Melhor Rato Gaming | Top Escolhas Em Ratos Gaming
Qual é o Melhor Rato de Gaming?
Melhor Rato de Gaming: Poderá estar a perguntar-se porque precisaria de comprar o melhor rato de jogo, em vez de usar apenas um normal? Bem, não faria sentido usar um rato ou teclado de 5 Euros com um PC que custou alguns milhares de Euros, certo?
Com isso fora do caminho, isto deu lugar a muitos fabricantes como a Asus, Logitech, Razer, Corsair, e um par de outras empresas para intensificarem o seu jogo e trazerem à tona alguns dos melhores periféricos de jogo do mercado.
Enquanto o “jogo” e o seu rato padrão funcionam de forma e mecanismo semelhantes, os ratos gaming são melhores porque lhe oferecem a possibilidade de mudar entre diferentes DPIs e botões extra programáveis.
Imagine jogar um jogo de Roleplaying e ter todos os seus feitiços atribuídos aos botões do seu rato juntamente com os ataques primários.
Veja a lista abaixo se quiser comprar rapidamente um Rato de Gaming dependendo do preço:
Tabela de Conteúdos
🏆 Melhores Ratos Gaming
Melhor Rato Gaming
➤ Rato Gaming SteelSeries Aerox 3
Especificações:
- Peso: 68,9 g
- Dimensões: 6,7 x 6,7 x 12 cm
- DPI: 100 -18000 DPI
- Sensor Óptico: TrueMove Air
- Aceleração: 40G
- Taxa de quadros: 1 ms (2000 Hz)
- Autonomia 200 horas
- Botões: 6
- Fio: Cabo trançado, 1,8m
- Precisão de rastreio: 1:1
O SteelSeries Aerox 3 é considerado pelos especialistas como o melhor rato de jogo de 2022 e é algo fácil de explicar, uma vez que estamos perante um dos periféricos mais utilizados pelos jogadores profissionais de todo o mundo.
Desde o seu impressionante design ultraleve, passando pela qualidade dos materiais e a sua ergonomia, até ao desempenho dos componentes internos, este rato gamer foi concebido para os jogadores mais exigentes da concorrência.
Começando pela secção estética, o Aerox 3 tem um corpo alveolar que, além de servir para reduzir o peso do dispositivo, permite-nos desfrutar do seu sistema RGB LED, o que lhe confere uma aparência de jogador espectacular.
Mas a iluminação não pára aqui, mas a parte inferior do rato inclui outro painel RGB, cuja iluminação pode também ser 100% personalizada a partir do software do Engine 3.
Relativamente ao hardware, este modelo SteelSeries oferece tudo o que se poderia querer num rato para jogos, e muito mais: tem um sensor óptico TrueMove Air preciso de 18.000 DPI totalmente optimizado para jogos.
A partir do mesmo botão central, pode ajustar a sensibilidade do sensor em incrementos de 100 DPIs. Isto é algo que irá apreciar se precisar de precisão extra, tanto para jogos de vídeo como para edição ou desenho.
No entanto, a jóia da coroa do Aerox 3 da série SteelSeries reside na sua versatilidade sem fios, uma vez que está uma (ou várias) ligas acima dos seus concorrentes.
Pode ser ligado a 2 dispositivos simultaneamente, a ligação dupla via 2,4 GHz é ultra precisa, e tem uma autonomia gigantesca de 200 horas por carga.
Finalmente, vale a pena mencionar que os seus 6 botões podem ser programados ao seu gosto e que a disposição dos mesmos é muito confortável de utilizar. Durante os nossos testes obtivemos bons resultados, uma vez que lhe permitem adaptar-se perfeitamente a todos os tipos de jogos de vídeo.
O seu impressionante design ergonómico, por um lado, e a qualidade dos materiais, juntamente com o seu excepcional desempenho, por outro, fazem do Aerox 3 da série SteelSeries o melhor rato de jogo que se pode comprar este ano.
- Excelente precisão e muito bom desempenho geral
- Muito confortável, mesmo depois de várias horas de jogo
- Iluminação RGB e botões 100% personalizáveis
- Oferece uma autonomia de até 200 horas por carga
- Um preço um pouco elevado, embora muito fácil de perceber porquê
➤ Rato Gaming Logitech G502 Hero
Especificações:
- Peso: 114 g
- Dimensões: 13,12 x 7,52 x 4,11 cm
- DPI: 100 – 25.600 DPI
- Sensor Óptico: Sensor Hero 16K
- Aceleração: 40G
- Taxa de quadros: 1 ms (1000 Hz)
- RGB: LIGHTSYNC
- Botões: 11
- Fio: Cabo trançado, 2,10 m
- Microprocessador: 32 bits ARM
- Memória integrada: Até 5 perfis de utilizador
Sem dúvida, o rato Logitech G502 Hero é um dos ratos de jogo mais valiosos este ano. É o rato com o DPI mais alto do mercado e tem 11 botões que podem ser programados ao seu gosto.
O Hero 25K é um sensor de jogo com precisão e arquitectura específica. Tem o processador de frame rate mais rápido até à data, e é capaz de atingir mais de 400 IPS e incrementos de 100 – 25600 DPI, sem suavização, filtragem ou aceleração. Hero oferece precisão ao mais alto nível competitivo e a máxima uniformidade de resposta.
Quanto aos botões, pode programar 11 botões com as suas macros e comandos favoritos, além disso, pode guardar perfis já pré-configurados e prontos para jogar directamente ou para levar as suas definições para qualquer lugar.
Outra vantagem é que pode ajustar o peso, o toque e o deslizamento do rato ao seu gosto. O G502 Hero inclui cinco pesos de 3,6g que podem ser utilizados em várias configurações de peso dianteiro, traseiro, esquerdo, direito e central.
Experimente o alinhamento e o equilíbrio para encontrar o ponto doce onde pode espremer o máximo dos seus jogos.
Para além das principais características de desempenho e personalização, muitos dos detalhes deste rato de jogo foram meticulosamente concebidos para tornar a experiência de jogo muito confortável e eficiente.
Os botões principais com interruptores mecânicos têm uma capacidade de até 50 milhões de cliques, o que garante que o rato irá durar o tempo suficiente para o amortizar.
Estas características tornaram o G502 Hero o rato mais vendido no mundo e o melhor preço de qualidade de rato para jogadores.
- Melhor preço de qualidade para jogadores de rato
- Excelente rastreabilidade e sensibilidade
- Tem até 25.600 DPIs
- 11 botões programáveis e personalizáveis
- Design muito confortável e ergonómico
- O rato não é concebido para canhotos
➤ Rato Gaming Razer Viper Ultimate
Especificações:
- Peso: 73,9 g
- Dimensões: 6,6 x 12,7 x 3,8
- DPI: 100 – 20.000 DPI
- Sensor Óptico: Focus + 20K
- Aceleração: 50 G
- Taxa de quadros: 1 ms (8000 Hz)
- Iluminação: RGB – 360°
- Botões: 8
- Fio: Cabo trançado, 2,10 m
- Autonomia: 70 Horas
- Memória integrada: Até 5 perfis de utilizador
Estamos perante um rato de jogo leve e rápido, com baixa latência e que garante a mais alta fluidez. Destaca-se por incorporar um sensor óptico Razer 20000 DPI, dando uma precisão de 99,6%, o que o torna especialmente bom para jogos de precisão.
Tem um peso de apenas 74 gramas e um design ergonómico que se adapta à sua mão para fazer com que jogar seja um verdadeiro deleite. E, cada clique que faz projecta a velocidade da luz, evitando o efeito de ricochete que tanto prejudica os seus jogos. Veja também a nossa análise dos melhores ratos razer no mercado.
Além disso, este rato jogador tem uma vida útil de até 70 milhões de cliques por botão, para que possa ter a certeza de que o acompanhará durante bastante tempo.
Ao nível da autonomia, incorpora uma bateria que oferece cerca de 70 horas de duração, uma quantidade mais do que suficiente mesmo para os jogadores mais entusiastas. É um modelo muito eficiente e requer apenas uma carga por semana.
Por outro lado, graças à sua tecnologia HyperSpeed e aos seus interruptores ópticos, será o jogador mais rápido em todo o jogo. Terá muito mais hipóteses de ganhar, mesmo usando um rato sem fios.
Muitos jogadores pensam que é preferível comprar um rato com fios para evitar latência, mas isso não é problema graças aos tempos de resposta ultra-rápidos do Razer Viper Ultimate.
Finalmente, em relação ao design, este rato de jogador tem tudo o que precisa para jogar: os dois botões principais, o scroll e os DPIs, e um par de botões de cada lado.
Ou seja, tem os botões tanto do lado direito como do esquerdo, tornando-o ideal para qualquer jogador, seja canhoto ou destro. Sem dúvida, o Razer Viper Ultimate é um dos melhores ratos de gaming sem fios.
- Melhor rato de jogo sem fios
- Cliques à velocidade da luz
- Para canhotos e destros
- Grande precisão e autonomia
- Design ergonómico espantoso
- Não é recomendado se tiver mãos muito grandes, já que se trata de um rato de gaming pequeno
➤ Rato Gaming Razer DeathAdder V2
Especificações:
- Peso: 82 g
- Dimensões: 7,29 x 4,29 x 12,7 cm
- DPI: 100 – 20.000 DPI
- Sensor Óptico: Focus + 20K
- Aceleração: 50 G
- Taxa de quadros: 1 ms (1000 Hz)
- Iluminação: RGB Razer Chroma
- Botões: 8 Botões de Hiperesponse
- Fio: Cabo trançado, 2m
O Razer DeathAdder V2 dá-lhe a vantagem final ao ter um dos sensores mais rápidos do mercado, concebido para redefinir os padrões de velocidade e precisão.
Foi concebido para continuar o sucesso já alcançado pelo seu antecessor, que foi lançado no mercado em 2006 e se tornou um padrão de qualidade para todos os intervenientes em termos de funcionalidade, desempenho e durabilidade.
Foi correctamente nomeado como “o melhor rato de jogo” mais vezes do que qualquer outro rato de jogo da sua categoria e, vendo a evolução do mercado, permanecerá no topo durante muito tempo.
O rato emblemático da Razer vem equipado com o melhor sensor óptico do mercado, o Razer 5G Optical, que pode atingir até 20.000 DPI, bem como 450 polegadas por segundo (IPS).
Além disso, tem a resolução mais precisa encontrada num periférico, com 99,4%, o que o torna o rato de jogo mais rápido, mais preciso e mais preciso actualmente.
Está equipado com os interruptores mecânicos Razer, co-desenhados e fabricados em conjunto com a Omron, especialistas em e-Sports. A durabilidade foi também aumentada para 50 milhões de cliques, e a roda de rolagem e os botões de mudança de DPI foram melhorados.
O rato de jogo Razer DeathAdder V2 foi concebido para lhe dar uma vantagem definitiva nas acções de jogo mais intensas graças aos interruptores mecânicos da Razer.
Outra das características mais interessantes deste rato gaming é que tem 8 botões totalmente programáveis, com os quais irá acelerar significativamente os seus movimentos em jogos de vídeo.
Tem uma ergonomia excepcional que os principais atletas de e-Sports já viram em primeira mão. Recomendamo-lo, para além do facto de ser um dos melhores ratos de jogo baratos, também pelo conforto que oferece, mesmo durante as batalhas mais longas.
- Sensor personalizado da Razer
- Omrom comutadores com até 50M cliques
- Razer Synapse 3 software muito completo
- Até 20.000 DPI
- Iluminação RGB ligeiramente desactualizada
- Não permite personalizar o peso
➤ Rato Gaming HyperX Pulsefire Surge
Especificações:
- Peso: 131,54 g
- Dimensões: 11,94 x 6,35 x 4,06 cm
- DPI: 100 – 16.000 DPI
- Sensor Óptico: Pixart PMW3389
- Aceleração: 50 G
- Taxa de quadros: 1 ms (1000 Hz)
- Iluminação: RGB – 360°
- Botões: 6
- Fio: Cabo trançado, 1.8m
- Microprocessador: Eixo de 16 bits
- Memória integrada: Até 3 perfis
A PulseFire Surge cabe na mão como uma luva, o desenho é completamente homogéneo e facilita a aderência. Não temos outra escolha senão recomendar com desejo e força este novo rato HyperX.
O HyperX Pulsefire Surge oferece o melhor em estilo e sensibilidade, proporcionando uma precisão precisa graças ao seu sensor Pixart 3389 de última geração e incríveis efeitos de iluminação 360° RGB com o seu anel de luz único e personalizável.
Como deve ter notado nas características, não tem muitos botões extra ou ajustes de peso personalizáveis, mas os incríveis interruptores, sensor e iluminação RGB mais do que compensam quaisquer características que possam estar em falta.
O HyperX Pulsefire Surge RGB merece mais do que um lugar no seu ambiente de trabalho, e pelo seu preço, será difícil encontrar um rato de jogo que funcione tão incrivelmente bem como este.
Apresenta configurações nativas de até 16000 dpi para uma precisão que satisfaz até os mais exigentes snipers digitais profissionais.
As teclas Omron são eficazes para 50 milhões de cliques, fornecem uma resposta precisa ao toque e oferecem uma segurança óptima nos seus movimentos e prensas.
Faltam-lhe algumas das características extra que alguns dos ratos mais caros ostentam, mas tudo o que faz, faz extremamente bem.
Não é frequente que um rato classificado na gama de preços médios marque todas as caixas certas, mas o HyperX faz.
- O melhor rato de jogo para atiradores
- Botões frontais/traseiros sólidos
- Iluminação RGB muito atractiva
- Consiste em até 16.000 DPI
- Não tem muitas adições de botões
➤ Rato Gaming Logitech G PRO X
Especificações:
- Peso: 63 g
- Dimensões: 12,5 x 4 x 6,35 cm
- DPI: 100 – 25,600 DPI
- Sensor Óptico: Hero 25K
- Aceleração: 40 G
- Taxa de quadros: 1 ms (20000 Hz)
- Autonomia: 48 horas
- Botões: 5
- Fio: Cabo trançado, 1.8m
- Memória integrada: Até 5 perfis
Apresentamos o Logitech G PRO X, um modelo que irá encantar os jogadores mais exigentes, tanto pelo seu design atraente como pelos seus tempos de resposta rápidos, que se consolida como o melhor rato gaming da Logitech.
É difícil estabelecer qual é o melhor rato jogador da Logitech, porque os modelos mais avançados do seu catálogo têm características e funcionalidades que os fazem sobressair da concorrência.
Ainda assim, se tivermos de ficar por um, é o Logitech G Pro X. Ganhou o primeiro lugar neste topo por uma razão simples: é um rato de jogo topo de gama, mas pode ser comprado (com ou sem fios) por um preço simplesmente irresistível.
Este dispositivo tem 5 botões programáveis, que pode personalizar da forma que desejar. É também um rato sem fios, mas não é por isso que terá menos velocidade de resposta, mas precisamente o contrário.
Graças à tecnologia Lightspeed da Logitech, pode jogar a 1 ms, o que lhe dá muitas vantagens competitivas. Além disso, tem um sensor Hero de 25600 DPI, sem filtros nem suavização.
Assim, o Logitech G PRO X representa uma escolha ideal para jogadores profissionais de Battle Royale, MMO e MOBA. Naturalmente, é também a alternativa perfeita para jogadores casuais que têm gostos requintados.
Ao nível do design, é um rato para jogadores compacto, ergonómico e muito confortável na mão. Integra os clássicos botões laterais, embora desta vez não seja uma das melhores alternativas se for canhoto, a menos que esteja disposto a passar sem alguma funcionalidade.
Finalmente, terá uma autonomia de nada mais e nada menos do que 48 horas, pelo que não terá de se preocupar em carregá-lo frequentemente. Definitivamente, o Logitech G PRO X é o melhor rato Logitech que se pode comprar hoje em dia.
- Sensor herói com até 25600 DPIs
- Bateria até 48 horas por carga
- Design ergonómico, preciso e fluido
- Tempos de resposta ultra-baixos
- Não tão confortável para esquerdinos
➤ Rato Gaming Corsair M65 PRO
Especificações:
- Peso: 135 g
- Dimensões: 7,2 x 11,8 x 3,9 cm
- DPI: 100 – 12,000 DPI
- Sensor Óptico: Pixart 12K
- Aceleração: 50 G
- Taxa de quadros: 1 ms (8000 Hz)
- Iluminação: 360º RGB
- Botões: 8
- Fio: Cabo trançado, 1.8m
- Memória integrada: 1 perfil
O Corsair M65 PRO é outra boa escolha no que diz respeito a ratos gaming. De facto, monta o novo sensor Pixart com 12000 DPIs ajustáveis, e tem a honra de ser outro daqueles sensores 1:1 que os jogadores profissionais tanto procuram.
Como é tradição na família M65, têm um sistema de peso destacável que permite ajustar o centro de gravidade, e assim personalizar o peso do rato.
Além disso, introduziram uma moldura redesenhada para a tornar mais consistente, bem como novos botões que melhoram a ergonomia e a funcionalidade, com um total de 8 botões distribuídos pelo rato do jogador.
Foi especialmente concebido para jogos FPS competitivos com a tecnologia necessária para vencer, a flexibilidade para o personalizar e uma qualidade no design para durar muito tempo.
Globalmente, o Corsair M65 PRO é excelente em todas as suas secções, muito mais avançado do que a sua versão anterior e melhor do que qualquer outro dentro da sua gama de preços. Sem dúvida, este é um dos melhores ratos de jogo Corsair do momento (se não o melhor).
- Tem o sensor mais preciso com 12000 DPIs
- Boa qualidade dos materiais e acabamentos
- Botões laterais novos e mais confortáveis
- Os interruptores Omron garantem 20M cliques
- O sensor funciona melhor com DPIs elevados
Melhores Ratos Gaming – Outras Opções
➤ Rato Gaming Steel Series Rival 700
Agora temos o Rival 700 da série Steel, e para aqueles que não sabem, a série Rival da empresa é talvez uma das séries mais populares que se encontram actualmente na série Steel, tal como para a própria série Steel, a empresa é a favorita entre praticamente todos os jogadores profissionais de desportos electrónicos, e ganhou muita reputação entre os jogadores mais apaixonados que existem.
Antes de começarmos a ver quão bom é o Rival 700 da série Steel, há algumas coisas óbvias que deve saber sobre este rato; o Rival 700 é único no sentido em que transporta um visor OLED que pode exibir uma variedade de coisas diferentes, incluindo cenários, bem como alguns GIFs que são feitos especificamente para este visor e que podem ser descarregados de várias séries.
Falando dos detalhes técnicos, o Rival 700 é um rato modular que oferece características tais como um design modular, iluminação RGB, visor OLED, configurações ajustáveis de DPI com DPI máximo de 16.000 no sensor óptico, e 8.000 no sensor laser, e sim, é possível mudar o sensor comprando um em separado.
Infelizmente, porém, por muito que tivéssemos desejado, o rato não vem com um design ambidestro e pode ser um problema para as pessoas que não são canhotos. Contudo, isso não significa que o Rival 700 não seja um bom rato, por detrás do preço caro está um rato realmente bom que se adapta a jogadores de todos os tipos, não importa se está a jogar um FPS, um RPG, um MMO, o rato está lá para servir, e serve-o bem.
O nosso único problema com o Rival 700 é que ele deveria estar disponível para os utilizadores esquerdinos e que os módulos que são vendidos separadamente deveriam ter um preço mais acessível. Dito isto, vamos analisar tanto os prós como os contras do Rival 700 da Série Steel.
- Iluminação padrão da indústria RGB
- Desenho modular inovador
- Um ecrã OLED que ainda é uma mudança de design bem-vinda
- Alertas tácteis programáveis notificando os jogadores de eventos dentro do jogo
- Personalize o rato de acordo com as suas próprias necessidades
- Não há opção canhota ou ambidestra disponível
- O preço pode ser muito para alguns
- Embora úteis, os módulos são um pouco caros
➤ Rato Gaming Asus ROG Spatha
Asus apanhou todos de surpresa quando anunciaram o seu principal rato de jogo conhecido como Spatha, se achar que o nome soa agressivo, dê uma olhadela no próprio rato.
O Spatha, claro, pertence ao topo de linha da República dos Jogadores da Asus, por isso, deve saber que obteria um rato de jogo massivo que estaria cheio de características de todos os tipos, botões adicionais, efeitos RGB que até se sincronizam com os seus outros produtos de marca ROG, tais como placas-mãe, placas gráficas, e até o teclado da Asus.
Agora, antes de começarmos a discutir os detalhes em profundidade, deve saber que o Spatha é mais do que apenas um rato gaming, do ponto de vista da construção, é na realidade uma maravilha, e enquanto a escolha do Asus de utilizar liga de magnésio em vez dos materiais tradicionais que são utilizados no rato gaming.
Este rato pode ser considerado bastante pesado em oposição à concorrência que tem, e o preço é algo apenas para os gamers hardcore.
Dito isto, se está a pensar nos detalhes técnicos, deve saber que o ROG Spatha vem com um monte de botões programáveis, e isso não é tudo, também se recebe uma carga má que tem um aspecto elegante como o inferno.
Agora, neste momento, pode ter adivinhado que o rato é sem fios, bem, aqui está um senão, pode passar sem fios sem qualquer atraso de entrada, e pode usá-lo também com o fio.
Vem com as luzes RGB, e praticamente todas as outras características que se esperaria de um rato deste tipo. O rato vem com 12 botões programáveis que podem ser programados de acordo com as suas necessidades usando o software Asus Armoury, obtém também 8.200 DPI máximos, ergonomia e conforto surpreendentes para longas sessões de jogo, os botões principais usam interruptores Omron que são classificados para um ciclo de clique realmente alto, e mesmo que se desgastam, pode sempre substituí-los.
Não estaremos a dizer que o ROG Spatha é o rato de jogo perfeito, ele tem algumas falhas como os botões do lado que se sentem um pouco frouxos, mas isso não significa que seja menos capaz. Portanto, sem mais delongas, vamos prosseguir e ler alguns dos prós e contras deste rato.
- Design bonito e sólido, adequado para jogadores.
- Muita personalização, e facilidade de utilização.
- Iluminação RGB que tem um aspecto deslumbrante em toda a linha.
- Um dos ratos mais confortáveis para utilizar.
- Carregado com características inteligentes de hardware e software.
- Um dos ratos de jogo com os preços mais elevados do mercado.
- Os botões laterais parecem pastosos, e rígidos para apertar.
- Podem ser um pouco pesados demais, e enormes para os utilizadores com mãos pequenas.
➤ Rato Gaming Steelseries Sensei 310
A Steelseries Sensei 310 faz parte da linha Sensei de ratos de jogo dedicados. Já deve ter ouvido falar destes ratos, e este é um guardião. É barato para um bom rato com fio e oferece muito pelo preço.
Designwise, achei o rato muito elegante e elegante. É ambidestro (bom para canhotos) e leve, chegando a 92 gramas. O rato é também muito confortável de usar devido à sua pega de silicone. Tem dois botões em cada lado do corpo e um regulador de DPI (dots-per-inch sensitivity) no centro superior. O microprocessador do Sensei 310 permite que os seus botões sejam facilmente reprogramados utilizando o software incluído SteelSeries Engine 3.
No que diz respeito ao desempenho, descobrimos que o sensor de 12.000 DPI do Sensei 310 proporciona uma grande experiência quando se joga. Isto é verdade tanto para jogos de um jogador como para jogos multiplayer. Isto ter-me-ia ajudado no meu jogo de Overwatch há algumas semanas atrás. Os botões programáveis do polegar são também uma grande ajuda para RPGs e títulos semelhantes.
Uma coisa que não é tão boa no Sensei 310, no entanto, é a sua qualidade de construção. É pequeno e leve, tornando-o bastante frágil ao toque, e penso que não está à altura dos padrões de aparência de alguns outros ratos de jogo. Isto pode decepcioná-lo se estiver à procura de um pouco de classe nos seus periféricos de jogo. Apesar disto, a sua acessibilidade e boa sensibilidade tornam-na uma boa escolha se estiver à procura de um desempenho de jogo com um orçamento. Outra desvantagem é que existem apenas duas definições de DPI para o rato, o que o torna menos personalizável.
- Extremamente personalizável; desde botões até ao apoio de palma
- Pode ser utilizado sem fios, e com fio; a sua utilização com o fio fornecido manterá o rato em carga
- O design ambidextro é perfeito tanto para utilizadores esquerdinos, como destros
- Os sensores duplos fornecem-lhe uma precisão suprema na maioria das sessões de jogo intensas
- Preço
- Pode ser um pouco complicado de aprender.
➤ Rato Gaming Razer Viper Ultimate
O Razer Viper Ultimate é um rato de jogo sem fios de alta sensibilidade que recentemente apareceu nos calcanhares do Razer Viper com fio. Não é certamente barato, mas obterá algumas características de vanguarda pelo preço.
Pesando apenas 74 gramas, o Viper Ultimate é um dos ratos de jogo mais leves do mercado. Gostei do seu design – é muito fácil de apontar e sente-se quase sem peso na sua mão. É também ambidextro e o seu software permite-lhe ser facilmente alternado entre os modos destros e canhotos. Uma vez que o rato é tão caro, não é surpresa que venha com uma luz de fundo LED personalizável a cores para o logótipo Razer.
A funcionalidade sem fios do Viper Ultimate e uma doca de carregamento são excelentes se quiser ter um pouco mais de flexibilidade com o seu rato. A funcionalidade de carregamento sem fios é um dos poucos aparelhos de alta gama que ainda hoje existem, quanto mais ratos, e definitivamente aumenta o quociente “uau” do rato. Razer diz que a bateria do rato irá durar até 70 horas, por isso não irá colocar o Viper Ultimate na sua doca todos os dias.
Ao mesmo tempo, porém, o pequeno factor forma é uma desvantagem se tiver mãos maiores, como eu. As suas capacidades de alta sensibilidade (atingindo até 20.000 DPI) também provavelmente não lhe serão muito úteis se for um jogador típico. A maioria das pessoas simplesmente não precisará desse nível de sensibilidade ao jogar, a menos que seja, digamos, um vencedor de FPS em série. Dito isto, se for um designer gráfico, poderá achar útil um DPI tão elevado para o rato. Recomendamos que tenha em conta as suas necessidades individuais.
Embora caro, o rato é definitivamente uma das melhores ofertas sem fios do mercado, e achamos que ficará muito satisfeito com ele se estiver à procura de um periférico conveniente que não sacrifique o desempenho.
- Alta sensibilidade
- Peso leve
- Desenho elegante
- Tem doca de carga
- Caro
- Factor de forma inconveniente para alguns utilizadores
➤ Rato Gaming Logitech G502
Temos outro rato gaming da Logitech, e desta vez, é o G502 Proteus Spectrum, para ser honesto, é um dos poucos ratos da Logitech que ajudou a empresa a estabelecer-se.
Se estiver a pensar, o Proteus Spectrum é apenas uma versão actualizada do núcleo mais vendido da Logitech Proteus, a única diferença é a inclusão da iluminação Spectrum; a versão da Logitech da iluminação RGB. Onde o G900 Chaos Spectrum é construído para os entusiastas que gostam de disparar sobre todos os quatro, o Proteus Spectrum é dirigido aos utilizadores que não querem gastar muito dinheiro mas ainda assim obter o melhor de ambos os mundos.
O Proteus Spectrum tem um preço modesto, mas por um preço modesto, obtém-se uma série de características, incluindo DPI até 12.000 DPI
Falando do material técnico, a Logitech não mudou realmente nada em relação ao Proteus Spectrum original, para além do facto de terem adicionado o sistema de iluminação RGB que se tornou praticamente o padrão da indústria e de todos o estarem a utilizar nos seus periféricos, seja um rato, um teclado, ou um auricular.
Para começar, o rato custa metade do que alguns dos ratos mais importantes custam, além disso, o rato tem uma excelente relação qualidade/preço, 11 botões que podem ser programados como se quiser, um design confortável que não se afasta de ter estilo, e um excelente rastreio e resposta. Portanto, sem mais delongas, vejamos os prós e os contras.
- Excelente rastreabilidade e sensibilidade
- Opções de DPI que vão de 200 a 12.000 DPI
- 11 botões programáveis dão-lhe a liberdade de personalização
- Desenho bonito que também é prático
- Brilhante relação preço/rendimento
- Não recomendado para canhotos
➤ Rato Gaming Razer DeathAdder Chroma
Quando a Razer lançou originalmente o DeathAdder, o rato levou a indústria do jogo por uma tempestade, tornou-se rapidamente um dos melhores ratos de jogo do mercado, na realidade não custou muito, e era tudo o que um jogador queria.
Mais tarde, a empresa também lançou alguns ratos diferentes, no entanto, as pessoas ainda sentiam a falta do DeathAdder, no entanto, a Razer finalmente decidiu ouvir os fãs e surgiu com o Razer DeathAdder Chroma.
Agora, caso não saiba, considerando como a iluminação RGB se tornou um padrão da indústria, a Razer avançou e inventou o sistema de iluminação Chroma que pode ser controlado através do seu brilhante Razer Synapse 2.0; agora o sistema Chroma é talvez uma das melhores implementações RGB que temos visto desde há muito, muito tempo.
Dito isto, tudo sobre o Razer DeathAdder Chroma é novo e melhorado, tornando-o um dos mais impressionantes ratos de jogo a pisar na indústria do jogo.
No caso de se estar a perguntar o que é que o seu dinheiro lhe dá, basicamente, um incrível sensor óptico capaz de fornecer uma saída de 10.000 DPI, e sim, pode controlar o DPI de acordo com o seu gosto, por isso mesmo que queira ir mais baixo, pode fazê-lo facilmente.
Também obtém o Synapse 2.0 da Razer, um dos melhores conjuntos de personalização que pode encontrar quando se trata do software. O bom do Razer DeathAdder Chroma é que a empresa seguiu o “se não está partido, não o conserte” muito graciosamente, e não trouxe nenhuma mudança revolucionária à excepção de alguns ajustes de hardware, e na nossa opinião, essa é a melhor maneira de o fazer.
Simplificando, as pessoas que acham o Logitech G502 Proteus Spectrum demasiado extravagante, optando por um Razer DeathAdder Chroma é a melhor escolha que existe. Vamos mergulhar um pouco mais fundo em alguns prós e contras a fim de lhe dar uma ideia melhor.
- Bela iluminação e efeitos Chroma.
- Razer Synapse 2.0 continua a ser uma das melhores suites de software.
- Construção de qualidade.
- Botões personalizáveis.
- Pouca ou nenhuma inovação em termos de design.
➤ Rato Gaming Logitech G600
O Logitech G600 é um rato de jogo com fios feito para MMO. Este é um género de rato de nicho, mas que ganhou alguma popularidade com o aumento de MMO como World of Warcraft e League of Legends.
A alegação de fama dos ratos MMO é que eles têm muitos botões. E o G600 não desilude – com 12 do lado direito do rato, os habituais botões esquerdo e direito do rato, e três botões adicionais no topo, descobri que este rato oferece uma grande utilidade para as suas sessões de jogo de horas. O G600 também lhe permite empurrar a roda do rato para a esquerda ou direita para um par de entradas adicionais.
Como seria de esperar, todos os botões são também facilmente reprogramáveis utilizando o software incluído no rato, para a máxima conveniência. Isto soma um número desconcertante de possíveis mapeamentos do rato, que provavelmente apreciará se for um melhor jogador do que eu!
O desenho geral do rato é bastante bom, na minha opinião – é um periférico elegante, todo preto. Os botões laterais do rato apresentam retroiluminação LED personalizável por cores, que poderá considerar um must para o seu novo rato se for um jogador. Também achámos o G600 confortável de segurar e utilizar por períodos prolongados. Uma desvantagem, porém, é que não há opção de ter os botões laterais no lado esquerdo do rato. Isto pode deixá-lo desapontado se for canhoto.
Todas estas características têm um preço – achámos o próprio rato bastante pesado, com 135 gramas, e pode achar o seu factor de forma desconfortável se tiver mãos mais pequenas. Isto apesar do facto de a Logitech ter obviamente tentado fazer com que o rato se sentisse o mais natural possível de utilizar, dada a abundância de botões.
Em geral, se os MMO são a sua paixão, o Logitech G600 pode ser a sua escolha ideal.
- Muitos botões
- Mapeamento fácil
- Confortável
- Luz de fundo LED
- Grande e pesado
- Alguns botões são difíceis de alcançar
➤ Rato Gaming Razer Naga Hex V2
O próximo na nossa lista é o Razer Naga Hex V2, e antes de começarmos, deve saber que este é talvez um dos ratos de jogo mais venerados entre os jogos MOBA por causa de uma série de botões que obtém, e como pode personalizá-los completamente.
Contudo, deve ter em mente que embora este rato seja concebido especificamente para os jogadores MOBA, deve saber que não há maneira de o utilizar noutros jogos, no entanto, este rato é utilizável para jogos em que tem muitos atalhos de teclado, pode mapeá-los convenientemente para o rato, e utilizá-los, graças à espantosa grelha de polegar.
A Razer declarou que o Naga Hex V2 tem interruptores mecânicos na grelha de polegar para garantir que os jogadores têm a melhor experiência possível, e os interruptores não acabam por se desgastar. Os nossos testes revelaram um pouco de sensação táctil nos botões do polegar, e foi certamente uma adição bem-vinda.
O Naga Hex V2 vem com as características tradicionais que se pode esperar de um rato Razer de topo de gama; obtém-se um excelente sensor óptico capaz de fornecer uma enorme quantidade de 16.000 DPI. Também obtém a muito reverenciada iluminação Chroma RGB que pode ser controlada e ajustada através da excelente Synapse Razer 2.0.
Oh, sim, há mais, pode até afinar todos os botões físicos presentes no rato, e adaptá-los de acordo com a sua própria necessidade, tendo em mente que todos os botões podem ser totalmente programados. É certamente uma grande vantagem para os utilizadores que querem ter a certeza de tirar o máximo partido deste rato. Dito isto, vamos analisar alguns dos benefícios do Razer Naga Hex V2, e porque é que é um rato de jogo tão bom para os jogadores de MOBA.
Mantendo-o curto, há muitas coisas boas sobre o Razer Naga Hex V2, e há algumas coisas más, mas considerando os padrões da indústria, ele tornou-se uma norma. Com isso fora do caminho, vejamos os prós e os contras.
- Sensor óptico altamente sensível que fornece um impressionante 16.000 DPI
- Botões totalmente personalizáveis
- Excelente conjunto de software Razer Synapse 2.0
- Construção sólida em toda a linha
- Os botões da grelha de polegar utilizam interruptores mecânicos especializados
- A iluminação Razer Chroma é tão boa como sempre
- O desenho pode parecer uma escolha estranha para alguns utilizadores
- O rato não vem em desenho ambidextro
➤ Rato Gaming Razer Basilisk Essential
O Razer Basilisk Essential é praticamente uma versão mais acessível do rato de jogo com fio Razer Basilisk. Mantém a maior parte do que faz do Basilisco original uma peça de hardware tão grande. Ao mesmo tempo, faz concessões suficientes para permitir um corte de preço sobre o modelo de topo de gama. Na nossa opinião, pode achar que estes compromissos valem a pena, mas deve considerar as suas necessidades.
Quando se trata de design, encontrei o Basilisk Essential simples mas elegante. É leve (95g) e muito confortável de segurar e usar, embora só esteja disponível num formato de mão direita. O rato tem dois botões principais e três botões adicionais, incluindo um interruptor DPI. Isto permite definir facilmente o DPI do rato para uma de várias configurações personalizáveis.
O Basilisk Essential também pode ser equipado com uma pá opcional, que pode ser mapeada ao seu comando de escolha. A palheta também pode ser removida se necessário.
Passando ao desempenho, o DPI do rato é reduzido para 6.400 em comparação com os 16.000 do Basilisco original. A menos que seja um profissional de esports ou um designer gráfico (e eu também não), provavelmente não notará a redução a maior parte do tempo. Uma outra coisa é que também lhe falta o sensor 5G das ofertas mais caras da Razer. Apesar disto, achámos o Basilisk Essential confortável e preciso de usar durante sessões de jogo intensas. A sua comutação de DPI é uma grande vantagem em certos jogos como os FPSs.
O Razer Basilisk é um excelente rato de jogo de orçamento que lhe permitirá sentir-se como um profissional sem pagar um preço a igualar. Também acho que é bom como um trampolim se não estiver preparado para dar o mergulho em periféricos verdadeiramente de elite.
- O excelente sensor oferece um DPI topo de gama, e um deslizamento fácil de usar.
- Os botões programáveis permitem-lhe personalizar o rato de acordo com a sua própria preferência, utilizando CUE.
- Iluminação RGB que também pode ser ajustada através do CUE (motor utilitário Corsair)
- Os preços competitivos dão ao Sabre RGB uma excelente relação preço qualidade.
- O design pode ser complexo para alguns utilizadores.
Guia de Compra de Ratos Gaming
Conceitos diferentes dos ratos que deve conhecer
Previsão
Os ratos de jogo têm de ser inteligentes para satisfazer todas as necessidades dos jogadores. Os ratos modernos são capazes de evitar o registo de movimentos de mão erráticos. A correcção do rato nem sempre é útil, uma vez que a precisão é largamente comprometida durante a jogabilidade.
Sensibilidade
A sensibilidade do rato é medida em DPI (Dots per inch) ou CPI (caracteres por polegada). A DPI pode ser de algumas centenas a poucos milhares. Quanto mais alto for o DPI, mais rápido pode o rato mover-se num ecrã.
Sensor
Existem dois tipos de sensores em mico-óptico e laser. O sensor óptico é adequado mesmo para as superfícies mais ásperas. O sensor laser, contudo, tem um melhor desempenho em superfícies reflectoras. Em tais configurações de sensor laser, devolve um excelente DPI.
Aceleração
A relação entre a velocidade do ponteiro e a velocidade do movimento da mão define a aceleração de um rato. É medida em força G, onde um G equivale a 9,8 metros por segundo. Os jogadores de baixa sensibilidade precisam de aceitar a aceleração frequentemente, uma vez que requerem mais movimentos da mão.
Taxa de quadros
A taxa de quadros refere-se à transferência e à taxa de resposta entre o rato e o computador. É medida em hertz e varia praticamente entre 250-1000Hz em qualquer rato de jogo. Uma vez que o rato é periférico, os dados enviados são processados primeiro antes de ser vista ação no ecrã no ecrã.
Botões programáveis
Botões programáveis tornam os ratos e teclados de jogo mais excitantes. Os ratos de jogo têm tipicamente botões que podem ser transformados em teclas de atalho para executar acções dentro do jogo muito mais rapidamente. Por exemplo, é possível ver botões de atirador furtivo presentes num rato específico FPS.
Perfis
Com botões programáveis vem um conjunto de definições de perfil. Pode até especificar diferentes acções para botões enquanto muda de personagem em qualquer jogo. Com o mesmo rato, é possível alternar suavemente entre géneros e jogos.
Distância de elevação
A distância de elevação é a altura a que o rato pode ser levantado da superfície antes que os movimentos de movimento fiquem sem resposta. O software do rato pode vir a ser útil para ajustar as distâncias de elevação. Em jogos competitivos, a distância de elevação desempenha um papel significativo.
Peso
Por último, mas não menos importante, o peso também importa. Não há muitos jogadores que se preocupem muito com isso. Mas o peso determina o nível de tacto durante a jogabilidade. Pesos ajustáveis são hoje em dia um conceito de tendência em ratos de jogo. A afinação fina ajuda a tornar as previsões fáceis e aumenta a facilidade.
Rato gaming com sensor laser ou sensor óptico
A decisão entre ambos os sensores não deve continuar a ser um problema, uma vez que está provado que o sensor óptico é muito mais eficiente. A principal razão é que os sensores ópticos permitem ao rato detectar com maior precisão a superfície em que se move, oferecendo assim uma melhor resposta.
Rato gaming com ou sem fios
A maioria dos peritos concorda que os ratos com fios têm um tempo de resposta mais curto, recomendo que aposte no USB em vez do confortável Bluethooth. Contudo, a tecnologia sem fios tem avançado muito, pelo que a diferença entre os dois está a diminuir.
Perguntas Frequentes acerca de Ratos Gaming
Quais são os melhores ratos de jogo?
Alguns modelos da SteelSeries e Logitech são listados por jogadores profissionais como os melhores ratos gaming. Nesta análise classificamos os melhores em termos de desempenho, desempenho e durabilidade.
Como escolher o melhor rato para jogos?
Ao escolher um rato para jogos deve ter em conta certas características chave, tais como quantos DPI tem, se tem um sensor laser ou óptico, se é um rato para jogos sem fios ou se tem um cabo, etc. Para que possa escolher o melhor de acordo com as suas necessidades, classificámos os melhores ratos de jogo por categorias, para que saiba exactamente qual deles precisa.
Onde comprar ratos para jogos?
Actualmente pode comprar ratos para jogos, tanto em lojas físicas como em lojas online. A nossa recomendação é que compre na Amazon, uma vez que eles tendem sempre a ter stock e o serviço ao cliente é imbatível.
Quais são as melhores marcas de ratos gaming?
Existem muitas marcas de ratos, bem como modelos genéricos que lhe podem ser atractivos. No entanto, se quiser garantir qualidade e grande desempenho com o seu rato, compre um modelo da Logitech, Razer, MSI ou Corsair, porque são fabricantes especializados no mundo dos jogos.
O que é melhor, um rato óptico ou a laser?
O debate entre rato óptico e rato laser é bastante extenso, embora em geral os modelos ópticos ganhem. Isto porque há menos aceleração, e por isso oferecem maior precisão. No entanto, os espécimes laser são relativamente mais baratos.
Tags: gaming