiros do relógio, cobrindo todos os detalhes. No canto superior esquerdo encontra-se um único conector EPS de 8 pinos que envia energia para os VRMs. À sua direita, acima do suporte de montagem, encontra-se um conjunto de quatro LEDs de depuração.
Os LEDs de depuração ligam-se e desligam-se durante o processo de POST. Se houver um problema com alguma das quatro áreas (CPU, DRAM, VGA ou Boot), esse LED ficará aceso, informando o utilizador onde o POST é pendurado. O LED de depuração é uma ferramenta valiosa para a resolução de problemas, especialmente sem o visor de depuração de 2 caracteres frequentemente encontrado em placas maiores.
A extremidade da extrema-direita ostenta as duas ranhuras de DIMMs de um só lado que são capazes de suportar 64GB de RAM com velocidades listadas até DDR4 4600+. À direita estão dois (de três) cabeçalhos de 4 pinos de ventoinha. Os cabeçalhos da CPU e da Bomba produzem 2A/24W e 3A/36W respectivamente, o que deve suportar facilmente um par de ventiladores e a maioria das bombas. Abaixo destes cabeçalhos está o conector ATX de 24 pinos, enquanto abaixo estão quatro portas SATA orientadas verticalmente (que suportam RAID0, 1, e 10). Por baixo destas portas encontra-se um painel frontal USB 3.2 Gen 2 Type-C header e um USB 3.2 Gen 1 header.
Na parte inferior da motherboard, vemos alguns cabeçalhos juntamente com um único slot PCIe 4.0 (x16) de comprimento total. Os cabeçalhos nesta área são para o painel frontal (áudio e botões) e portas USB 2.0 adicionais. Escondida sob o dissipador de calor e ventilador do chipset, está a primeira tomada M.2. Esta tomada suporta tanto módulos baseados em PCIe como SATA, até 80mm. O segundo socket M.2 esconde-se na parte de trás da placa mãe. Os slots M.2 suportam RAID0 e RAID1 em unidades NVMe.
A a MSI MPG B550I Gaming Edge WiFi é uma impressionante placa mãe B550 cheia de valor. Embora não seja adequada para CPUs topo de gama como 5900x e 5950x, funcionará perfeitamente com a sua 3700x ou 5600x com algum espaço para overclocking também.
- Adequado para sistema de armazenamento conectado à rede graças ao suporte RAID.
- Ideal para construções furtivas.
- Qualidade de construção superior e durável.
- Nada de negativo a apontar.
➤ MSI MEG Z490I Unify
Para além das suas placas-mãe com plataforma AMD, a MSI também oferece algumas placas-mãe concebidas para processadores Intel que oferecem um desempenho muito semelhante, ou até melhor em alguns casos.
Se optar por um processador Intel topo de gama, esta mini-portadora ITX pode ser uma óptima opção. Com esta motherboard Z490, obtém-se a tomada LGA 1200, o que a torna uma óptima opção para a 10ª geração de processadores Intel. Infelizmente, ao contrário da AMD, esta placa-mãe Intel não suporta PCI-E gen 4 para GPUs ou SSDs.
Sendo o suporte de memória uma placa dupla DIMM significa que a sua memória máxima suportada será estritamente baseada na densidade dos dois DIMMS que podem ser instalados. Contudo, sendo 1DPC significa que podemos ver facilmente mais de 5000MHz ou MT/s como não tendo uma ranhura extra pendurada na extremidade, tornará a placa mais capaz. No entanto, tenha em mente que deve ter DIMMs capazes e um bom IMC se estiver a tentar empurrar as coisas para esse nível.
O I/O, embora possa ser limitado devido ao espaço PCB numa placa tão pequena, é bastante bom com uma única porta Thunderbolt 3 capaz de até 40Gb, suportando também USB 3.2 Gen 2 10Gb uma vez que o TB3 ainda não é tão amplamente utilizado como o USB. O Z490I Unify também tinha uma rede com 2.5Gb Wired e Wi-Fi AX para assegurar a conectividade de alta velocidade.
O VRM no Z490I Unify é bastante robusto em oito fases de alimentação 90A para alimentar o CPU, e verificá-los-emos quando rasgarmos a placa para inspecção.
Falando de SSD, encontrará dois slots M.2, 4 portas SATA3, e dois slots DIMM que podem levar até 64GB de RAM a 5000MHz. Esta motherboard MSI oferece uma vasta gama de portas de entrada e saída, incluindo Thunderbolt 3, USB Type-C, Type-A, WiFi 6, Bluetooth 5, 2.5G Ethernet, HDMI, DisplayPort, e portas de áudio. Como se viu com as AMD’s, esta placa mãe MSI de plataforma Intel-platform também vem com uma garantia de 3 anos.
- Excelente selecção de portos.
- Quantidade decente de opções de armazenamento.
- Ideal para os mais recentes processadores Intel.
- Nada de negativo a apontar.
➤ Gigabyte Z490I AORUS Ultra
A marca AORUS cresceu tremendamente ao longo dos últimos anos. Abrange agora muitas placas-mãe que a GIGABYTE produz com a plataforma Ultra Durable que agora manuseia plataformas “criadoras” e profissionais. Isto posiciona a GIGABYTE para melhor assumir plataformas de fornecedores concorrentes como a ROG da ASUS no mercado dos jogos.
Tal como a MSI, a Gigabyte também oferece algumas motherboards concebidas para a plataforma Intel, ao mesmo tempo que oferece características semelhantes a outras placas-mãe AMD.
Começando com as especificações, a AORUS é construído sobre a plataforma Intel Z490 que suporta processadores Intel de 10ª geração que incluem as séries Core juntamente com Pentium e Celeron.
O suporte para memória começa com JEDEC DDR4 2133 até 2933, a partir daí empurramos para o que é tecnicamente overclocking com DDR4 3000 até 5000. A placa é capaz de dois canais e suporta XMP com uma lista completa de memória suportada disponível online.
Com esta motherboard Gigabyte Z490I Aorus Ultra mini ITX, obtém-se quase tudo o que se espera de uma opção tão premium. Começando pela sua compatibilidade, esta placa-mãe Gigabyte Z490 mini ITX utiliza a tomada LGA 1200 para utilizar com ela os processadores Intel de última geração da 10ª geração. No entanto, deve optar pela AMD se quiser suporte PCI-E gen 4.
Passando a outras opções de conectividade, obtém dois slots de memória até 5000MHz 64GB de memória, 2 slots SSD M.2, e 4 conectores SATA3 com esta placa-mãe compacta. Também tem várias outras portas tais como USB Type-C, Type-A, WiFi 6, Bluetooth 5, 2.5G Ethernet, HDMI, DisplayPort, e portas de áudio, tornando-a uma placa-mãe bastante útil.
O AORUS Ultra suporta vídeo onboard sobre DisplayPort e HDMI com uma resolução máxima de 4K60, memória de vídeo partilhada pode ser ajustada de 32 a 512MB. O áudio é controlado pelo Realtek ALC1220 com suporte para DTS X Ultra e configurações de 2 canais a 7.1.
A conectividade em rede para o AORUS Ultra é dividida entre o controlador Intel i225 2.5Gbe e Wi-Fi sobre a solução baseada em Intel AX201 CNVi.
A interface de armazenamento inclui dois slots m.2 que suportam soluções de factor de forma 2280. A ranhura na frente da placa-mãe suporta tanto soluções SATA como NVMe, enquanto que a ranhura montada na traseira suporta apenas NVMe.
O armazenamento portátil pode ser ligado a qualquer uma de uma série de portas USB. A AORUS suporta USB 2.0 através de duas portas na parte traseira e quatro internamente e USB 3.2 com quatro portas na parte traseira e duas internamente. O USB 3.2 Gen 2 está disponível através de um único tipo C e tipo A localizado na E/S posterior.
- Funciona com os mais recentes processadores Intel da 10ª Geração.
- Opções de conectividade de rede de alta velocidade.
- Ideal para overclock de CPU e RAM.
- Não suporta PCI-E de 4ª Geração.
➤ ASRock B550M-ITX/AC
Se tiver um orçamento apertado, deve considerar Asrock como a maioria dos seus componentes informáticos, incluindo esta mini placa mãe ITX, são bastante acessíveis.
Os que têm um orçamento apertado podem optar pela placa-mãe Asrock B550M mini ITX, que é bastante acessível. Mesmo com o seu preço, obtém o mais recente chipset B550, tomada AM4, e suporte para processadores AMD 2000 a AMD 5000, o que a torna muito versátil. Também obtém suporte para overclocking, bem como PCI-E gen 4 nesta placa-mãe.
Para uma oferta orçamental, as opções de conectividade desta motherboard são bastante decentes, o que inclui até 64GB de 4733MHz de RAM através dos seus dois slots DIMM, um slot M.2 SSD, 4 slots SATA3, USB Type-C, Type-A, WiFi 5, Bluetooth 4.2, Ethernet, HDMI, DisplayPort, bem como portas de áudio. Mas como é uma opção tão acessível, recebe apenas um ano de garantia.
À primeira vista, quase não há vestígios de elementos de iluminação RGB que possam ser vistos no Z490I AORUS ULTRA. Os fãs do RGB podem não gostar da direcção do design actual, mas como eu próprio nunca sou realmente fã de iluminações RGB, estamos muito mais inclinados para o novo design minimalista.
Em termos de design, o Z490I AORUS ULTRA parece muito semelhante ao X570 I AORUS PRO WIFI, que tem um esquema de cor muito mais escuro em comparação com o Z390 I AORUS PRO WIFI. O dissipador de calor VRM também parece ser ligeiramente mais carnudo e ligado por um único tubo de calor de 8mm para distribuir o calor pelos três dissipadores de calor. É triste ver que não foram com o mesmo ventilador de arrefecimento para o dissipador de calor, tal como o do X570 I AORUS PRO WIFI.
Olhando para o design do dissipador de calor, podemos ver que estes dissipadores estão basicamente a partilhar a “carga” através do tubo de calor de 8mm que liga todos estes dissipadores de calor juntos. O dissipador de calor não vem com o dissipador de calor tipo aletas de alumínio nas placas AORUS de gama alta, mas pelo menos não se limitaram a colocar blocos ou pedaços de blocos de alumínio nos componentes.
- Excelente relação preço qualidade.
- Suporta os mais recentes processadores AMD e PCI-E gen 4.
- Opções de conectividade decentes.
- Apenas um período de garantia de 1 ano.
➤ Gigabyte A520I AC
Gigabyte pode ser outra opção viável se estiver à procura de componentes informáticos para o seu próximo sistema, incluindo a sua mini placa mãe de orçamento ITX.
Esta motherboard Gigabyte A520I AC mini ITX está presente na 3ª posição neste artigo, pois pode ser uma óptima opção para compradores de orçamento. Sendo aqui uma das motherboard MINI ITX mais baratas, obtém o chipset A520 com esta placa-mãe AM4 que não suporta overclocking. Felizmente, ainda pode utilizar uma vasta gama de processadores desde a série AMD Ryzen 2000 até à série 5000.
Ao contrário de outras opções de motherboards baratas, os seus dois slots de memória podem funcionar com até 64GB de RAM a 5100MHz. Por ser uma mini-pacote ITX bastante económica, falta-lhe um pouco em termos de opções de conectividade, uma vez que só se obtém USB Type-A, WiFi 5, Bluetooth 4.2, Ethernet, dual HDMI, DisplayPort, e portas de áudio.
- Uma placa-mãe bastante acessível.
- Suporta velocidades de memória decentes.
- Ligar facilmente múltiplos ecrãs.
- Falta de suporte de overclocking.
➤ Gigabyte X570 I AORUS Pro Wi-Fi
Além das suas ofertas high-end Intel, a Gigabyte também oferece algumas motherboard alta gama concebidas para a plataforma AMD, como esta com um factor de forma compacto.
A motherboard Gigabyte ITX X570 I Aorus Pro mini é uma opção muito rica em características para muitos. Como o nome sugere, obtém-se o chipset AMD X570 com esta mini placa-mãe ITX. Esta é combinada com a tomada AM4, permitindo-lhe utilizar o processador AMD Ryzen 2000 a 5000. Também obtém um excelente suporte GPU e SSD graças à tecnologia PCI-E gen 4.0 suportada por esta placa.
Sendo uma placa-mãe bastante topo de gama da Gigabyte, pode encontrar uma vasta gama de entradas e saídas, bem como portas de conectividade como as suas ranhuras de memória para 5100MHz 64GB RAM, duas ranhuras M.2 SSD, 4 portas SATA3, USB tipo C, tipo A, WiFi 6, Bluetooth 5, 2.5G Ethernet, dual HDMI, DisplayPort e portas de áudio.
- Opções extensivas de conectividade.
- Opção viável para processadores Ryzen de topo de gama.
- Funciona com os mais recentes dispositivos do PCI-E gen 4.
- Apenas Gigabit Ethernet.
➤ ASUS ROG Strix X570-I Gaming
A Asus também oferece motherboards mini ITX de gama alta mas compacta que podem ser ideais para utilização numa estação de trabalho e outras aplicações onde é necessário opções versáteis de conectividade.
Esta placa mãe Asus Rog Strix X570-I Gaming mini ITX é uma das mais poderosas opções listadas aqui. Graças à sua tomada AM4 e chipset X570, pode esperar que esta placa funcione com os processadores AMD Ryzen série 2000 a 5000 processadores AMD. Como a maioria das outras placas AMD modernas, esta também oferece suporte PCI-E gen 4 para as suas SSDs e GPUs.
A Asus também incluiu uma vasta gama de opções de conectividade, tais como dois slots DIMM para até 64GB de 4800MHz RAM, dois slots M.2, 4 portas SATA3 para hdDs, USB Type-C, Type-A, WiFi 6, Bluetooth 5, ethernet, portas HDMI, DisplayPort e áudio. E porque é uma motherboard Asus de gama alta, também recebe uma longa garantia de 3 anos.
- Ideal para utilização Desktop.
- Excelente desempenho de overclocking.
- Múltiplas opções de iluminação RGB.
- Preço um pouco elevado.
Guia de Compra de Motherboards Mini ITX
A motherboard do seu computador pode ser vista como o núcleo central para ligar o resto dos componentes. Por isso, é muito importante certificar-se de que tem todas as opções de conectividade de que necessita.
Isto torna-se ainda mais importante se optar por algo pequeno e compacto como as melhores mini placas-mãe ITX descritas acima. Uma vez que foram mencionadas com as suas principais características e opções, escolher a que mais lhe convém deve ser bastante fácil. Mas, se quiser conhecer todos os detalhes, basta percorrer este guia de compras detalhado das melhores motherboard mini ITX:
Tomada
A tomada da CPU na sua placa mãe é responsável por manter o processador e comunicar com ele. Mas, esta tomada só funcionará quando a placa-mãe do seu computador tiver a mesma tomada que a placa-mãe.
Por conseguinte, é muito importante que as tomadas sejam compatíveis. Algumas das tomadas comuns que encontrará nos processadores de computadores modernos incluem a tomada AM4 para processadores AMD e motherboards, bem como a tomada LGA 1200 para processadores Intel e placas-mãe.
Chipset
Outro factor a considerar para garantir a obtenção de uma placa-mãe compatível com o processador do seu computador. Mesmo que a sua placa-mãe e CPU tenham o mesmo tipo de socket, podem não ser compatíveis uma com a outra se a CPU não for suportada pelo chipset da sua placa-mãe. Enquanto alguns chipsets podem não funcionar de todo, outros podem ser limitados em termos das características que obtém.
Olhando para as placas-mãe AMD, alguns dos chipsets populares que encontrará incluem opções de orçamento como B450 e A520, opções de gama média como B550, e opções de gama alta como X570 que proporcionam todo o desempenho que esperaria. Falando da Intel, concentra-se principalmente no seu chipset topo de gama Z490 que se encontra principalmente em placas-mãe topo de gama, incluindo a mini ITX mencionada acima.
Suporte de memória
Quer obtenha um processador topo de gama ou um processador de gama média, é igualmente importante ter uma quantidade decente de RAM no seu computador. Isto assegura que pode utilizá-la para todos os tipos de usos multitarefa. Sendo pequenas e compactas, a maioria das placas-mãe ITX estão equipadas com 2 slots de memória no total.
Felizmente, estas ainda podem ocupar até 64GB de RAM no máximo na maioria das torres. Outro factor a considerar ao comprar uma placa-mãe é a velocidade máxima da RAM suportada por ela. A maioria dos processadores modernos, incluindo os da AMD e Intel, podem beneficiar de uma RAM mais rápida. Portanto, muitas placas-mãe suportam velocidades de memória elevadas, tais como 3600 MHz, 4000 MHz, 4400 MHz, etc.
PCI-E e slots de expansão
Mesmo que falte um pouco uma placa-mãe ITX em termos de opções de conectividade e conectores de expansão, ainda assim, gostaria de ter pelo menos uma para a placa gráfica do seu computador. Felizmente, todas as placas-mãe ITX, incluindo as várias opções listadas nesta lista, têm um slot 16x PCI-E. Pode utilizá-la para instalar facilmente uma placa gráfica de tamanho normal, que pode ser muito útil se estiver a construir um PC de jogo compacto.
Opções de armazenamento
Embora uma motherboard ITX não seja a melhor para instalar múltiplas placas de expansão, ainda é possível ter várias opções de armazenamento. Isto inclui tanto opções de armazenamento a alta velocidade como a granel. Embora sejam bastante compactas, muitas mini placas-mãe ITX estão equipadas com dois slots M.2, o que lhe permite ter bastante armazenamento rápido SSD. Também pode encontrar 4 ou 6 portas SATA3 para ligar os discos rígidos tradicionais.
Portas e conectividade
Para além dos vários componentes internos do seu computador, também vai querer ligar vários dispositivos de entrada e saída ao seu computador, tais como rato, teclado, monitor, altifalantes, webcam, etc.
Assim, é muito importante ter múltiplas portas na parte de trás da sua motherboard como USB Type-C, Type-A, HDMI, DisplayPort, Ethernet, PS2, portas de áudio e várias outras. Uma vez que as mini placas-mãe ITX são também utilizadas para fazer HVC, muitas delas incluem também conectividade WiFi e Bluetooth para facilitar a sua utilização.
BIOS
Mesmo que a BIOS da sua placa mãe MINI ITX seja um componente de software e não um componente de hardware, é muito importante verificá-la. É sempre recomendável obter uma placa-mãe que receba actualizações regulares da BIOS. Isto porque uma actualização da BIOS pode oferecer vários benefícios, tais como melhor estabilidade do sistema, maior desempenho da CPU, adição de características da placa-mãe, e aplicação de patches de segurança à sua placa-mãe e ao seu chipset.
Garantia
Qualquer motherboard que venha com uma garantia padrão de 3 anos irá muito provavelmente durar muito tempo. Mesmo que não seja este o caso, ainda se pode esperar que se mantenha funcional durante muito tempo, uma vez que a maioria dos componentes oferece a mesma funcionalidade mesmo após vários anos sem qualquer degradação do desempenho.
Perguntas Frequentes acerca de Motherboards Mini ITX
O que é uma motherboard mini ITX?
As mini placas-mãe ITX são unidades de integração especialmente pequenas que não excedem o tamanho de uma palma de cerca de 7 polegadas x 7 polegadas. As mini ITX destinam-se a construções compactas de PC, e não recomendamos a compra de uma mini ITX para overclocking sem verificar se a sua construção pode acomodá-la.
O Mini ITX é o mesmo que o ITX?
O Mini ITX é por vezes referido como ITX. Portanto, não há necessidade de confundir entre os dois.
Será que as PC Builds de Mini ITX valem a pena?
As builds de Mini ITX são perfeitas para fins oficiais e educacionais. É preciso ter a certeza sobre as características da placa-mãe antes de fazer overclocking para jogos. Verifique primeiro as opções de conectividade do ecrã, capacidade de dissipação de calor, e largura de banda máxima da rede.
Em que torres caberá uma mini placa-mãe ITX?
Uma miniplaca mãe ITX pode ser configurada em qualquer caso maior que a própria placa-mãe ITX. Pode mesmo adicionar a placa-mãe ITX dentro de uma caixa ATX. Mas para proteger os seus componentes de hardware de sujidade desnecessária, é melhor obter uma caixa de tamanho semelhante.
O que é uma vantagem das Mini-ITX?
Uma motherboard mini ITX é muitas vezes muito mais leve do que um PC de jogos de torre completa ou de torre média. Isto torna a movimentação da caixa muito mais fácil e permite um transporte mais fácil do seu computador. Finalmente, existe o custo de uma construção ITX.
Os torres Mini-ITX sobreaquecem?
A única vez que sobreaqueceriam é se não fizer a sua pesquisa e construir adequadamente. A dissipação térmica no design moderno de caixas de PC é bastante grande, por isso são feitas especificamente para não sobreaquecer.
Uma motherboard Mini-ITX é boa para jogar?
Uma mini ITX é uma óptima opção para jogadores que queiram construir um PC de jogo de formato pequeno. As mini placas-mãe ITX são muito mais pequenas do que as tradicionais motherboards ATX, e oferecem uma série de benefícios para os jogadores.
Quando foi criado a Mini-ITX?
Mini-ITX é um factor de forma da motherboard concebido para produzir computadores mais pequenos e mais silenciosos do que os típicos computadores de secretária e torres. A norma Mini-ITX foi criada em 2001 pela VIA Technologies.
Pode uma motherboard Mini-ITX caber numa torre ATX?
Embora a Mini-ITX não faça parte da norma ATX, é compatível com a ATX, o que basicamente significa apenas que os orifícios de montagem estão no mesmo local. Vai funcionar bem nesse caso, e a GPU ainda vai caber, a única grande diferença entre um mITX e um ATX é que o mITX cabe num estojo ITX.
O Mini-ITX é melhor do que o Micro-ATX?
As vantagens do Micro-ATX é que estas motherboards encaixam em torres de factores de forma mais pequenos, se necessário. As Mini-ITX são placas-mãe ainda mais pequenas com um comprimento e altura mais curtos do que as placas-mãe microATX e as motherboards standard. Os microITXs têm normalmente apenas uma pista de PCIe e são compatíveis com muito mais caixas de factores de forma pequenos.