Melhor Motherboard ATX | Comparativa Profissional
Qual é a Melhor Motherboard ATX?
Melhor Motherboard ATX: Existem muitas placas-mãe ATX diferentes no mercado, e pode ser difícil decidir qual delas é a mais adequada para si. É por isso que elaborámos uma lista das melhores placas-mãe ATX do mercado, para o ajudar a fazer a escolha certa para as suas necessidades. Quer esteja à procura da melhor motherboard de gaming ou da melhor placa-mãe ao melhor preço, nós estamos cá para ajudar.
Veja a lista abaixo se quiser comprar rapidamente uma Motherboard ATX dependendo do preço:
Tabela de Conteúdos
🏆 Melhores Motherboards ATX
Antes de comprar
Antes de ir em frente e comprometer-se a comprar uma motherboard ATX, é sensato aprender mais sobre o que é. Desenvolvida em 1995 pela Intel, a ATX é uma placa mãe popular e globalmente aceite e uma especificação de configuração da fonte de alimentação.
O factor forma que escolhe, especialmente com a sua placa-mãe, é muito importante. Determina a disposição geral, o tamanho físico e a localização das funções na mesma.
Embora, sim, seja certamente o mais popular de todos os principais factores de forma da motherboard, é também importante saber mais sobre as outras opções.
Alguns dos factores de forma mais populares das placas-mãe, do mais alto ao mais baixo, são:
- eATX (12 x 13 polegadas)
- ATX (12 x 9,6 polegadas)
- Micro ATX (9,6 x 9,6 polegadas)
- Mini-ITX (6,7 x 6,7 polegadas)
Estes foram concebidos para conjuntos de funções alargadas ou aparadas para se adaptarem a diferentes tamanhos de torres, tais como armário de torre completa, torre intermédia, mini torre, e mini-ITX.
Embora seja útil considerar estas opções especiais, é provável que, se for um utilizador geral, esteja satisfeito com o ATX.
Portanto, sem mais delongas, vamos mergulhar na lista das melhores motherboards ATX.
Melhor Motherboard ATX
➤ Motherboard MSI B450 Tomahawk MAX II
A MSI destaca a placa mãe ATX B450 TOMAHAWK MAX II. Funciona com processadores AMD Ryzen 9, Ryzen 7 e Ryzen 5 AM4 da 3ª geração. Acelera a velocidade de potência do processador com a sua tecnologia Core Boost. Também tem alta resistência com o circuito fechado com vários pontos de soldadura.
Convenientemente, a actualização Bios não requer uma placa gráfica ou processador, graças ao botão Flash incorporado. Se estiver habituado a instalar programas ou aplicações gananciosas, esta placa mãe ATX – MSI – B450 TOMAHAWK MAX II servirá para o efeito. A sua eficácia é garantida pelo dissipador de calor de jogo realçado. Oferece-lhe uma óptima economia de tempo com o seu turbo M.2 que assegura um arranque rápido. Além disso, melhora o seu conforto de audição com o sistema áudio Boost a bordo.
Uma vez que esta placa tem um sistema de refrigeração relativamente pobre, podemos dizer que a MSI B450 TOMAHAWK MAX II é uma das placas B450 de melhor preço-desempenho para aqueles que não querem fazer overclock aos seus processadores
Esta motherboard apresenta um chipset de gama média, o B450, que é agora uma das escolhas médias mais populares devido à sua recente actualização que incluiu compatibilidade para a série Ryzen 5000.
Quando emparelhado com a tomada AM4, terá acesso a uma vasta selecção de opções de CPU, de Zen a Zen 3. Mas infelizmente, este chipset não está já construído com suporte para o PCIe 4.0, pelo que esta placa se situa na média quando se trata da velocidade do conector.
Além disso, como um chipset de meia ponta, irá fornecer-lhe margens de overclocking de memória de médio alcance. Com esta placa, qualquer CPU Ryzen de 3ª geração pode atingir uma frequência de memória de 4133 MHz. Por outro lado, com qualquer outro CPU Ryzen, a sua memória só será autorizada a funcionar a 3466 MHz de velocidade máxima durante o overclocking.
Esta placa tem 4x slots com suporte de canal duplo, XMP, e uma capacidade máxima de 128 GB. Infelizmente, nenhuma das ranhuras tem um escudo de aço, que é utilizado principalmente em placas-mãe topo de gama para aumentar a durabilidade.
O B450 TOMAHAWK MAX II faz parte da série de motherboards AMD com overclockable, pelo que pode fazer o overclock das suas CPUs tanto quanto desejar com ele. Contudo, devemos ter em mente que esta é ainda uma placa mãe de gama média com um sistema de refrigeração que não é o melhor do mercado.
Apresenta dissipadores de calor finos e um pequeno número de fases VRM, o que contribui para o facto de não ser uma excelente placa-mãe de overclocking.
Como é habitual nas motherboards média gama, esta necessita de um conector ATX de 24 pinos e um conector ATX de 8 pinos de 12V para receber energia suficiente para começar a funcionar. Além disso, dispõe apenas de um slot 1x M.2 (Key M), sem escudo.
- Fácil de instalar.
- Compatível com os componentes mais recentes.
- Acabamento de boa qualidade.
- A ligação dos leds é um pouco complicada.
➤ Motherboard ASUS TUF B450 Plus Gaming II
A Asus apresenta a motherboard ATX TUF B450 PLUS GAMING II. Proporciona-lhe uma melhor experiência de jogo com o seu Fan Xpert 4 Core. Este último torna possível, de facto, optimizar o desempenho do ventilador e limitar os incómodos sonoros. O suficiente para desfrutar de um conforto de utilização incomparável.
Durável, está equipada com protecção TUF. Também foi destacado para melhorar a estabilidade do sistema. Este dispositivo é o seu aliado ideal se quiser construir o seu próprio PC com elementos de última geração. Versátil, é adequado para uso em escritório, multimédia ou para jogos de vídeo. Esta placa mãe ATX – TUF B450 PLUS GAMING II – ASUS funciona perfeitamente com processadores AMD Ryzen 3000 para permitir aos jogadores experimentarem um desempenho de alta qualidade. Beneficia também de uma excelente fluidez.
TUF Gaming B450-PLUS II destila elementos essenciais da mais recente plataforma AMD e combina-os com características prontas para o jogo e durabilidade comprovada. Concebida com componentes de qualidade militar, uma solução de potência melhorada e um conjunto abrangente de opções de arrefecimento, esta motherboard oferece um desempenho sólido com uma estabilidade de jogo inabalável.
Quando se constrói com uma placa mãe TUF Gaming, também se beneficia da TUF Gaming Alliance – uma colaboração da ASUS com parceiros industriais de confiança que assegura uma construção mais fácil, melhor compatibilidade, e uma estética complementar dos componentes à caixa.
Com fornecimento de energia actualizada e opções de arrefecimento abrangentes para alimentar as mais recentes CPUs AMD Ryzen, mais suporte para memória e armazenamento mais rápidos, a TUF Gaming B450-PLUS II é a base perfeita para a sua próxima plataforma de batalha de alta contagem de coroas.
O VRM a bordo do TUF Gaming B450-PLUS II utiliza 8+2 fases de potência DrMOS que combinam MOSFETs e condutores de alta e baixa potência num único pacote, fornecendo a potência e eficiência que os processadores da 3ª geração AMD Ryzen™ exigem.
- Estrutura sólida e fiável.
- Fácil instalação.
- Incompatível com a nova geração AMD.
➤ Motherboard MSI MAG B560 Torpedo
A MSI fornece-lhe a placa-mãe da ATX MAG B560 Torpedo. Satisfaz perfeitamente as exigências dos jogadores. De facto, é totalmente compatível com os processadores Intel Core 11th & 10th Gen (LGA 1200). Além disso, incorpora os últimos slots M.2 de Msi. Este dispositivo pode suportar jogos gananciosos, uma vez que utiliza vários sistemas de arrefecimento, tais como o dissipador de calor prolongado. O M.2 Shield Frozr, por outro lado, garante a velocidade de transferência do SSD.
E isto, apesar da detecção do aumento da temperatura através do firmware de limitação térmica. Para melhorar o desempenho de jogo e overlocking da placa mãe ATX – MSI – MAG B560 Torpedo, a marca apostou na utilização de 4 DIM com DDR4 Dual Channel. É especialmente adequado para os amantes de jogos online uma vez que incorpora uma LAN 2,5 G + 1,5 G. Tem também uma porta USB 3,3 2×2 Tipo C.
No centro do PCB do Torpedo encontra-se uma ranhura PCIe 4.0 x16 de comprimento total, com uma segunda ranhura de comprimento total bloqueada à PCIe 3.0 x4. O MSI inclui apenas um slot PCIe 3.0 x1, com um PCIe 4.0 x4 M.2, e dois slots PCIe 3.0 x4/SATA M.2. Para dispositivos SATA, MSI inclui um total de seis portas SATA, com duas com conectores em ângulo recto encontrados no canto inferior direito.
As quatro com conectores em ângulo recto estão localizadas no canto direito, com a MSI a empregar um recorte de PCB para facilitar a gestão de cabos. Localizados no canto superior direito estão quatro ranhuras de memória, com suporte para até DDR4-5000 e uma capacidade máxima de até 128 GB.
Curiosamente, a MSI também inclui uma entrada de potência PCIe de 6 pinos 12 V, que pode fornecer mais potência aos slots PCIe para grandes placas gráficas, embora a decisão de incluir isto numa placa B560 que não suporta overclocking seja um pouco estranha.
O painel traseiro inclui um USB 3.2 G2x2 Tipo C, com quatro portas USB 3.2 G1 Tipo A e quatro portas USB 2.0. Um par de saídas de vídeo, incluindo uma saída HDMI 2.0 e DisplayPort 1.4, permite aos utilizadores utilizar os gráficos integrados UHD da Intel. A MSI não nos deu informações na altura de escrever no codec de áudio HD de escolha, mas será Realtek e alimenta cinco tomadas de áudio de 3,5 mm e uma única saída S/PDIF óptica. A motherboard Torpedo deixa cair a rede sem fios mas opta por uma dupla de controladores Ethernet, incluindo um Realtek RTL8125B 2,5 Gb e um Intel I219-V Gigabit.
- Simples de instalar.
- Preço acessível.
- Poderosa.
- Manuseamento um pouco complicado
➤ Motherboard Gigabyte X570 Aorus Elite WiFi
Agora temos a recomendar a Gigabyte X570 Aorus Elite WiFi. É excelente em termos de capacidade de refrigeração, disponibilidade de portas e design. Vamos aprender mais sobre ela.
Primeiro vem o VRM: tem um design de 12+2 fases que é suficientemente bom para uma placa mãe ATX. Também se obtém um ventilador de chipset que ajuda um pouco em situações extremas como o overclocking.
Uma característica interessante desta placa é o botão Q-Flash Plus, que lhe permitirá actualizá-la com a BIOS Ryzen 5000 sem a necessidade de um CPU de última geração. Isto pode ser útil para os construtores de PCs pela primeira vez que não têm um monte de peças de trás em casa.
Claro que, neste ponto do seu ciclo de vida, as hipóteses de obter uma sem a BIOS actualizada são bastante reduzidas, mas de qualquer forma é uma funcionalidade útil. Quando se trata de E/S, obtém-se toda a conectividade necessária e portas de armazenamento que são protegidas com uma placa de alumínio para maior durabilidade.
Para além disso, algumas outras características interessantes a ter em conta são os dois slots NVMe PCIe M.2 com protectores térmicos e a subtil iluminação RGB nos bordos da placa.
Globalmente, a Gigabyte X570 Aorus Elite WiFi é uma excelente placa mãe AM4. É perfeita para qualquer PC de jogos ou compilações de edição de vídeo, não só em termos de características mas também de design. Portanto, considere esta se procura uma motherboard X570 para construir o seu PC.
- O botão Q-Flash Plus é fácil de usar para principiantes
- Adição subtil e premium de RGB
- Protectores térmicos para unidades M.2
- Apenas a versão de última geração de Bluetooth está disponível
➤ Motherboard MSI MPG X570 Gaming Plus
Se procura uma placa-mãe X570 com grande qualidade de construção, não procure mais do que a MSI MPG X570 Gaming Plus. Com esta placa-mãe, obtém uma tomada AMD AM4 que lhe dá acesso às CPUs Ryzen de segunda e terceira gerações, bem como às mais recentes.
Para todos os utilizadores sedentos de armazenamento, tem dois slots M.2 SSD e seis portas SATA III, todos protegidos com um dissipador de calor Frozr de alumínio juntamente com rolamentos duplos de esferas para uma fácil instalação e remoção.
Se é um utilizador de alto nível e utiliza aplicações de memória intensiva, tais como edição vídeo ou design de jogos, então tenho boas notícias para si. Esta placa mãe suporta um máximo de 128GB de RAM DDR4 com velocidades até 4400MHz.
Para áudio, obtém um codec Realtek ALC1220 com esta placa combinada com o software de reforço de áudio da MSI. Isto leva a um áudio claro e de alta qualidade, o que significa que pode conversar com os seus colegas de equipa em jogos FPS sem problemas e obter melhor clareza em geral.
Quando se trata de E/S, obtém-se todas as portas esperadas. No entanto, o que distingue o MPG X570 Gaming Plus do resto é o facto de ter uma blindagem de E/S pré-instalada. Isto não só lhe confere maior durabilidade, como também o protege contra descargas nocivas do seu ambiente.
Em suma, a MSI MPG X570 Gaming Plus é uma placa-mãe AM4 X570 bastante impressionante. Se puder ignorar a falta de compatibilidade WiFi e o design medíocre 8+2 VRM, então esta pode ser uma opção sólida para emparelhar com qualquer CPU AMD Ryzen compatível.
- Suporte para memória DDR4 de dois canais de alta velocidade
- Áudio imersivo
- Ventilador de chipset integrado e dissipadores de calor para SSD
- Falta de suporte WiFi onboard
➤ Motherboard ASRock B550 PRO4
Se ama o MSI Mag B550 Tomahawk mas quer uma placa mãe com acentos brancos e prateados, o ASRock B550 PRO4 pode ser uma alternativa viável. Embora não seja tão boa como a Tomahawk em alguns aspectos, continua a ser uma excelente motherboard AM4 B550 em geral.
Tem um design de alimentação de 8 fases, o que é definitivamente uma desilusão. Para além disso, também não vem com um ventilador de chipset integrado. Contudo, ao utilizar qualquer uma das múltiplas portas do ventilador da caixa e uma cabeça do ventilador adicional da CPU, pode montar um ventilador em cima da caixa para arrefecimento adicional, sem um ruído significativamente maior.
Quando se trata de RAM, é possível ligar mais de quatro dispositivos com um total de 128GB com velocidades até 4733MHz ao fazer overclocking. Com o ASRock UEFI fácil de usar, isso também deve ser bastante fácil de fazer.
Em termos de conectividade, o B550 PRO4 tem apenas uma porta ethernet 1G. Bluetooth e WiFi não estão disponíveis fora da caixa, mas obtém-se um slot M.2 WiFi dedicado. Pode utilizá-lo para ligar um chip WiFi e obter acesso dessa forma, mas continua a ser um incómodo adicional.
Claro que também obtém o famoso software ASRock Polychrome Sync com o B550 PRO4, que lhe fornece mais de 16,8 milhões de cores com efeitos múltiplos. Além disso, existe também uma zona de iluminação RGB na placa-mãe, no lado inferior direito.
Como disse anteriormente, se procura uma motherboard AM4 B550 para o seu PC branco/prata, a ASRock B550 PRO4 pode ser uma óptima escolha. Portanto, tenha isto definitivamente em mente.
- Áudio integrado de alta qualidade
- Ventoinhas múltiplas e cabeças de bomba de água
- Slots duplos M.2
- Nada de negativo a apontar
➤ Motherboard MSI MPG Z590 Gaming Edge
Equipe-se com esta ATX – MSI – MPG Z590 Gaming Edge Motherboard para uma melhor experiência de jogo. Como o nome sugere, é perfeita para jogos online. De facto, incorpora uma multiplicidade de conectividade adequada, como a Intel I225-V 2.5G LAN, Wi-Fi 6E & Bluetooth 5.2.
Foi concebida especificamente para processadores Intel Core da 10ª e 11ª geração, Pentium Gold e Celeron. Acompanhá-lo-á durante anos com as suas várias funções de refrigeração integradas, tais como o dissipador de calor MOS e o pcb de cobre de 6 camadas de topo de gama. Para evitar a limitação térmica, a marca apresentou o M.2 Shield Frozr. Note-se que este MOTHERBOARD ATX – MPG Z590 Gaming Edge – MSI tem dois slots distintos incluindo 1 Gen4 x4 64Gb/s e 1 Gen3 x4 32Gb/s.
Esta é uma grande motherboard com uma tonelada de características adicionais que torna realmente fácil, mesmo para um principiante, ultrapassar o relógio a sua nova construção. Ao utilizar o centro do dragão, pode fazer um over clock do seu sistema sem a preocupação de um sistema de tijolos. O botão de actualização bios é óptimo, tal como o botão de clique bios. Vem até com uma pen drive usb com os drivers e software que já estão nele e para o tornar melhor há espaço suficiente para descarregar as actualizações da bios para a pen drive, para que as tenha sempre prontas.
- Fácil instalação.
- Acabamento de boa qualidade.
- Rápida transferência de dados.
- Configurações necessárias para limitar o risco de sobreaquecimento.
➤ Motherboard ASUS ROG Strix Z690-F
ASUS ROG Strix Z690-F é talvez um dos melhores exemplos de placas-mãe Z690 de última geração. Tem todas as características que esperamos com esta nova linha de CPU, mas também alguns extras.
Claro que, sendo uma placa mãe Z690, tem o chipset LGA 1700 que a torna compatível com as CPUs do 12º género Alder Lake, Celeron, e Pentium Gold. Mas conseguirá lidar com eles sem sobreaquecer? Bem, com a sua VRM de 16+1 fase, com certeza que consegue!
Uma CPU não é nada sem RAM rápida, e a ROG Strix Z690-F também não desilude a esse respeito. Como a maioria das placas desta lista, tem quatro ranhuras DIMM com uma capacidade máxima de 128GB de RAM DDR5. No entanto, é a velocidade que a distingue. Pode fazer overclock aos seus cartões de memória para atingir uma velocidade espantosa de 6400 MHz!
Um efeito secundário infeliz da potência em computação é o aquecimento. No entanto, a ROG Strix Z690-F também tem capacidade de refrigeração suficiente. Tem dissipadores de calor dedicados para as unidades M.2 e o VRM. Se estiver a adquirir um dispositivo topo de gama, provavelmente também precisa de armazenamento rápido, e tem quatro ranhuras M.2 para esse fim.
- Qualidade de construção superior
- Opções de conectividade WiFi e Ethernet de alta velocidade
- Capacidade de overclocking até 6400 MHz para RAM
- Nada de negativo a apontar
➤ Motherboard MSI MAG B550 Tomahawk
O chipset B550 AM4 é a escolha perfeita para aqueles que querem uma placa-mãe barata para o seu CPU Ryzen. Embora não seja adequado para CPU de gama alta, tais como as 5900x ou 5950x, é adequado para CPU de gama média, tais como as 5600x ou 5800x. Dentro dessa linha de placas-mãe, obtém-se muitas opções, mas a que consegue dar mais valor é a MSI Mag B550 Tomahawk.
Vamos primeiro analisar a melhor característica desta placa-mãe, o sistema de alimentação de energia de 12+2+1 fases. Permite-lhe fazer algum overclocking e é bastante raro a este preço. Além disso, há também a RAM DDR4 de duplo canal com velocidades até 5100MHz. Acrescente dois e dois, e tem um PC bestial!
A construção é também comparativamente boa, tendo em conta o preço. Enquanto, sim, a maior parte é feita de plástico, também se obtêm tampas de alumínio com almofadas térmicas para duas das ranhuras SSD M.2. O design é também bastante superior, com um acabamento monocromático e iluminação RGB subtil.
Em geral, o MSI Mag B550 Tomahawk é uma motherboard B550 cheia de valor. Se estiver a construir o seu primeiro PC de jogo e quiser que seja barato, então esta pode ser uma excelente placa-mãe para escolher. Tem todos os elementos essenciais de que necessita, mas também algumas características premium que são boas de se ter.
- Preço acessível
- Qualidade de construção superior
- Falta conectividade WiFi e Bluetooth
➤ Motherboard MSI MPG Z590 Gaming Plus
Procura uma motherboard ATX para processadores Intel Core 11ª gerção? Opte por este modelo MPG Z590 Gaming Plus da marca MSI. Adapta-se à Intel varia de Core i3 a Core i9, uma vez que é compatível com a norma PCI-Express 4.0. O seu desempenho corresponde a uma utilização para escritório, jogos ou criatividade. Optimiza a velocidade de transferência e armazenamento de dados para uma fluidez óptima durante toda a sua utilização. Além disso, este dispositivo está equipado com tecnologia Core Boost que aumenta o desempenho do processador.
Também garante a estabilidade do sistema com a sua placa de circuito impresso de cobre de 2 onças e 6 camadas. Destaca-se pelo seu belo design e pela tecnologia de retroiluminação RGB a bordo. Com o seu Audio Boost incorporado, oferece uma melhor qualidade de som. Além disso, esta placa mãe ATX – MPG Z590 Gaming Plus – MSI tem uma fonte de alimentação robusta e um óptimo sistema de arrefecimento.
A MSI MPG Z590 Gaming Plus é uma das maiores motherboards Intel de topo de gama do mercado neste momento, especialmente com o seu preço actual. A MSI fez um bom trabalho com este modelo, fornecendo algumas características agradáveis sem aumentar o preço.
À primeira vista, podemos ver que esta placa adere à estética do jogo, com o seu design geral robusto, numerosos escudos e dissipadores de calor, e LEDs RGB.
Começando com os dissipadores de calor, estes são bastante maiores, transmitindo de imediato fiabilidade, e os padrões de desenho sobre eles estão entre os meus favoritos de todas as placas-mãe MSI.
Indo até aos escudos M.2, podemos ver o nome “plus” repetido como um padrão com algumas cores cinzentas, dando a esta placa-mãe ainda mais charme.
Além disso, como a placa está quase inteiramente protegida, não havia espaço para acrescentar mais detalhes na própria placa-mãe, pelo que não tem nada de especial.
Os LEDs RGB no chipset estendem-se ao longo dos escudos M.2, criando um efeito de iluminação impressionante. Em geral, esta placa mãe, na minha opinião, tem um dos estilos e padrões de desenho mais simpáticos de todas as placas MSI até à data.
Não se pode esperar nada menos que uma das melhores tomadas e chipsets do mercado para uma placa-mãe topo de gama. Assim, tem o chipset Z590, que é actualmente um dos melhores e que lhe proporcionará uma das margens de sobre-relógio mais elevadas.
Como este chipset faz parte da série Z, suporta overclocking de CPU, portanto, se for um entusiasta, esta é a série a escolher. Além disso, este chipset já suporta o padrão PCIe 4.0, o que aumenta significativamente a velocidade dos seus conectores.
Além disso, terá uma tomada LGA 1200, dando-lhe uma vasta gama de opções de CPU, desde o lago Comet (10º género) até ao lago Rocket (11º geração).
Este chipset permite elevados limiares de overclocking para tomadas de memória da placa mãe. Isto significa que poderá fazer overclock da sua memória para 5333 Mhz, que é um dos melhores rácios entre todas as placas-mãe avaliadas no Reatbyte.
A placa-mãe MSI MPG Z590 Gaming Plus irá fornecer-lhe 4x slots, suporte de canal duplo, e uma capacidade total de armazenamento de 128GB.
Além disso, se utilizar uma CPU de 11ª geração, estes slots da placa-mãe podem atingir velocidades nativas de 3200 MHz; no entanto, este número cai para 2933 MHz para as CPUs de 10ª geração.
- Até 5300Mhz Memória OC
- LED RGB sob o chipset
- Suporte PCIe 4.0
- Ranhuras de RAM sem protecção
- Apenas 1x PCIe x16 com escudo de aço
➤ Motherboard MSI Meg X570 Unify
Se pretende fazer overclock ao seu CPU Ryzen 5000, como o seu 5800x ou 5950x, precisa de uma placa-mãe capaz. Uma com potentes VMRs, refrigeração potente e alta qualidade de construção. Com isso em mente, recomendamos a MSI Meg X570 Unify.
Primeiro, vejamos o fornecimento de energia. A Meg X570 Unify usa um design de fase 12+2 VRM. Embora isto não seja significativamente melhor do que a selecção anterior, ainda é bastante capaz de lidar com qualquer overclocking maluco que se lhe atire. Também é ajudado pelo ventilador de chipset resistente que pode aumentar o arrefecimento em casos de uso a altas temperaturas.
Outra característica a notar sobre a Meg X570 Unify é a falta de iluminação RGB. Eu sei, isto pode ser um grande quebra-cabeças para a maioria dos utilizadores. Contudo, existe uma comunidade de jogadores que prefere especialmente o aspecto não RGB e sombrio. Portanto, se fizer parte desse grupo, talvez queira considerar este.
Esta placa-mãe também não é fácil de danificar ou quebrar. Foi concebida para ser robusta e sólida e tem um chassis robusto. Além disso, três das ranhuras M.2 são protegidas por coberturas de alumínio juntamente com almofadas de aquecimento para controlar o calor quando há muita carga.
Quando se trata de E/S, obtém-se mais de sete portas USB, bem como uma porta USB tipo C e um botão de flash CMOS e BIOS. Felizmente, também é protegido com um escudo de alumínio tal como os slots M.2, contribuindo para a durabilidade geral da placa-mãe.
Assim, com VMMs fortes, refrigeração potente, e grande qualidade de construção, a MSI Meg X570 Unify é uma excelente placa-mãe se quiser fazer overclock ao seu CPU Ryzen, e uma óptima escolha em geral também.
- Qualidade de construção robusta e robusta
- Botão de flash útil da BIOS
- Nada de negativo a apontar
➤ Motherboard MSI Z690 Force
Se gosta da ASUS ROG Strix Z690-F e procura a placa mãe Z690 de última geração, mas quer uma com detalhes brancos e prateados, a MSI Z690 Force é uma grande escolha. É um pouco medíocre em alguns aspectos, mas no geral é uma óptima placa-mãe Z690.
Uma das principais características da MSI Z690 Force é a qualidade de construção superior. Pode-se notar imediatamente o design do dissipador de calor prolongado, bem como os protectores de alumínio Frozr para as quatro unidades M.2. Isto não só o torna mais durável, mas para os utilizadores que levam os seus PCs ao extremo e os utilizam sem parar, também é possível manter tudo a funcionar bem.
Tem também quatro ranhuras DIMM e uma capacidade máxima de 128GB de memória DDR5. Para o painel de E/S posterior, tem praticamente tudo o que pode precisar: um botão BIOS, portas HDMI e DP, botões LAN e Wi-Fi regulares, e muitas portas USB 2.0.
Para além de tudo isto, tem até um LED de depuração de Q-Code para fácil resolução de problemas. Se não souber desta funcionalidade, basicamente apresenta um código sempre que há um erro. Pode procurar o código correspondente no manual da placa-mãe fornecido na caixa e encontrar formas de o corrigir. Pode não ser uma grande coisa para os veteranos de PC, mas é certamente útil para os principiantes.
Assim, considerando tudo isto, a MSI Z690 Force é uma excelente escolha se considerarmos o preço. Se tiver um CPU Alder Lake e quiser uma placa-mãe que funcione de forma optimizada, experimente-o definitivamente!
- O LED de depuração de código Q pode ser útil para a resolução rápida de problemas
- A memória DDR5 pode ser overclocked até 5600MHz
- Transferência rápida de armazenamento com quatro portas M.2 NVMe
- Falta conectividade Bluetooth em Windows mais antigos
➤ Motherboard Gigabyte Z690 Aorus Master
Se quiser uma motherboard Z690 da melhor das melhores que tem todas as características que poderia pedir, tais como suporte DDR5, Ethernet 10G, e múltiplas unidades M.2, então o Gigabyte Z690 Aorus Master é o caminho a seguir.
Com o seu design absolutamente monstruoso VRM de 19+1+2 fases, pode levar qualquer CPU do 12º género aos seus limites. Para arrefecer todo o calor gerado por essa energia, tem um dissipador de calor prolongado com barbatanas grossas para dissipar o ar quente dentro do invólucro, juntamente com um tubo de calor de contacto directo e uma placa mãe de nanocarbono.
Também não é nada para fazer troça quando se trata de E/S. Consiste em mais de onze portas USB, que, a propósito, inclui duas variantes de USB-C. Escusado será dizer que a maioria dos utilizadores terá dificuldade em preenchê-la completamente.
Como quase todas as placas-mãe desta lista, o Gigabyte Z690 Aorus Master tem software RGB pré-instalado, conhecido como Aorus RGB Fusion 2.0, que é muito avançado e oferece mais de 16,8 milhões de cores. Uma vez ligado, pode controlar quaisquer periféricos e componentes RGB compatíveis nas suas definições, tais como a caixa do seu PC, ventoinhas, e até teclado.
Claro, há também a porta ethernet 10G, mais WiFi 6E e Bluetooth 5.2. Infelizmente, as velocidades da Internet não são actualmente suficientemente rápidas para tirar o máximo partido de uma funcionalidade como esta. Actualmente, é mais prático para os utilizadores com sistemas de armazenamento ligados à rede.
Para completar, se estiver disposto a pagar o preço, o Gigabyte Z690 Aorus Master é uma besta total das placas-mãe Z690. Não fará o seu PC funcionar mais rapidamente, mas irá definitivamente fornecer-lhe a plataforma para instalar e executar poderosos componentes de próxima geração sem quebrar um suor.
- Sistema de arrefecimento eficaz com dissipadores de calor e almofadas de aquecimento
- Porta Ethernet 10G ideal para jogos sem atraso e downloads rápidos
- Codec de áudio imersivo
- Pode estar fora do orçamento para a maioria dos utilizadores
Guia de Compra de Motherboards ATX
Destacada pela marca Intel, a placa mãe ATX é o formato mais popular. Obviamente, dirige-se ao público em geral. Graças à sua dimensão total de 305 x 244 mm, é adequada para torres médias e grandes. Ao longo do tempo, muitos formatos mais pequenos (ATX e Mini ATX de tontura) surgiram. Assim, antes de se apressar na compra deste dispositivo, aconselhamo-lo antes de mais a pensar na qualidade do material. Claramente, deve concentrar-se principalmente num modelo feito de um material durável. Depois, pense sobre a evolução dos conectores. Acontece, de facto, que a sua expectativa muda com o tempo. Esta razão explica porque é essencial referir-se ao número de portas propostas. Mas não só! Aqui estão alguns outros critérios de selecção significativos.
Tecnologias de motherboards ATX
O primeiro passo é aprender sobre as diferentes tecnologias presentes. Estas últimas garantem o conforto de utilização dos utilizadores. Por exemplo, algumas placas-mãe ATX oferecem um sistema que melhora a velocidade da alimentação de energia do processador. Outras, no entanto, apresentam tecnologia de retroiluminação RGB LED para uma imersão total e uma experiência de jogo de cortar a respiração. Naturalmente, o utilizador pode personalizá-lo de acordo com o resultado final pretendido.
A qualidade de áudio da sua motherboard ATX
Um PC não é apenas para processar dados ou percorrer imagens. Também lhe permite ver vídeos enquanto desfruta de melhor qualidade de som. Portanto, quando começar a comprar uma placa mãe ATX, não hesite em ter em conta a tecnologia de áudio integrada. Para uma experiência espantosa, pode escolher um modelo que oferece som surround virtual. Ao mesmo tempo, informe-se sobre as saídas de áudio a bordo.
Compatibilidade da motherboard ATX
Se quiser substituir a sua antiga placa mãe por um formato ATX, precisa de saber o tipo de processador que pretende utilizar. Caso contrário, poderá ter surpresas desagradáveis. Portanto, quando procurar todas as suas características, não se esqueça de se cingir à sua compatibilidade com processadores. Os modelos mais recentes funcionam perfeitamente com processadores da 10ª ou 11ª geração. Outros, contudo, cuidam dos dispositivos da 3ª geração. Se estiver à procura de outro formato, consulte o nosso guia de placas-mãe Micro ATX.
Conectores de motherboards em formato ATX
A escolha dos conectores varia em função do tipo de utilização do seu PC. Se é fã de jogos em linha, pode avançar para uma placa mãe ATX com um conector LAN de 2,5GE. Terá também a oportunidade de encontrar modelos que funcionam através de uma rede Wifi. Para alargar a funcionalidade do seu computador, não hesite em concentrar-se num componente com conectores de alimentação de até 8 + 4 pinos.
Perguntas Frequentes Acerca de Motherboards ATX
As motherboards ATX são recomendadas para gaming?
A escolha de uma placa-mãe é muito importante para os jogadores. Não se preocupe, o formato ATX pode satisfazer as suas necessidades. Para encontrar o modelo certo, verifique se está em conformidade com o PCI-Express 4.0. Deve também beneficiar de tecnologia capaz de impulsionar o desempenho do processador para uma experiência imersiva de cortar a respiração. Finalmente, não hesite em concentrar-se num modelo com conectividade LAN ou Wifi para os seus jogos online.
Qual é a diferença entre a placa mãe ATX e o modelo mini-ATX?
Muitos indivíduos confundem o formato micro-ATX com o ATX. Embora ambos os modelos tenham a mesma densidade, o primeiro tem menos componentes do que o segundo. Por outras palavras, a placa gráfica é oferecida a um preço acessível. Contudo, a sua utilização continua a ser limitada. Se preferir jogos económicos, será a sua melhor aliada. A placa-mãe TheATX, por outro lado, pode acomodar mais componentes para um desempenho óptimo.
Onde posso obter uma placa-mãe ATX de maior qualidade?
A placa-mãe ATX continua a ser muito popular entre o público em geral. Se está à procura do modelo mais fiável, confie-se a uma marca ou empresa de renome. Terá também a oportunidade de visitar o seu website oficial e encontrar facilmente o componente de que necessita. Em alternativa, poderá sempre aproximar-se dos revendedores mais próximos para reduzir o tempo de viagem.
Qual é a gama de preços de uma motherboard ATX?
O preço médio de uma motherboard ATX é de cerca de 150 a 200 euros, dependendo dos modelos da sua escolha. Pode também encontrar aparelhos mais baratos, ou seja, por menos de 120 euros. No entanto, se procura um componente mais substancial, necessita de um preço inferior a 300 euros. O preço varia consoante a marca da sua placa-mãe, aqui estão os três principais: Asus, Gigabyte e MSI.
As motherboards ATX são mais fáceis de montar?
Nas placas Micro ATX, e ainda mais nas placas Mini ITX, os diferentes conectores estão mais próximos uns dos outros. Isto pode levar a mais problemas com coisas como espaço livre mais frio na CPU, espaço livre na GPU, e muito mais. Se não for um construtor experiente ou não tiver a ajuda de um, é melhor construir com uma placa mãe ATX.
Já encontrou a placa-mãe perfeita?
O factor de forma ATX é amplamente utilizado e popular por uma razão importante: satisfaz as exigências da maioria dos utilizadores, é fácil de trabalhar, e é também barata. Portanto, é perfeita para a maioria dos utilizadores, tanto para jogos como para construções orientadas para a produtividade.