JBL Xtreme 3: Análise Completa
Tabela de Conteúdos
O design do altifalante Bluetooth com assinatura JBL é um cilindro, e o JBL Xtreme 3 não se afasta dessa fórmula comprovada. O seu objectivo é situar-se no espaço liminar entre altifalantes ultraportáteis e poderosos companheiros de festa, tal como o seu predecessor, o JBL Xtreme 2.
Harman Kardon actualizou o altifalante Bluetooth JBL Xtreme 3. O novo produto segue o modelo de produto da geração anterior, mas a inovação interna é abrangente. Por exemplo, utilizando o algoritmo acústico único de Harman Algorithm DSP, a potência total do altifalante é aumentada para 100W, e o nível de protecção é actualizado para IP67. Como resultado, a actualização completa do Xtreme 3 pode trazer uma melhor experiência.
O JBL Xtreme 3 é uma boa coluna para a música. Tem um perfil de som quente com uma gama média neutra, por isso os vocais são bastante claros e precisos. No entanto, esforça-se por reproduzir graves graves, e os seus agudos são subestimados, pelo que os harmónicos superiores das vozes e instrumentos soam velados. Felizmente, há um equalizador gráfico na sua aplicação companheira que pode ser utilizado para personalizar o seu perfil sonoro ao seu gosto, embora possa não ser suficiente para criar um baixo-baixo esguio. Além disso, embora possa ficar bastante alto, há artefactos de compressão presentes no volume máximo.
Veja também a nossa análise das melhores colunas JBL.
JBL Xtreme 3: Especificações Técnicas:
- Bluetooth: 5.1
- Entradas: 3.5mm
- Saídas USB: Tipo C, USB Tipo A
- Duração da bateria: 15 horas
- Dimensões: 13,9 x 29,8 x 13,4cm
- Peso: 1,97kg
JBL Xtreme 3: Prós e Contras
- Construção robusta
- Detalhe e dinâmica impressionantes
- Sem características inteligentes
- Sem mãos-livres para chamadas telefónicas
JBL Xtreme 3: Melhor Preço e Descontos
Características
Para além do altifalante cilíndrico de 2kg, tem botões físicos para emparelhar, potência, volume e play/pause, mais um botão separado para emparelhar altifalantes JBL compatíveis. O modo PartyBoost do JBL permite-lhe ligar colunas compatíveis para som estéreo, ou pode simplesmente ligar várias colunas para uma configuração básica de várias salas.
Também tem dois ganchos que utiliza para prender a alça de ombro fornecida. Mas isso não é tudo: a alça também contém o seu próprio abre-garrafas para que o altifalante esteja permanentemente pronto para começar a festa.
Por baixo, encontrará uma base plana coberta por tiras de material resistente que deverá dar ao altifalante uma compra extra na superfície que escolher para a colocar.
Há uma tampa de borracha na parte de trás do altifalante. Descascando-a de volta revela uma entrada de 3,5mm mais saídas USB Tipo C e USB Tipo A. Dizemos saídas porque estas são fornecidas para que se possa utilizar a bateria do JBL para alimentar quaisquer dispositivos que possam estar perigosamente perto de ficar sem sumo. Ligar um smartphone ou tablet e o indicador de bateria por baixo do logótipo do JBL brilhará para mostrar que a carga começou.
Se não o utilizar para carregar, a bateria integrada deverá dar-lhe cerca de 15 horas de tempo de jogo. Deve demorar cerca de duas horas e meia a carregar do vazio.
O Bluetooth 5.1 é suportado e pode ter dois dispositivos ligados de uma só vez para que as pessoas o possam utilizar à vez para tocar as suas músicas.
Em termos de inconvenientes, não há muitos. O Xtreme 3 não tem nenhuma funcionalidade realmente inteligente, nem pode usar o altifalante para chamadas telefónicas em mãos livres. O primeiro não é o fim do mundo, mas o segundo pode vir a ser útil de tempos a tempos.
Construção
Pode ser à prova de água, à prova de pó e embrulhado numa casca rugosa, mas o JBL também conseguiu dar ao Xtreme 3 um certo encanto estético. O material em que o altifalante está embrulhado dá um acabamento limpo que é surpreendentemente agradável ao toque. O logótipo JBL, elevado ligeiramente da frente do altifalante, também parece inteligente com o seu acabamento em metal de arma de fogo e orlas alaranjadas.
Atrás da grelha encontram-se dois woofers de 7cm para frequências baixas e dois tweeters de 20mm para as altas, enquanto em ambas as extremidades do altifalante encontrará um radiador de graves passivos volumosos. Estes proporcionam realmente um pouco de teatro para o ouvinte – pode vê-los pulsar entusiasticamente juntamente com cada linha de base que são alimentados. O facto de estarem completamente selados à volta das margens, combinado com o material exterior resiliente significa que, caso o Xtreme 3 de alguma forma se encontre no meio de uma piscina ou de uma tempestade de areia, deverá emergir incólume.
O Xtreme 3 ostenta 100W de potência total, que é superior aos 80W do seu predecessor, o JBL Xtreme 2. Este aumento de potência associado a uma maior sensibilidade da unidade de transmissão, causado pela mudança de ímanes de ferrite para Neodímio, significa que o Xtreme 3 é também alegadamente um pouco mais alto.
Som
Seria perdoado pensar que uma coluna destinada ao ar livre estaria mais preocupado com a quantidade de baixo que produz, do que com a qualidade do mesmo, mas o JBL Xtreme prova ser cuidadoso e atencioso desde o mais baixo dos baixos até aos mais altos.
Os baixistas devem estar mais do que satisfeitos com a quantidade saudável de graves que é evocada, mas há qualidade assim como quantidade e nunca chega perto de perturbar o equilíbrio geral da coluna. O Xtreme 3 actua com confiança e nunca aparece fora da sua profundidade, por muito complicado que seja o arranjo musical.
Portabilidade
O JBL Xtreme 3 tem uma excelente portabilidade. Este altifalante alimentado por bateria vem com ganchos incorporados aos quais se pode prender a sua correia de transporte amovível, para que a possa trazer consigo quando estiver em movimento. Para um altifalante JBL semelhante que seja ainda mais portátil, verifique o mais pequeno JBL Charge 5.
Controlos
O JBL Xtreme 3 tem piores controlos que outras colunas portáteis. Embora os botões sejam fáceis de premir, faltam algumas características. Há características simples de gestão de música como o controlo de volume e um botão play/pause. Também se pode premir duas vezes o botão play para saltar para a faixa seguinte, mas infelizmente, não se pode retroceder. No lado positivo, há um toque quando se atinge o volume máximo. Os botões de energia e Bluetooth acendem-se, e há um pequeno indicador vertical da duração da bateria sob o logótipo JBL. Este altifalante tem um botão dedicado ‘PartyBoost’ para que se possa ligar com vários altifalantes compatíveis com PartyBoost.
À prova de água
JBL Xtreme 3 é uma coluna orientada para festas. A capacidade à prova de água é naturalmente indispensável, e o seu desempenho é qualitativamente melhorado em comparação com o produto da geração anterior. Atingiu a classificação IP67, o que significa que o altifalante pode evitar completamente a intrusão de poeira.
Pode ser imerso numa profundidade de água de 1 metro durante 30 minutos. O altifalante não entra na água e está totalmente adaptado a ambientes ao ar livre, tais como piscinas e praias.
Precisão de Resposta de Frequência
O JBL Xtreme 3 tem uma precisão de resposta de frequência aceitável. Quando colocado horizontalmente, esforça-se por reproduzir um baixo-baixo polegar. Dito isto, tem um som quente que ainda produz uma boa quantidade de “boom”. O alcance dos agudos é um pouco subestimado, o que significa que os harmónicos superiores dos vocais e instrumentos podem soar baço ou velado. Felizmente, pode afinar o seu som ao seu gosto graças ao EQ gráfico disponível na sua aplicação JBL Portable.
Bateria
O JBL Xtreme 3 tem um desempenho de bateria excepcional. É anunciado para durar cerca de 15 horas com uma única carga, mas medimos mais de 12 horas. Dito isto, o desempenho da bateria pode variar em função da sua utilização, e a sua experiência pode ser diferente. Há também uma funcionalidade útil de poupança de energia que desliga o altifalante após 20 minutos de inactividade.
Assistente de Voz
Ao contrário do JBL Xtreme 2 e do JBL Flip 4, o JBL Xtreme 3 não suporta assistentes de voz.
Bluetooth
O JBL Xtreme 3 tem um óptimo desempenho Bluetooth. Pode emparelhá-lo com até dois dispositivos de cada vez, e tem uma vasta gama. A sua latência no iOS e Android é boa, e pode ser uma escolha adequada para ver vídeos. No entanto, algumas aplicações e dispositivos compensam a latência de forma diferente, pelo que a sua experiência pode variar.
Comparação com outros colunas portáteis JBL
JBL Charge 5
O JBL Xtreme 3 e o JBL Charge 5 são altifalantes muito semelhantes. Embora ambos tenham designs muito semelhantes, o Charge 5 é mais pequeno, mais leve e mais portátil. Tem também um perfil sonoro ligeiramente mais equilibrado. Dito isto, o Xtreme 3 pode reproduzir conteúdo estéreo sem o reduzir a mono, o que soa mais imersivo. Utiliza a aplicação JBL Connect, em oposição à Charge 5 que utiliza a aplicação JBL Portable.
JBL Xtreme 2
O JBL Xtreme 2 é uma coluna melhor do que o JBL Xtreme 3. Têm construções muito semelhantes, mas o Xtreme 2 tem um perfil sonoro ligeiramente mais equilibrado e uma maior duração da bateria. Além disso, apenas o Xtreme 2 tem capacidades de assistente de voz. Embora os dois altifalantes possam ficar igualmente altos, o Xtreme 2 tem menos artefactos de compressão presentes no volume máximo.
JBL Boombox 2
O JBL Boombox 2 é um altifalante melhor do que o JBL Xtreme 3. O Boombox tem um perfil sonoro mais equilibrado, e a sua bateria dura mais tempo. A gama de agudos subestimada do Xtreme pode tornar o som áudio um pouco monótono e velado. No entanto, é muito mais pequeno e leve e leva menos tempo a carregar.
Deve comprar a coluna JBL Xtreme 3?
Se tiver a tendência de organizar festas no interior ou no exterior e listas de peças de teatro para cada uma delas, então o JBL Xtreme 3 faz uma boa escolha. As novas pegas emborrachadas no fundo do altifalante podem não agradar a todos, mas isso dificilmente é razão para o evitar. A capacidade do altifalante para carregar outros dispositivos é útil tanto para si como para os seus convidados. Além disso, a classificação IP67 trar-lhe-á um pouco mais de paz de espírito na praia ou junto a uma piscina.
Conclusão
Um altifalante sem fios com um título arrojado como Xtreme 3 dá obviamente pistas sobre o que se avizinha, caso se separe do seu dinheiro suado. Mas não se deixe enganar. Sim, o JBL é um produto sólido e robusto que deve lidar com tudo o que lhe atirar. Mas também alberga um nível de sofisticação e qualidade de som que irá surpreender muitos. Não nos temos deparado com muitos altifalantes sem fios a este preço que soem como sonoramente dotados. Claro, pode começar a festa, mas também aliviará a ressaca que se segue.