Qual é o Melhor Malte Para Gatos?
Melhor Malte para Gatos: Os gatos são animais bastante asseados que passam uma grande parte do seu tempo acordado a lavarem-se, ou seja, lambem as pernas e o corpo. Ao fazer isto, engolem muito pelo. O pelo passa mais frequentemente pelo sistema gastrointestinal sem problemas, mas ainda assim acontece que o pelo se aglutina e forma uma bola de pelo. Os problemas surgem quando a bola de pelo não passa pelo sistema gastrointestinal.
Na natureza, o gato vai resolver o problema comendo erva, uma vez que a erva induz o vómito e a bola de pelo sai assim do sistema. No entanto, muitos gatos não têm a oportunidade de comer erva quando precisam dela, porque vivem em apartamentos na cidade ou porque é inverno.
Neste post iremos analisar as melhores pastas de malte que pode dar ao seu gato.
Veja a lista abaixo se quiser comprar rapidamente uma pasta de malte para gatos dependendo do preço:
Tabela de Conteúdos
🏆 Melhores Pastas De Malte Para Gatos
Sabia que?
O malte é um tipo de grão que é utilizado na fabricação de cerveja e whisky.
O que é o Malte para Gatos?
O malte para gatos é um suplemento alimentar que foi concebido para fornecer nutrientes essenciais que podem estar em falta na dieta de um gato. É feito a partir de uma variedade de ingredientes, incluindo extracto de malte, vitaminas, minerais, e aminoácidos. O malte para gatos está disponível tanto na forma seca como líquida, e pode ser misturado com alimentos ou água.
Benefícios do Malte para Gatos
O malte é um alimento altamente nutritivo para os gatos. Está repleto de vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam a manter o seu gato saudável e com o seu melhor aspecto. Alguns dos benefícios de alimentar o seu gato com malte incluem:
- Digestão melhorada: O malte é uma grande fonte de fibra alimentar, que ajuda a manter o sistema digestivo a funcionar correctamente.
- Pele e pelagem saudáveis: As vitaminas e minerais do malte ajudam a manter a pele e o pêlo saudáveis e com um aspecto brilhante e bonito.
- Imunidade reforçada: Os antioxidantes no malte ajudam a impulsionar o sistema imunitário, mantendo o seu gato saudável e livre de doenças.
- Aumento dos níveis de energia: Os nutrientes no malte ajudam a manter os níveis de energia do seu gato em alta, dando-lhe a pimenta de que necessita para correr e brincar.
- Controlo de peso: O malte é um alimento pobre em calorias que pode ajudar os gatos a manter um peso saudável.
- Delicioso Sabor: Os gatos adoram o sabor do malte, tornando-o num alimento que terão todo o prazer em comer.
Para que serve o Malte Para Gatos?
Os gatos têm as suas próprias rotinas diárias de limpeza. Durante as suas extensas sessões de limpeza, acabam por ingerir numerosos pelos mortos que avançam ao longo do seu tracto digestivo e podem ser utilizados para a formação de tufos. Estes tufos podem ser grandes ou pequenos, dependendo da quantidade de pêlos ingeridos. São conhecidos como tricobezoares, embora se possa ter ouvido falar de serem chamados de bolas de cabelo.
A língua de um gato tem pequenas protuberâncias ou espinhas feitas de queratina. São conhecidas como papilas e ajudam o gato a escovar o pelo e a remover a sujidade. No entanto, tal como uma escova de pelo, também podem destacar pêlos mortos que depois ingerem através da boca.
A bola de pelo pode então formar-se nos intestinos, no estômago ou mesmo no esófago. Se o gato tossir, e consegue expulsar facilmente a bola de pelo, isto significa que a bola de pelo não passou pelo esófago. Se em vez disso a tosse for acompanhada de náuseas, falta de apetite e vómitos de alimentos meio digeridos, então a bola de pelo é provavelmente alojada no estômago ou no intestino delgado. Se o gato começar a sofrer de obstipação juntamente com falta de apetite, pode ser devido a uma bola de pelo alojada no intestino grosso.
A pasta de malte ajuda a desalojar este excesso de pelo e a enviá-lo através do tracto digestivo. Faz isto através do seu efeito laxante natural, que ajuda a melhorar o trânsito intestinal. É por isso que a pasta de malte é também adequada para problemas ligeiros de obstipação. Em suma, a pasta de malte ajuda os gatos a digerir adequadamente os pelos e a expulsá-los sem impedimentos.
O que são bolas de pelo e porque são tão prejudiciais para os nossos gatos
Durante a preparação diária é normal que os gatos ingeram uma quantidade mais ou menos grande do seu próprio pelo, que inevitavelmente passará para o seu tracto digestivo. Normalmente, os gatos expulsam parte destes pelos, quer vomitando-os, quer através das fezes, mas por vezes, os nossos gatinhos não conseguem expelir todo o pelo, e nestes casos acabam por formar bolas de pêlo.
Estas bolas de pelo são chamadas tricobezoares, e podem acumular-se no estômago ou em qualquer outro ponto do tracto digestivo dos nossos gatos. Se forem pequenas é possível que os nossos possam vomitá-las, ou que acabem por ser eliminadas com as fezes; no entanto, se o seu tamanho for maior, o gato não será capaz de as eliminar, o que pode levar a vários problemas, alguns bastante graves.
“Durante o tratamento é normal que os gatos ingiram pelo. Normalmente, são capazes de expulsá-los, vomitando-os ou através das fezes, mas por vezes não o conseguem e acabam por formar bolas de pêlo”.
Se a bola de pelo estiver no estômago, o gato tentará vomitá-la, sofrendo amordaçamento. Por vezes, também vomitará líquido ou restos de comida, e pode bem reparar que não tem apetite. No caso de passar para o intestino, poderá ser retido em algum momento, causando obstipação e, no pior dos casos, uma obstrução intestinal, que, se grave, poderá mesmo requerer intervenção cirúrgica.
Se o seu gato pertence a uma raça de pelo longo, o risco de formação de bolas é maior, pelo que terá de ser especialmente cuidadoso. Há também mais riscos durante as épocas de perda de pelo.
Como saber se o seu gato tem bolas de pelo no seu tracto digestivo
Existem certos sintomas que nos podem ajudar a suspeitar que o nosso gato pode ter alguma bola de pêlo no seu sistema digestivo. Vamos vê-los em pormenor:
- Ele engasga-se frequentemente, e parece tentar vomitar, sem sucesso. Pode ter uma bola de pelo no estômago e está a tentar expulsá-la, mas pode ser demasiado grande.
- Vomita frequentemente, expelindo resíduos alimentares líquidos e meio digeridos. Também pode ser um sinal de que tem uma bola de pêlo no estômago, ou também nas primeiras porções do intestino delgado, tornando assim difícil a passagem dos alimentos. Isto também pode levar a uma falta de apetite no gato.
- Obstipação. Pode ser um sinal de que o gato tem uma bola de pêlo no intestino grosso.
“Vómitos e obstipação frequentes podem ser sinais de que o seu gato tem bolas de pelo no seu tracto digestivo”.
Se o seu gato vomitar excessivamente, se tiver prisão de ventre há dias, se notar que o seu abdómen está inchado, ou se expelir sangue com as fezes, leve-o imediatamente ao veterinário.
Como evitar a formação de bolas de pelo
Por esta altura já terá ficado claro para si que é inevitável que o seu gato ingira pêlo; no entanto, é possível conseguir que a quantidade ingerida seja muito inferior, e que uma vez no seu sistema digestivo, os pelos sejam expelidos naturalmente, para que desta forma não se acumulem com o consequente perigo de formar os temidos tricobezoares.
Para atingir o nosso objectivo, a primeira coisa que devemos fazer é escovar periodicamente o nosso gato, para que tenha o mínimo de pêlos mortos possível na sua pelagem.
Desta forma, não engolirá tantos pelos quando estiver limpo. Para saber como cuidar devidamente do pêlo do seu gato, não deixe de consultar o nosso artigo sobre escovas e pentes para cães e gatos, onde encontrará diferentes produtos, assim como dicas que lhe serão úteis.
“Escovar regularmente os nossos gatos e dar-lhes um bom malte são duas medidas essenciais para evitar a formação de bolas de pêlo”.
Mas é claro que, por muito que se escove e penteie o seu gato, será completamente inevitável que ele ingira algum pêlo durante a sua depilação diária, e é por isso que é essencial que complementemos a escovagem periódica com a administração de pasta de malte para gatos, a fim de ajudar o seu sistema digestivo a expelir estes pêlos indesejados, impedindo a sua acumulação.
Dicas para evitar bolas de pêlo no seu gato
Queremos que o nosso gato seja saudável e não tenha problemas digestivos por causa das bolas de pêlo acumuladas no seu estômago e para isso podemos fazer muitas coisas. Aqui estão algumas dicas que podem ser postas em prática para melhorar esse problema:
- Dê-lhe regularmente o malte: É óbvio que uma das coisas que mais ajudará o seu gato é o malte, nos tempos mais complicados ou quando notar que ele tem sintomas deve dar-lhe um pouco todos os dias, pelo menos durante algumas semanas. Depois tente reduzir o seu consumo para várias vezes por semana.
- Escove o seu pêlo: Outra coisa fundamental é escovar o seu cabelo diariamente, especialmente se o seu cabelo for muito comprido. Isto ajudará a remover o excesso de pêlo e a não o engolir depois, quando estiver a escovar. Faça-o dois meses por dia na Primavera, porque é a época da muda de pelo.
- Dê-lhe probióticos naturais: Muitos alimentos ajudam a melhorar a sua flora intestinal e, portanto, poderá digerir melhor não só o que come mas também os pêlos que engoliu. Pode comprá-los como um suplemento à sua dieta ou incorporá-los na sua dieta.
- Use a erva de gatos: Outro produto muito popular para gatos é esta erva que não só gosta de cheirar e esfregar com ela, mas é um laxante natural muito poderoso. Tem de ser usado com cautela, mas pode ser um complemento ideal quando se tem problemas digestivos normalmente.
- Comida com fibra: A fibra é um grande aliado para o trânsito intestinal, ajudará a melhorar a sua digestão e a expelir alimentos e cabelo. Pode incluí-la nos seus alimentos verificando os rótulos, para verificar se tem um elevado componente de fibra, e comprar sempre alimentos que tenham uma qualidade adequada.
- Dê-lhe muita água: É também importante que esteja hidratado, pois a água ajuda a manter bem o tracto digestivo e que os alimentos sejam melhor devolvidos. Mantenha-lhe sempre uma tigela de água para que possa beber durante todo o dia e certifique-se de que bebe o suficiente.
- Exercício: Como nos seres humanos, o desporto é essencial para manter o corpo saudável e para que possamos fazer a barriga correctamente. Se o seu gato não gosta muito de sair de casa, pode comprar-lhe alguns brinquedos ou raspadores, para que ele possa fazer exercício físico brincando.
Como e quando dar malte a um gato
Embora o malte tenha um sabor e textura que os gatos normalmente gostam, devemos ter em mente que cada gato é um mundo, e cada um tem os seus gostos. Assim, há gatinhos que virão rapidamente assim que o ouvirem abrir o tubo de malte, aquela comida deliciosa, enquanto outros não vão querer saber nada sobre comer aquela massa que lhes queres dar.
Se o seu gato é algo esquisito, e é um daqueles que não estão dispostos a pôr nada na boca, poderá ter de provar mais do que um malte, até encontrar um que tenha a sua aprovação, embora seja possível que isso nunca aconteça, por muito que tente explicar-lhe o quão boa é para ele.
Se o seu gato pertence ao grupo dos entusiastas do malte, dar-lha será super simples: só terá de colocar a ração correspondente num dos seus dedos, e ele comê-la-á directamente.
“O malte tem um sabor e textura que todos os gatos costumam adorar, por isso não é difícil levá-los a ingeri-lo, seja dando-lho com as suas próprias mãos, seja colocando a ração diária na sua comida”.
Se, por outro lado, tiver um gato que o malte não o convence apenas, não se preocupe: fazer com que ele o tome é bastante simples. Uma opção é manchar a ração correspondente numa perna ou no focinho, desta forma, não terá outra opção senão lamber-se para se limpar, porque já sabemos que os gatos não gostam nada de estar sujos, e então ingerirá o malte.
É claro que é possível que o seu gato não faça nada engraçado que lhe ponha malte nas patas e o manche, e depois, quando ele o vir com o tubo, esconda-o para que você não o faça, algo que irá complicar um pouco as coisas. Neste caso, pode sempre optar por colocá-lo na sua comida e misturá-lo com ele, para que eles o possam levar.
Na minha experiência pessoal com o meu gato, Ronno, coloco a sua ração de malte na ração e como-a imediatamente. Contudo, se eu tentar dar-lha pondo um pouco no meu dedo, ele esconde-se, embora seja evidente que adora o sabor. Dito isto: todo o gato é um mundo!
Quanta pasta de malte devo dar ao meu gato?
Cada um das doses de pasta de malte deve ter o tamanho de uma pequena amêndoa ou avelã. Isto deve ser suficiente, mas se o seu gato gosta de pasta de malte, não se preocupa em dar-lhe um pouco mais.
Para um gato de pêlo curto, duas doses por semana devem ser suficientes para os manter regulares. Se o seu gato for de pêlo comprido, como um Maine Coon ou um Birma, poderá ter de dar até quatro doses por semana para o mesmo efeito. Se o gato estiver em muda, pode até querer dar-lhes uma pequena dose diária até ver alguma melhoria.
A Importância da Escovagem
Não podemos esquecer a importância da escovagem para o seu gato. Com ela podemos livrar-nos dos pêlos mortos do gato antes de lhes dar a oportunidade de os ingerir. Precisamos do tipo certo de escovagem para o tipo certo de gato. Em gatos de pêlo curto, uma ou duas escovagens por semana devem ser adequadas. Para gatos de pêlo mais comprido, uma escovagem diária seria o ideal. Aqui temos algumas informações sobre escovas para gatos de pêlo curto e para gatos de pêlo longo. Veja também a nossa análise das melhores escovas para cães e gatos.
Se não encontrar tempo para escovar diariamente o pêlo do seu gato, então precisa de o fazer pelo menos uma ou duas vezes por semana. Para além de remover pêlos mortos e tornar o seu pêlo saudável, o cuidado do seu gato ajudará a reforçar a sua ligação. Não se esqueça que os gatos precisarão de um pouco mais de escovagem durante a Primavera e o Outono, bem como durante os períodos de muda.
Melhor Malte Para Gatos
➤ Trixie Malt’n’Cheese
Se o seu gato é um pouco esquisito em termos de sabores, é possível que nem todos os maltes sejam do seu agrado, e tem de experimentar mais do que um até encontrar aquele de que ele gosta. Nesse caso, recomendamos que lhe dê a variedade Malt’n’Cheese da Trixie, uma vez que o seu sabor a queijo é normalmente bastante irresistível para os nossos gatinhos.
É uma pasta composta exclusivamente de extracto de malte, queijo e biotina, sem adição de açúcares. O malte ajuda a melhorar a digestão e evita a formação de bolas de pelo, enquanto a biotina faz com que o seu pelo pareça brilhante, saudável e macio.
O queijo está presente em pequena quantidade, exclusivamente para tornar o sabor e o aroma mais atractivos para o nosso gatinho, e assim comer a sua ração diária de malte sem problemas.
A pasta de malte de gato com sabor a malte Trixie é vendida em tubos de 100 g, e deve ser dada diariamente ao gato, quer directamente, quer colocando-a na sua ração alimentar diária.
Sabia que?
O malte é rico em hidratos de carbono e é uma boa fonte de energia para os gatos.
➤ GimCat Multi Vitaminas
Com a pasta de malte Multi-Vitaminas GimCat, matará dois pássaros com uma cajadada, uma vez que para além de impedir a formação de bolas de pêlo, será reforçado o seu sistema imunitário, uma vez que a sua fórmula contém nada menos que 12 vitaminas essenciais, para além de beta-glucano e óleo de peixe de alta qualidade.
Entre os seus componentes encontramos as vitaminas D3, E, B1, B2, B6, B12, C e H, que contribuem para o bom funcionamento das defesas do organismo. Além disso, as vitaminas E e C são antioxidantes naturais, pelo que ajudam as células a protegerem-se contra os radicais livres, retardando o processo de envelhecimento e prevenindo infecções, bem como doenças oculares e nervosas.
A sua fórmula também contém taurina, um ácido orgânico que é essencial para os gatos, mas que o seu corpo não gera em quantidades suficientes, pelo que é essencial que a sua comida o contenha. A taurina é responsável por vários processos vitais, e é necessária para o coração, cérebro, e sistema nervoso dos gatos, bem como para a função imunológica e os olhos.
Por outro lado, na composição deste excelente malte para gatos podemos encontrar os ácidos gordos insaturados ómega-3 e ómega-6, que contribuem para que o gato tenha uma boa saúde cerebral e cutânea, ajudando também o pelo a parecer mais sedoso e brilhante, algo para o qual o conteúdo de biotina também contribui.
A Pasta de Malte GimCat Multi-Vitaminas não contém açúcares, lactose, corantes, conservantes ou aromatizantes, e pode comprá-lo em tubos de 50, 100 ou 200 g.
Sabia que?
O malte é também uma boa fonte de fibra, que pode ajudar a manter o sistema digestivo dos gatos saudável.
➤ Bayer SanoyBello
Sano&Bello é uma gama de produtos de beleza, cuidado e higiene para cães e gatos da prestigiada divisão veterinária do laboratório Bayer, e entre estes produtos podemos encontrar este excelente malte para gatos, cujo único ingrediente é aquele: extracto de malte 100% natural, sem qualquer outro aditivo.
É um malte de sabor agradável que, em geral, os gatos adoram, e a sua administração diária ajuda a libertar o estômago e o intestino do pêlo que foi ingerido durante a limpeza diária, favorecendo assim a eliminação das bolas de pêlo que possam ter-se formado, ao mesmo tempo que evita que se formem mais.
Para a dar ao seu gato, pode misturá-la com a sua comida habitual, ou também administrar cerca de 5 cm de pasta directamente na boca ou colocá-la na parte de trás de uma das suas patas dianteiras.
O malte para gatos Bayer Sano&Bello é vendido em tubos de 100 g e, uma vez aberto, é aconselhável armazená-lo no frigorífico.
➤ Pasta de Malte para Gatos Akiball
Um dos problemas que os nossos gatos podem ter quando não eliminam devidamente o pelo que ingerem durante o seu asseio diário é a obstipação. Se for este o caso do seu companheiro felino, o xarope de malte Akiball para gatos dos laboratórios veterinários da Fatro Ibérica virá de pérolas, uma vez que é feito de óleos naturais com acção laxante, o que o ajudará a expulsar as bolas de pelo que se possam ter formado no seu estômago ou intestino.
O malte Akiball para gatos é uma emulsão que é um pouco mais líquida que os maltes em pasta, e que tem um sabor muito agradável para a maioria dos gatos, pelo que não será difícil para si fazê-los tomá-lo como se fosse um deleite. Em qualquer caso, se se recusar a tomá-la, há sempre a opção de a aplicar numa perna ou no focinho, uma vez que, desta forma, quando limpa, irá comê-la.
O Akiball é feito de xarope de malte e óleo medicinal de vaselina, e também contém vitamina E, um antioxidante natural que protege as células contra os radicais livres e estimula o seu sistema imunitário.
Quanto à dosagem que deve dar ao seu gato, se for a primeira vez que ele toma malte, o fabricante recomenda dar-lhe Akiball durante três dias seguidos, e após três dias, se for um gatinho ainda jovem, será suficiente que lhe dê 1 g (1 cm) uma vez por semana. Se o seu gato for adulto, deve dar-lhe 2 g (2 cm) de produto duas vezes por semana.
A pasta de malte para gatos com efeito laxante Akiball está disponível em tubos de 100 g, e o fabricante recomenda consultar o veterinário antes de o utilizar.
➤ GimCat Soft Extra
GimPet, são o seu malte Soft Extra (comercializado sob a sub-marca GimCat), conseguiu transformar o seu produto na referência do mercado quando se trata de tratar bolas de pelo em gatos, e isto devido à qualidade dos ingredientes utilizados na sua composição, mas também porque a maioria dos gatinhos adora o seu sabor, um factor a ter em conta, porque os nossos gatinhos são muito donos do seu nariz, e, se não gostam de algo, não o comerão, por muito bom que seja para eles.
É uma pasta que contém um complexo único, que inclui extracto natural de malte, bem como óleos de alta qualidade e fibras vegetais, uma combinação que produz um efeito duplo, uma vez que para além de facilitar o trânsito intestinal, favorecendo a expulsão natural do pelo que o gato já ingeriu, impede também a formação de novas bolas de pelo.
Além disso, o conteúdo de beta-glucan ajuda a reduzir a inflamação do tracto gastrointestinal. Tudo isto evitará em grande parte o possível desconforto digestivo derivado da ingestão de pelo.
Outra virtude do malte GimCat Malt-Soft Extra é o que ele não contém: na sua composição não encontrará açúcares, corantes, lactose, conservantes, ou intensificadores de sabor.
Para que este malte seja eficaz, recomenda-se que o forneça diariamente ao gato. Deve dar-lhe cerca de 6 cm de pasta, de preferência à mão, directamente do tubo. Se o seu gato não o quiser comer desta forma, pode também colocá-lo na sua comida diária.
Embora, o fabricante lhe dê a opção de escolher entre tubos com quantidades menores. Isto pode ser muito interessante se o seu gato não precisar de tanta quantidade, uma vez que pode expirar dentro de cerca de um ano. Embora possa servir-lhe para todas as raças de gatos que tiver.
Tem mais de 40% de malte, bem como óleos e gorduras naturais que ajudam a digestão do seu animal de estimação. A vantagem é que não incorpora açúcares, conservantes ou corantes. Embora possa ser um pouco gordo, por isso deve ter em mente que se ultrapassar a quantidade diária recomendada, pode ganhar algum peso.
Sabia que?
O malte pode ser encontrado em muitos alimentos comerciais para gatos, ou pode fazer os seus próprios alimentos para gatos à base de malte em casa.
➤ Beaphar Malt Bits
O malte Beaphar Bits de Malte é uma opção ideal se o seu gato tiver dificuldade em comer o malte em pasta ou creme habitual, porque é um dos petiscos saborosos que pode dar ao longo do dia ou utilizá-lo como um prémio. É também recomendado por todos os tipos de raças de gatos.
O maior inconveniente deste produto é que contém menos malte que as natas tradicionais, mas pode ser a melhor escolha para animais de estimação mais delicados. Os seus ingredientes são à base de cereais, leite e gorduras, e pode dar-lhe até 10 snacks por dia se os seus gatos precisarem de mais consumo de malte.
Sabe a galinha, por isso a maioria dos animais de estimação gosta do seu sabor. Além disso, não contêm açúcares adicionados. Embora, é uma das versões de maior custo, mas em contraste, pode facilitar a sua vida. Vem num saco prático, que se pode guardar facilmente na cozinha.
➤ Trixie Inmuno-Pro
A Trixie Inmuno-Pro é uma pasta de malte que não só ajuda a digestão do seu gato, mas também tira partido dela para fortalecer o seu sistema imunitário, incorporando ingredientes como a imunoglobulina e probióticos. É constituída na sua maioria por elementos naturais e sem químicos.
Além disso, é um dos modelos que incorpora a maior quantidade de extracto de malte entre os seus componentes, uma vez que é 62%. Assim, a quantidade recomendada de consumo diário é reduzida. Com a vantagem de poder durar bastante tempo, uma vez que tem 100 gramas de produto.
O maior inconveniente deste tipo de produto é o seu sabor, porque nem todos os gatos gostam da mesma coisa. Contudo, este produto tem um preço realmente acessível, por isso, se não gostar muito, não terá de sofrer uma grande perda. Além disso, pode tirar partido dele para amigos ou outros gatos que gostam do sabor, uma vez que serve para todas as raças.
➤ Trixie Multivitaminas
O malte Trixie Multivitaminas é uma oportunidade perfeita para melhorar a sua ingestão de cabelo e aumentar o seu conteúdo vitamínico do dia. Pode ser uma opção muito interessante se o veterinário o aconselhar a tomar mais vitaminas ou quiser reforçar a sua dieta em algumas alturas do ano.
Tal como outros modelos, tem uma quantidade adequada de produto, que pode durar bastantes meses. O seu formato é fácil de guardar e pode oferecê-lo de diferentes formas. Embora contenha aditivos e açúcares, fá-lo numa proporção muito pequena e é aprovado pela CE.
Tem até seis tipos diferentes de vitaminas, para além de outros minerais e produtos vegetais. Sim, é verdade, que tem uma quantidade considerável de gordura, pelo que é sempre aconselhável não exceder a quantidade diária recomendada. Pode mantê-la à temperatura ambiente e durar até 12 meses sem expirar.
Sabia que?
Se está a considerar adicionar malte à dieta do seu gato, fale primeiro com o seu veterinário para se certificar de que é uma boa ideia para o seu gato.
Guia de Compra de Malte para Gatos
Antes de comprar pasta de malte para o seu gato, é importante ter em conta os seguintes fatores:
Ingredientes
Os produtos de malte podem ajudar a melhorar a digestão do seu gato pela mão dos diferentes ingredientes que inclui. São geralmente compostos por extracto de malte, gorduras vegetais, óleos vegetais, fibras, cinzas brutas, uma dose mínima de produtos lácteos e, por vezes, levedura. Ocasionalmente, o óleo de peixe está incluído.
Nutrientes
O malte por si só não serve para fornecer os nutrientes que um gato necessita. Mas é normal que estes produtos tenham ingredientes que fornecem um ou outro macronutriente. Recomenda-se a escolha de um produto com malte, tendo em conta os nutrientes que o seu gato necessita.
Vitaminas extra
Existem alguns produtos com malte que incluem elementos extra para fornecer vitaminas ao gato para além do efeito laxante, tanto para melhorar a saúde do trânsito intestinal como para evitar bolas de pelo. Alguns estão incluídos na seguinte lista:
- Ómega 3 e 6
- Vitaminas B1, B2, b12, D3 e E, entre outras
- Ácido fólico
- Taurina
Embalagens e texturas
O mais comum é que o malte vem sob a forma de gel ou pasta semi-mole e é descartado em tubos de alumínio ou plástico. Assim, é fácil de distribuir de acordo com os centímetros recomendados, dependendo da pelagem do seu animal ou da época do ano. Também se pode encontrar malte sob a forma de ração.
Sabores
Alguns produtos incluem elementos aromatizantes, oferecendo o sabor de outros ingredientes, tais como queijo ou peixe, como o salmão. Esta substância curiosa não tem normalmente mau sabor e é comum que os gatos a achem apetitosa. Em muitas ocasiões, adiciona-se um pouco de adoçante para que se goste mais.
Perguntas Frequentes acerca de Malte para Gatos
O que é o malte para os gatos e para que serve?
O malte é um suplemento alimentar sob a forma de pasta que é geralmente comercializado em tubos semelhantes aos das pastas de dentes. Graças à sua formulação, é muito eficaz para ajudar os gatos a remover os pelos que são engolidos durante a depilação, evitando assim a formação de bolas de pêlo.
Quais são os benefícios de alimentar o meu gato com malte?
O malte pode ser uma boa fonte de nutrientes para gatos, incluindo vitaminas, minerais, e fibras. Pode também ajudar a tornar a comida mais palatável para gatos que são comedores exigentes.
Existe algum risco associado à alimentação do meu gato com malte?
O malte para gatos é geralmente considerado seguro. No entanto, como em qualquer tipo de alimento, existe sempre o potencial para uma reacção alérgica. Se notar quaisquer sinais de uma alergia entre em contacto com o seu veterinário.
Qual é o melhor malte para os gatos?
Alguns dos que têm a melhor reputação no mercado são os das marcas GimCat, Akiball ou Bayer, cuja eficácia é mais do que comprovada. Neste post, falamos em profundidade sobre as particularidades de cada uma delas, e para quem uma ou outra é mais adequada.
Quando deve o malte ser dado a um gato?
Em geral, é aconselhável dar malte numa base regular a praticamente todos os gatos, uma vez que os seus efeitos são benéficos e podem salvar problemas relacionados com bolas de pelo.
Como é dado o malte aos gatos?
Pode dar pasta de malte ao seu gato de 3 maneiras diferentes: manchando a ração correspondente no dedo e aproximando-a do gatinho para a comer directamente; manchando a pasta numa perna ou no focinho, para que a lamba quando limpa; ou misturando-a com a sua ração para ser tomada na hora da refeição.
Existem alguns efeitos secundários de alimentar o meu gato com malte?
O malte para gatos é um suplemento seguro e nutritivo para o seu gato. Não existem efeitos secundários conhecidos da alimentação do seu malte para gatos.
A que tipo de gatos é mais importante dar malte?
A pasta de malte é recomendada para todos os gatos, mas, obviamente, torna-se um complemento ainda mais essencial naqueles com o pelo mais comprido (como os gatos Angorá, Balineses ou Persas).
Com que frequência tenho de dar malte ao meu gato?
Normalmente, quando compra um tubo de massa, especifica normalmente a quantidade e frequência com que deve oferecer ao seu gato, mas, em geral, é normal dar-lhe uma bola do tamanho de uma avelã duas vezes por semana, se for um gato de pelo curto, ou quatro vezes por semana, se for um gato de pêlo longo.
Durante as épocas de muda, ou no caso de ter um gato muito propenso a ter bolas de pêlo, pode dar-lhe malte diariamente. De qualquer modo, não é aconselhável exagerar, porque afinal, o malte tem um efeito laxante, por isso dê uma boa olhada ao seu gato, e certifique-se de que as suas fezes não são demasiado macias.
O que deve fazer se o seu gato estiver a vomitar bolas de pelo?
É importante marcar uma consulta com o seu veterinário se suspeitar que o seu gato está a ter um problema com bolas de pêlo. Os gatos que vomitam frequentemente bolas de pelo podem ter algum tipo de condição de pele subjacente, causando-lhes um excesso de espaço, e como resultado, desenvolver bolas de pêlo. As erupções vermelhas ou áreas com pêlo muito curto ou sem pêlo são todas motivo de preocupação e devem ser partilhadas com o seu veterinário.
Depois de verificar se o seu gato tem outros problemas de saúde, o seu veterinário pode discutir as melhores formas de abordar as bolas de pêlo do seu gato, incluindo o aumento da escovagem para cortar a quantidade de pelo que o seu gato engole enquanto se auto-domina, bem como o uso de um ou mais remédios de bolas de pelo, tais como um gel de bolas de pelo, comida, guloseima, ou suplemento.