Melhor Chave torque | Top Chaves dinamométricas
Qual é a Melhor Chave torque?
Melhor Chave torque: Se procura a melhor chave de torque, isto soa a uma tarefa bastante simples no início. No entanto, numa inspecção mais atenta, apercebe-se rapidamente de que há mais coisas a ter em conta do que possa ter suspeitado inicialmente. Para além da qualidade e da mão-de-obra, a área de aplicação e critérios tais como preço, costumes e transmissão de energia também desempenham um papel importante. Isto torna a procura do melhor modelo muito demorada. Se não tiver tempo para isso e preferir tomar uma decisão de compra rápida mas ainda assim boa, podemos ajudar, porque já fizemos o esforço de pesquisa por si, para que possa tomar uma decisão rápida, mas boa.
Veja a lista abaixo se quiser comprar rapidamente uma Chave dinamométrica dependendo do preço:
Tabela de Conteúdos
🏆 Melhores Chaves Torque
Melhor Chave torque
➤ Chave Dinamométrica SOS Tools S1001
Vamos começar com uma chave que lhe permite definir binários de aperto muito baixos. Este modelo da SOS Tools é uma boa escolha para trabalhos mecânicos por várias razões: a primeira é que, com a sua gama de 2 Nm a 24 Nm, é adequado para muitas peças de motos, carros e outros veículos. Incluindo as bicicletas.
A segunda é que, ao contrário de muitas outras chaves de torque, os seus intervalos de medição são números inteiros: 2 Nm, 4 Nm, 6 Nm… Isto facilita a sua definição precisa para a especificação de cada fabricante. Verá que existem modelos que têm números redondos em Libras por polegada. Uma medição muito pouco utilizada em automóveis. É por isso que deixam até duas casas decimais na escala de Newton Meter.
O seu parafuso de acoplamento é ¼ polegadas, que é muito adequado para trabalhos de baixo torque e é muito comum em caixas de ferramentas. No entanto, se precisar de um maior para ser compatível com o seu, pode obter adaptadores por muito pouco dinheiro.
➤ Chave Dinamométrica TackLife
Com este modelo passamos agora para uma gama mais alta de Nm, que cobre praticamente todos os binários de aperto especificados para o seu veículo. A excepção pode ser os parafusos das rodas de alguns carros ou motos porque, dependendo do modelo, podem ser mais altos.
No entanto, se adicionar a sua gama de torque (13,6 Nm – 108,5 Nm) à do modelo anterior, normalmente não precisará de mais nada para o seu trabalho mecânico. É mais barato proceder desta forma, do que tentar obter uma chave que cobre tudo sozinho.
Como pode ver, neste caso os Nm têm casas decimais porque escolheram calibrá-lo deixando as libras de polegada em números redondos. No entanto, vale a pena porque a relação custo-benefício é quase imbatível. Se as casas decimais o incomodarem, passe para o modelo seguinte. Embora se deva notar que é menos importante quando o torque aplicado já é elevado.
O seu parafuso de acoplamento é 3/8, mas se já tiver os adaptadores acima mencionados, poderá utilizá-lo com ¼ e ½ tamanhos.
➤ Chave Dinamométrica Famex 10869
Esta chave é uma alternativa à anterior, com qualidades muito semelhantes. O seu intervalo de torque é de 20 Nm a 110 Nm. Por outras palavras, também complementa bem com a chave de torque baixo SOS Tools S1001. Como já mencionámos, este modelo tem valores inteiros para medição em Nm. Isto é uma vantagem para o conforto e precisão quando se trabalha com esta unidade.
Além disso, a principal diferença em relação ao anterior é que é ligeiramente mais preciso com um intervalo de erro de ± 3%, em vez de ± 4%. Em troca de ambas estas vantagens, é um pouco mais caro. Só você pode ponderar se vale a pena o investimento extra de acordo com as suas preferências.
➤ Chave Dinamométrica Silverline 633567
Agora vamos mudar de assunto porque este modelo se destina a ser utilizado noutras tarefas que requerem mais força. Assim, o seu intervalo de torque começa em 28 Nm e vai até 210 Nm. Com um mínimo de 28, só se pode fazer alguns trabalhos de aperto de parafusos, onde é necessária uma certa quantidade de força. Mas na realidade esta chave foi concebida para apertar binários elevados, tais como os de uma roda, por exemplo.
Um carro compacto necessita normalmente de cerca de 100 Nm para os seus parafusos das rodas. Se passarmos para carros de passeio, este valor aumenta normalmente, e se for um SUV ou um carro grande, o binário necessário será ainda mais elevado. As características que têm maior impacto são o diâmetro das rodas, o peso do veículo e o seu desempenho. O material das jantes das rodas também desempenha um papel. Com 210 Nm poucos carros serão demasiados para si.
Como seria de esperar, utiliza um parafuso de acoplamento ½ a ⅜, mas um adaptador ½ a ⅜ está incluído, caso as suas ferramentas necessitem dele.
➤ Chave Dinamométrica Mighty 880275o
As chaves dinamométricas têm uma vasta gama de utilizações. Podem ser usados para reparar tudo desde o seu carro, motocicleta e até bicicleta. Este modelo específico é recomendado para este último método de transporte, quer seja um desportista, mecânico ou um entusiasta de duas rodas.
Esta ferramenta “¼” é considerada como uma das mais precisas do mercado. Tem um conjunto de chaves Allen de diferentes tamanhos tais como: 3, 4, 5, 6, 8, 10 e, além disso, um T25, T30 e um adaptador milimétrico, para que possa utilizá-lo como desejar.
O torque de aperto para um ajuste perfeito das diferentes partes a trabalhar, aplica uma força que varia entre 2 a 24 NM. Quando a pressão seleccionada tiver sido atingida, a chave inglesa avisá-lo-á para não exagerar; fá-lo-á com um pequeno salto e ‘clique’, que notará sem o maior esforço para que possa ter a certeza de que atingiu o seu objectivo.
Tem um comprimento total de 20 centímetros, o que o torna praticamente ideal para utilização sem desconforto. A chave não é muito pesada e, de acordo com os seus compradores, é por isso que o seu manuseamento não será um problema e poderá realizar um trabalho contínuo sem fadiga, pois pesa apenas 998 gramas.
É versátil porque não só pode utilizá-lo para ajustar as suas peças, como também pode desajustar conforme necessário, e isto graças ao seu sistema de mudança de direcção que é facilmente activado através de uma alavanca.
Por conveniência, os fabricantes desta chave de torque conceberam uma mala moderna e confortável para que possa levar a sua ferramenta consigo para onde quiser, uma vez que não é demasiado grande nem demasiado pesada, pode levá-la no seu carro ou na sua mão, à sua escolha.
Além disso, pode manter a sua ferramenta a salvo de pó, choques e não correrá o risco de perder as diferentes peças que vêm com a sua compra, o que é bom se for uma daquelas pessoas que gostam de cuidar dos seus artigos de trabalho.
➤ Chave Dinamométrica BBB BTL-73
A marca holandesa BBB Cycling é um dos maiores distribuidores de produtos de bicicleta a nível mundial. Os ciclistas de competição Chris Koppert e Frank Moons criaram esta marca que se encontra no mercado desde 1997 e é agora uma empresa com distribuição em 18 países.
O BBB Torqueset pode ser a segunda melhor chave de torque no mercado actual, não só por causa da marca, mas porque é um conjunto completo: uma ferramenta de torque ajustável com accionamento de 1/4″, mais tem o útil mecanismo de clique que indica quando o torque foi alcançado, para que não se aperte demasiado um parafuso.
Tem um alcance de 2-14 Nm, infinitamente ajustável. É calibrado individualmente por computador, mas também pode ser recalibrado.
O BBB Torqueset tem seis chaves hexagonais de 3, 4, 5, 6, 8 e 10 mm e inclui uma chave de fendas T25, T30 torx, o que significa que cobre todas as suas necessidades de reparação de bicicletas.
Para aqueles que procuram o apoio de um bom fabricante, podemos dizer-lhes que, de acordo com os utilizadores, a melhor marca de chaves de torque é BBB.
➤ Chave Dinamométrica Unitec 20807
Embora não esteja em primeiro lugar, o facto de o termos colocado nesta lista muito selectiva pode dar-lhe uma ideia de que está a olhar para uma das melhores chaves de torque do mercado actual.
Alguns utilizadores que testaram a sua calibração encontraram uma margem de erro baixa de 5 Nm, ou seja, cerca de 4% de erro, o que, quando comparado com a taxa de erro de 3% de outras chaves muito mais caras, o Unitec 20807 Auto vale completamente a pena. A este respeito, é recomendado para apertar binários a partir de 60 Nm onde a margem de erro é muito subtil.
A chave de torque automática Unitec 20807 é uma ferramenta típica cromada que é ajustada por uma rosca axial na extremidade do punho, ideal para cabeças de cilindros de motocicletas e outros trabalhos de hobby. O tamanho das tomadas utilizadas nesta chave de torque é 1/2″, mas não estão incluídas.
Existem opções no mercado que lhe oferecem qualidade a um preço bastante baixo. É por isso que gostaríamos que considerasse este modelo que se destaca como a melhor chave de torque por 25 euros, de acordo com os compradores.
➤ Chave Dinamométrica Goodyear 75522
Este modelo fabricado pela famosa marca Goodyear permitir-lhe-á apertar todas as peças da forma correcta, devido ao nível de torque oferecido pelo seu torque de aperto. Graças a isto, as porcas dos diferentes tipos de veículos que reparar não serão excessivamente apertadas ou soltas.
Nunca saberá quando terá de fazer uma reparação, por isso é melhor ter todas as ferramentas à mão para o ajudar a resolver qualquer problema. Pode facilmente levar esta chave consigo para onde quer que vá, porque, para além de compacta, vem com uma caixa que pode usar para a guardar e proteger. Esta caixa de armazenamento é muito estável, portanto, a chave permanecerá devidamente protegida e não correrá o risco de ser danificada.
Além disso, foi feito de aço inoxidável, um material que garante a sua resistência adequada e contribui para prolongar a sua vida útil. É considerada uma das chaves de torque mais eficientes no mercado actual.
➤ Chave Dinamométrica Draper 28757
Com esta chave poderá apertar todos os parafusos da forma correcta, independentemente do lado a que devem ser apertados, pois foi feita com um eixo reversível, ou seja, pode utilizá-la em ambas as direcções, direita e esquerda, sem qualquer problema.
Além disso, pode ler os valores de torque em que está a fazer o torque e assim garantir que está a fazer o processo de ajuste com muita precisão, isto é possível porque tem uma manga na qual estes dados são indicados.
A marca Draper Tools assegura que é uma chave concebida para ser resistente e durável, portanto, é provável que possa utilizá-la durante muito tempo para reparar o seu carro ou moto e ajustar cada uma das suas peças da forma correcta.
➤ Chave Dinamométrica KS Tools 516.1442
Esta chave pode ser ajustada de 20 Nm a 200 Nm. A sua precisão é de mais ou menos 3%. A utilização da ferramenta é facilitada pela sua activação sensorial e auditiva. Por conseguinte, é muito útil para as pessoas que fazem trabalho nocturno.
Com a sua fácil operação e sinalização sonora, esta chave é bastante satisfatória pelo seu preço. Além disso, a sua legibilidade é boa e permite aos mecânicos principiantes e profissionais realizar mais facilmente o seu trabalho.
É favor notar que a calibração da ferramenta é efectuada a cada 5000 utilizações. Portanto, respeite esta regra para não perder a precisão depois deste curso.
➤ Chave Dinamométrica Tengtools 1292AG-EP
Este equipamento tem uma capacidade de aperto de 40 Nm a 200 Nm. Tem uma tracção de 4 lados. Além disso, tem um mecanismo de catraca e um interruptor de inversão de marcha à esquerda e à direita. A activação da chave é indicada por um breve clique audível.
O visor da ferramenta é analógico e a sua pega axial é muito ergonómica. Para uma maior precisão na utilização, a ferramenta está equipada com um ajuste adicional em microescala.
O comprimento total desta chave é de 465 mm. Se temer pela sua durabilidade, deve saber que está coberto com um revestimento à prova de ferrugem.
➤ Chave Dinamométrica Facom 200nm
Esta chave de porcas tem uma capacidade de 20 Nm a 200 Nm. É activada por uma catraca fixa. A catraca em questão tem 72 dentes com um ângulo de recuperação de 5°. A precisão da ferramenta é equivalente a mais ou menos 4%. No entanto, pode dizer-se que a sua precisão de torque é perfeita.
A ferramenta tem um acabamento cromado que a torna resistente à corrosão. Se estiver à procura de uma chave que o possa acompanhar durante alguns anos, ela irá adequar-se muito bem a si. Além disso, a sua pega mede 479 mm e funciona por rearme automático.
➤ Chave Dinamométrica Mannesmann
Esta chave torque tem um intervalo de aperto de 10 Nm a 210 Nm. O seu tamanho de tomada é de 12,5 mm ou uma polegada e meia e o seu comprimento é de 470 mm. A unidade vem com uma extensão de 120 mm.
A rotação desta chave é reversível para permitir que o utilizador tenha mais ergonomia. Em termos de relação custo-benefício, a ferramenta é uma boa escolha. Além disso, vem numa caixa de armazenamento muito sólida.
➤ Chave Dinamométrica Gedore red R68900200 5 – 550 Nm
O modelo Gedore outra boa escolha no que diz respeito a chaves torque. É uma chave de torque para roscas esquerda e direita, que está disponível tanto em diferentes gamas de torque como com diferentes dimensões de pinos.
Pode escolher entre 1/4 polegada, 3/8 polegada, 1/2 polegada e 3/4 polegada para o tamanho do cone. A chave de torque comum para troca de pneus tem uma gama de torque entre 40 e 200 Nm, mas existem também modelos alternativos com uma gama de torque de, por exemplo, 5 a 25 Nm, bem como 10 a 50 Nm para trabalho fino e mesmo uma chave com 110 a 550 Nm de torque.
O fabrico em aço robusto em combinação com a escala de fácil leitura, a confortável cabeça de cogumelo e a precisão de libertação precisa garantem que o modelo é ideal tanto para aplicações privadas como profissionais. Está disponível um certificado de teste, o ajuste do binário é confortável e o manuseamento é muito confortável graças ao fecho na extremidade da pega e à pega ergonomicamente concebida. Uma recalibração é possível através do fabricante. Apesar do preço global mais elevado em comparação com alguns outros modelos, a relação preço-desempenho é muito boa graças a um trabalho de alta qualidade, manuseamento confortável e precisão no gatilho (± 3%).
➤ Chave Dinamométrica Wera Click-Torque C3 05075622001 10 – 400 Nm
A chave de torque de Wera também foi capaz de convencer no teste ao longo de toda a linha. Pode escolher entre diferentes variantes com diferentes configurações de torque e também há conjuntos incluindo conjunto de chave de soquete, extensão ou segunda chave com 1/4” quadrado para escolher. O suporte tem 1/2 polegada e tanto para trabalhos finos (10 – 50 Nm e 20 a 100 Nm) como para trabalhos em bruto (60 – 300 Nm ou 80 – 400 Nm) existem chaves à escolha. A variante comum, que também é ideal para a troca de rodas, tem um intervalo de binário certificado entre 40 e 200 Newton metros.
O fabrico da chave de torque é de muito alta qualidade e funciona com uma alta precisão de ± 3%, o que corresponde à DIN EN ISO 6789-1: 2017-07. Isto torna-a também adequada para uso profissional. Graças à haste ergonómica e muito aderente, cabe perfeitamente na mão e pode naturalmente ser ajustada para a direita e para a esquerda através da catraca móvel.
O ajuste do valor de torque desejado é muito confortável e o encaixe quando os valores da escala são atingidos é muito perceptível. Globalmente, a relação preço-desempenho é muito boa, mas em termos de preço já se encontra a um nível bastante elevado e, portanto, não é certamente adequada para todos.
➤ Chave Dinamométrica Hazet 5122-3CT 1 – 800 Nm
Se estiver à procura de uma chave de torque profissional com excelente acabamento, deve dar uma vista de olhos ao modelo da Hazet. Está disponível em muitas variantes diferentes com diferentes montagens de 1/4 a 3/4 polegadas e está também disponível em diferentes combinações de conjuntos e com diferentes gamas de binário. O mais comum é certamente o modelo com 40 a 200 Nm, uma vez que é adequado para a maioria das aplicações. Além disso, existem chaves de torque para trabalhos muito finos com gama de torque de 1 a 9 Nm ou 2,5 a 25 Nm. Mas também para áreas muito exigentes estão disponíveis chaves adequadas, que cobrem 60 a 320 ou 300 a 800 Nm.
A chave encaixa perfeitamente na mão e funciona com uma precisão de disparo de ± 3%. Uma vez que foi concebida em particular para uso profissional, tem um bloqueio muito bom dos valores de ajuste devido à função de bloqueio no anel giratório.
A escala é marcada a laser e, consequentemente, não se desgasta mesmo com uso intensivo. Existe um sinal de disparo táctil e acústico que funciona de forma fiável e permite um trabalho preciso. Naturalmente, a direcção de funcionamento pode ser seleccionada. Embora o seu preço seja elevado, devido ao excelente acabamento e equipamento, a relação preço-desempenho ainda é boa.
➤ Chave Dinamométrica Wiesemann 1893 I Ensure 20 – 220 Nm
A chave de torque de Wiesemann convence com uma relação preço-desempenho muito boa, porque funciona com uma precisão de disparo muito elevada de ± 3%, o torque pode ser ajustado com precisão entre 20 e 220 Nm e é muito bem processado em geral. Graças ao certificado, é também adequado para aplicações profissionais.
Já é entregue incluindo uma caixa de transporte, o que também é prático. O ajuste é confortável, a balança pode ser lida muito bem e, claro, existe também uma função de bloqueio. Tem um suporte de 1/2 polegada e, devido à pega emborrachada, o modelo encaixa perfeitamente na mão em geral. Naturalmente, também pode ser ajustado para a direita e esquerda.
Note, contudo, que não estão disponíveis outras variantes com gamas de torque para trabalhos finos ou trabalhos mais exigentes.
➤ Chave Dinamométrica Famex 10886-3N 30 – 210 Nm
Como um conjunto de chave de torque barato para o sector privado, podemos recomendar vivamente o modelo da Famex. A chave dinamométrica de 46,5 cm de comprimento é calibrada e concebida para utilização em automóveis, SUV e carrinhas. Aqui, o modelo faz um bom trabalho, porque pode ser facilmente arrumado no carro graças à caixa. Além de uma extensão, estão também incluídas três porcas com 17, 19 e 21mm, que se adaptam à maioria das porcas das rodas.
O binário pode ser convenientemente ajustado, mas não estão disponíveis outras variantes para trabalhos finos ou trabalhos muito exigentes. O acabamento do modelo é globalmente muito sólido, pelo que a chave é globalmente durável. Funciona com uma precisão de ± 4%, o que é completamente suficiente para praticamente todo o trabalho automóvel. Evidentemente, tem uma função de fechadura e pode ser colocada tanto à direita como à esquerda. O ajuste do torque é também muito conveniente em geral.
A transmissão de potência é globalmente boa, o feedback ao atingir a predefinição também é bom e a relação preço-desempenho convence ao longo de toda a linha. Apenas o facto de o cabo não ser emborrachado deixa espaço para críticas, porque não é tão ideal na mão.
➤ Chave Dinamométrica Haskyy DSS-19 28 – 210 Nm
Como um conjunto completo muito barato para o sector privado, podemos recomendar vivamente o conjunto da Haskyy. Embora não existam variantes adicionais para escolher, para além da chave de torque com 28 a 210 Nm, o âmbito da entrega convence ao longo da linha e em relação ao preço, a mão-de-obra é bastante decente. No entanto, em comparação com modelos de maior qualidade, a aderência e a escalada são muito mais fáceis de processar.
Várias porcas com 17, 19 e 21 mm, bem como uma extensão, já estão incluídas. Isto torna o conjunto ideal para a mudança de pneus, em particular. A escala para Nm e kpm (quiloponímetro) é fácil de ler e o torque desejado pode ser facilmente ajustado.
É adequada para funcionamento à direita e à esquerda, é entregue numa pequena caixa e é suficiente para o sector privado. No entanto, a precisão não é tão boa e não está certificada. Por conseguinte, não é concebida para o sector profissional.
➤ Chave Dinamométrica Proxxon 23353 MicroClick 200
O modelo proxxon com 1/2” de tracção quadrada foi o vencedor do teste. Com um preço no meio-campo superior, a melhor chave de torque convencida por um bom ajuste fino de acordo com a norma ISO 6789, desviou-se no teste apenas por um máximo de 3%, o que é um valor muito bom.
Devido ao comprimento total de 53cm, mesmo os binários elevados puderam ser facilmente alcançados graças ao bom efeito de alavanca.
A grande escala para ajustar o binário desejado é fácil de ler e conveniente de operar, porque o ajuste é feito convenientemente deslizando na extremidade da pega da ferramenta. O mecanismo de catraca também pode ser facilmente comutado para a engrenagem direita e esquerda.
O processamento do material também foi capaz de convencer os testadores, pelo que o MicroClick MC200 da Proxxon oferece tudo o que uma chave de torque muito boa para uso doméstico ou profissional deve ser capaz de fazer. Devido ao comprimento de 53cm, a utilização é limitada em certas áreas se esta distância não estiver disponível – neste caso, portanto, deve ser utilizado um modelo mais compacto – mas o resultado final foi que havia uma boa transmissão de potência, especialmente com binários elevados, o que não é possível com um modelo mais pequeno.
Se já está disposto a levar um pouco mais de dinheiro na mão para investir numa boa ferramenta, então vale a pena comprar o modelo. Infelizmente, não existem acessórios no âmbito da entrega, mas é claro que estes podem ser adquiridos separadamente.
➤ Chave Dinamométrica Famex Tools 10886 GS 3 Piece 30-210 Nm
A chave de torque barata da Famex – considerando o preço de retalho recomendado – na realidade não é nada barata, mas até bastante cara. No entanto, durante todo o período de teste, o modelo pôde ser comprado significativamente (até 60%) abaixo do preço recomendado, o que, por sua vez, resultou numa estrutura de preços muito boa.
A chave de torque convenceu no teste por um pequeno desvio (máximo 4%) e o bom acabamento de acordo com a norma DIN ISO 6789. Quando o torque definido é alcançado, este é audível e tangível e ainda mais altos torques (ajustáveis entre 30 e 210 Nm) podem ser alcançados bem e facilmente devido ao comprimento de 46,5 cm sem ter de gastar demasiada força. Esta gama de medição é ideal para a troca de rodas para automóveis e carrinhas, pelo que a ferramenta é particularmente recomendada se se pretender utilizá-la nesta área.
O modelo está protegido de sobrecarga por protecção mecânica, porque no interior de um trinco de bloqueio quebra-se de 20% de sobrecarga, o que evita danos no mecanismo de medição. O punho pode ser substituído bem e de forma pouco dispendiosa no teste. O volume de fornecimento inclui também um adaptador para inserções de chave de tomada com 10mm (3/8 polegadas) e uma extensão feita de aço. A desvantagem foi que o ajuste na gama de torque mais elevado é muito difícil e o modelo só pode ser utilizado para roscas à direita.
➤ Chave Dinamométrica Proxxon 23349 MicroClick MC30
Proxxon MicroClick M200 está equipado com um motor de 1/4 de polegada (6,3mm) e é por isso particularmente adequado para trabalhos mais finos – por exemplo, numa bicicleta. Em termos de preço, está no meio do campo e tem um intervalo de ajuste de 6 a 30Nm. A precisão é muito boa a 3% e a chave cumpre a norma ISO 6798.
Com um comprimento total de 31cm, o modelo é muito compacto, mas um bom efeito de alavanca ainda poderia ser alcançado. O modelo também tem um mecanismo de catraca com engrenagem direita e esquerda. No entanto, o modelo não é adequado para roscas esquerdas. Isto também resulta na desvantagem decisiva, porque especialmente na bicicleta, os fios da mão esquerda são frequentemente instalados, por exemplo no suporte inferior ou nas articulações da árvore traseira.
Se isso não o incomoda, ainda se obtém uma ferramenta compacta e boa com uma boa relação preço-desempenho global, devido à qualidade do material e às boas opções de ajuste fino.
➤ Chave Dinamométrica Wera 05075620001
A chave é processada com uma qualidade muito elevada. Com um desvio de 3%, é absolutamente suficiente para o sector privado e também pode ser utilizada no sector profissional. O ajuste fino é simples e muito preciso e varia de 10 a 50 Nm e a chave pode ser convenientemente manuseada e operada. A chave de torque é bastante cara, pelo que não é certamente adequada para todos os orçamentos.
A chave dinamométrica comparativamente cara da Wera impressionou com o seu design muito robusto e alta precisão.
Guia de Compra de Chaves Torque
Como escolher a melhor chave de torque?
Compilámos uma lista de critérios de compra para si. Manter-vos-á a salvo de más compras e problemas. Obtenha os seus conhecimentos de compradores, amigos e da Internet. Antes de comprar os produtos, pode estar mais informado e conhecer todas as melhores marcas.
Antes de começar a comprar uma chave de torque, deve considerar certos critérios de escolha.
Garantia do fabricante
A garantia é o critério de escolha que determinará quão boa é a qualidade da sua chave inglesa. Se o fabricante oferecer uma garantia de um ano, o produto é provavelmente de boa qualidade de fabrico. Alguns fabricantes oferecem mesmo uma garantia vitalícia nas suas chaves para tranquilizar os seus clientes.
Precisão
A exactidão é realmente um critério de selecção valioso em termos de chaves de torque. O fabricante dir-lhe-á sempre o valor aproximado da precisão de aperto no seu manual do utilizador.
Uma boa chave dinamométrica tem um sistema de calibração que lhe permitirá repor as configurações de fábrica após alguma utilização. A calibração é muito importante porque mantém intacta a precisão do dispositivo.
Portanto, se a sua chave inglesa sofrer um choque eléctrico ou for largada, deve recalibrá-la.
Material
Os materiais em que a chave foi feita contam no momento da compra. Se a chave for feita principalmente de plástico, não poderá servi-lo durante muito tempo. Portanto, opte por chaves metálicas para obter um melhor valor para o seu investimento.
A catraca
É sempre preferível transportar uma chave de porcas com uma catraca de duas vias. De facto, uma chave com esta configuração é mais versátil e pode ser adequada tanto para utilizadores canhotos como dextros. Encontrará esta configuração numa chave electrónica ou numa chave de activação.
A caixa de armazenamento
É melhor transportar esta ferramenta numa caixa de armazenamento resistente para evitar a exposição a possíveis solavancos e solavancos durante o transporte.
Visibilidade de escalas
Para sua conveniência, escolha uma chave de torque que tenha um visor de leitura de escala clara. Isto também será de grande benefício para si ao calibrar a chave antes de realizar certos trabalhos.
O punho
O melhor tipo de chave de torque será sempre a que lhe dá uma boa aderência. Optar pelos tipos de chaves que têm um cabo antideslizante.
A ponta quadrada
Uma ponta quadrada melhora a funcionalidade de uma chave de torque.
A gama de medição
O intervalo de medição de uma chave de torque é frequentemente calculado em Newton metros ou libras-pé. Portanto, a gama de medição define a capacidade de aperto da chave inglesa.
Para um breve resumo, note que um pequeno trabalho requer uma capacidade de 15 a 75 libras. Por exemplo, para um trabalho de tamanho médio para segurar brutamontes, serão necessários de 30 a 150 libras. Quanto ao trabalho a ser feito em dispositivos de grande escala, serão necessários de 200 a 1000 libras.
Quantas pessoas classificaram as chaves de torque?
É preciso dizer que as chaves de torque podem ser muito bem ou muito mal classificadas. Não se deve olhar apenas para as melhores classificações da chave de torque. Apenas devido a muitas classificações positivas, podemos dizer que quantitativamente falando, é um produto de boa qualidade. Observar sempre o número de classificações diferentes. Quanto mais a chave de torque for avaliada pelo cliente, mais fiáveis serão as opiniões e informações sobre a mesma.
Poucas classificações não significam que a célula do botão esteja defeituosa. Simplesmente não está suficientemente tempo no mercado e por isso raramente tem sido avaliado. É aqui que deve procurar e verificar. Os testes também são possíveis, mas no texto que se segue falaremos sobre o nosso guia de compras.
Comprar uma chave de torque precisa
Em primeiro lugar, independentemente da marca da chave de torque, o mais importante é levá-la a um ajuste de torque preciso. Para tal, recomenda-se a utilização de um modelo que tenha uma precisão abaixo da média de +/- 5%.
Escolher qualidade
Não se apressar a pegar num modelo de chave de torque com ajustes inúteis para afastar a qualidade do dispositivo. De facto, sempre que possível, procurar a qualidade em vez de considerar opções adicionais que podem ser inúteis.
Deve mesmo levar uma chave aprovada se quiser fazer um trabalho especializado.
Considerar a frequência de utilização
Portanto, como o teste de pré-compra não lhe permitirá definir a durabilidade da chave, deverá definir a sua frequência de utilização para melhor compreender a sua compra. Se pretende utilizar o instrumento apenas para trabalhos ocasionais, por exemplo, uma pequena chave será suficiente.
Se é um profissional, deve considerar a compra de uma chave maior. O objectivo é tomar a chave de torque que realmente se adapta às suas necessidades para evitar despesas desnecessárias.
Perguntas Frequentes acerca de Chaves Torque
Como funciona uma chave de torque?
Como já se pode adivinhar pelo nome, permite que uma chave dinamométrica, parafusos ou porcas se aperte com um certo torque. Tal como uma chave de caixa, uma chave dinamométrica também tem uma pega e um suporte para acessórios de chaves de caixa em diferentes tamanhos. No meio, dependendo do tipo, existe a possibilidade de ajustar ou limitar o torque. Quando apertada, a chave dá lugar ao binário correspondente. Com a maioria dos modelos, ocorre uma fenda.
O que é uma chave de torque?
Uma chave dinamométrica é uma ferramenta para apertar fixadores tais como parafusos ou porcas com um certo torque. São frequentemente utilizadas em particular para trocar rodas em veículos ou para ligar tubos de cobre. As chaves dinamométricas são portanto ferramentas de aperto manuais que podem ser utilizadas para porcas e parafusos de diferentes tamanhos. O torque desejado pode muitas vezes ser definido.
Porque é que as chaves dinamométricas precisam de ser calibradas?
Com o tempo, as chaves dinamométricas ajustam-se de modo a que o binário definido já não corresponda ao binário real. Para evitar danos, as chaves dinamométricas devem, portanto, ser calibradas anualmente. Pelo menos se a adesão exacta ao respectivo binário for relevante para a segurança do utilizador.
Como ajustar uma chave dinamométrica?
Não há nenhum requisito legal para a calibração – ou seja, ajuste fino ao torque exacto. De acordo com a Dekra, contudo, as oficinas devem utilizar as suas chaves dinamométricas anualmente ou anualmente. Calibração mesmo após 5000 cargas, de acordo com a norma DIN EN ISO 6789. O ajuste simples do torque desejado pode ser ajustado em muitas chaves de torque directamente no punho. Isto é feito por rotação e leitura do ajuste numa escala. No entanto, existem também chaves de torque que são pré-ajustadas a um valor fixo que não pode ser alterado.
Como utilizar uma chave dinamométrica?
Quando se trabalha com uma chave dinamométrica, o binário desejado é primeiro fixado no punho. A chave de caixa é então colocada sobre a porca ou parafuso e a chave é rodada no sentido dos ponteiros do relógio. Com a maioria das chaves dinamométricas, o sentido de rotação também pode ser ajustado. Isto permite apertar os fios em ambos os sentidos com um certo torque, bem como soltar as ligações com um certo torque.
Com que frequência uma chave dinamométrica precisa de ser calibrada?
Não há nenhuma directriz legal que especifique com que frequência deve ser efectuada uma calibração. No entanto, para estar do lado seguro como oficina e para evitar reclamações por danos, deve seguir a recomendação da DEKRA. Esta estabelece que as chaves de torque devem ser calibradas pelo menos uma vez por ano, mas o mais tardar após 5.000 cargas.
Quanto custa uma chave dinamométrica?
Os preços para as chaves dinamométricas variam muito. Modelos muito simples para uso privado já estão disponíveis por menos de 30 euros. As chaves dinamométricas de alta qualidade estão normalmente entre cerca de 45 e 90 euros. As chaves dinamométricas profissionais ou particularmente de alta qualidade e bem equipadas também podem custar várias centenas de euros.