JBL Boombox 2: Análise Completa
Tabela de Conteúdos
O JBL Boombox 2 é um altifalante de tamanho médio que é bastante adequado para a maioria das utilizações. As suas gamas média e aguda são bastante equilibradas, pelo que pode reproduzir claramente vozes e instrumentos de chumbo. No entanto, falta-lhe um pouco de baixo baixo, pelo que pode não sentir o baque profundo e o estrondo de gêneros baixos-pesados como o EDM. Embora seja bastante volumoso, é bastante portátil graças à sua pega de transporte. A sua bateria também dura quase 24 horas, e tem uma classificação IPX7 para resistência à água, embora não testamos actualmente para isso. Pode ficar bastante alto, mas há alguns artefactos de compressão presentes no volume máximo. Infelizmente, não tem capacidades de assistente de voz.
O JBL Boombox 2 é decente para a música. Embora lhe falte um pouco de bass, as suas gamas média e aguda são bem equilibradas, pelo que os vocais e os instrumentos de chumbo são reproduzidos claramente. Também pode ficar bastante alto, embora haja alguns artefactos de compressão presentes no volume máximo. Pode tocar conteúdo estereofónico sem o reduzir a mono, mas não tem um EQ que lhe permita afinar o seu perfil sonoro. Veja também a nossa análise das melhores colunas JBL.
JBL Boombox 2
€366,52 disponível
Apresentação da marca JBL
A marca americana JBL foi fundada em 1946. Especializada em som e especialmente em colunas de som, a JBL dirige-se tanto a particulares como a profissionais. Nos seus primórdios, a JBL estava principalmente vocacionada para o fabrico de altifalantes de topo de gama. Ao longo do tempo, a gama de produtos diversificou-se, e está agora disponível em vários equipamentos áudio, tais como auscultadores.
De facto, se a história da JBL começou com a comercialização de um simples altifalante, conseguiu destacar-se pelo trabalho com etiquetas de música, o que contribuiu para o desenvolvimento da sua notoriedade. Rapidamente, a indústria da música fez da JBL uma marca de referência, e foi rapidamente adoptada por editoras de renome.
Na década de 1960, a JBL foi adquirida pelo grupo Harman International, e começou a equipar concertos e festivais em todo o mundo. Desde 2016, a Samsung adquiriu a JBL, ajudando a desenvolver a reputação da JBL entre o público em geral. Actualmente, os produtos JBL são considerados de média a alta gama, muito robustos e com uma excelente relação preço qualidade. Além disso, um dos pontos fortes da maioria dos altifalantes JBL é a sua resistência à água, graças à norma IPX7 que lhes confere uma impermeabilidade total, até 2 metros de profundidade para alguns modelos.
JBL Boombox 2: Especificações Técnicas:
- Streaming Bluetooth sem fios
- Tempo de utilização: 24 horas
- Bateria: 10.000 mAh; 6,5 horas de carga
- Duração da bateria: 24 horas
- Bluetooth Bluetooth 5.1: A2DP 1.3; AVRCP 1.6
- Gama de frequências Hz: (-10 dB): 50 Hz – 20 kHz
- Porta jack: 3,5mm
JBL Boombox 2: Prós e Contras
- Sem distorção
- IPX7 resistente à água
- Autonomia entre 20 e 24 horas
- Performance áudio muito potente, com graves profundos e agudos esculpidos
- Pode carregar dispositivos móveis
- Faltam os melhores codecs Bluetooth
- Pesado
JBL Boombox 2: Melhor Preço e Descontos
A quem se destina o Boombox 2?
O JBL Boombox 2 é uma coluna de som portátil pode sempre levar consigo. Devido ao seu preço elevado, pode ser dirigido mais a adultos e jovens adultos do que a adolescentes. Consideramo-lo muito prático porque se adapta bem ao mobiliário doméstico. E pode usá-lo para receber amigos e pôr música ou mesmo levá-lo consigo. É verdade que é o tipo de coluna que todos nós gostaríamos de ter, especialmente quando gostamos de música. A qualidade de construção do JBL dá uma excelente qualidade sonora, bem definida e estruturada.
Uma das últimas vantagens que tem é a sua porta USB incorporada. Como o altifalante tem uma bateria muito grande (20000mA), pode, tal como o Xtreme 3, ligar um cabo USB ou um adaptador multiportas). Isto torna possível carregar vários telefones, câmaras fotográficas, etc. Bastante conveniente!
Ligado à corrente, pode sempre vir e ligar o seu smartphone ao altifalante sem esgotar a bateria. É, portanto, um altifalante versátil. Com o seu microfone incorporado, reage a comandos do Google ou do Siri.
Características
Se pensou que o Boombox original da JBL era barulhento, então alcance os seus abafadores de ouvido porque este é ainda mais alto – os seus 101dB de volume superam os 80dB do modelo anterior. Isso ainda não é tão ensurdecedor como alguns dos produtos por aí, mas é bastante alto o suficiente para iniciar uma modesta festa. A alimentar toda esta barulheira estão dois woofers de 40W RMS e um par de tweeters de 40W RMS. É quando o altifalante está ligado à rede; com a energia da bateria, a saída reduz-se para 30W.
O emparelhamento com um smartphone ou tablet é feito via Bluetooth 5.1, que é uma actualização do 4.2 original da JBL Boombox. Também se pode emparelhar com até 100 outros altifalantes JBL desde que contenham a tecnologia patenteada PartyBoost da empresa e estejam a cerca de 45 metros um do outro. Só não espere ser popular entre os seus vizinhos!
A duração declarada da bateria do JBL Boombox 2 – 24 horas – é a mesma que a do seu antecessor. Embora isso pareça impressionante, pressupõe que estará a usar o altifalante a meio do volume. Nos nossos testes, o aumento da potência total reduziu o tempo de jogo para menos de metade disso. Tenha também em mente que leva 6,5 horas para recarregar o altifalante até à sua capacidade máxima, por isso, se ficar sem sumo a meio da festa, poderá estar à espera de muito tempo para pôr as coisas a funcionar novamente.
Finalmente, este altifalante foi concebido para fazer face a condições meteorológicas adversas. Na verdade, a sua classificação IPX7 significa que sobreviverá até 30 minutos enquanto submerso num metro de água.
Impermeabilização IPX7
O altifalante JBL Boombox 2 Bluetooth cumpre a norma IPX7, o que significa que é à prova de água e pode resistir à imersão de até um metro durante cerca de 30 minutos. A classificação de protecção IP é uma norma internacional: o primeiro valor corresponde à protecção contra sólidos (pó, partículas, etc.), e a letra “X” significa que o dispositivo não tem protecção contra estes elementos. O segundo valor corresponde à protecção contra a intrusão de água e o número 7 é um dos valores mais altos da norma.
Autonomia da Bateria
A bateria do altifalante JBL Boombox 2 Bluetooth tem uma capacidade de 10.000 mAh, o que lhe confere uma autonomia de cerca de 24 horas. Assim, não terá problemas com a música parada a meio da noite. A bateria é recarregável em 6,5 horas e o carregador incorporado é ideal para carregar os seus aparelhos continuamente.
JBL Boombox 2: Design
Este JBL Boombox 2 é quase uma cópia a papel químico do modelo anterior. De facto, se eu tivesse colocado os 2 altifalantes um ao lado do outro, teria sido difícil para mim diferenciá-los.
O JBL Boombox 2 é também quase exactamente o mesmo em tamanho e peso.
É ligeiramente mais pesada a 1,3kg, e um pouco maior a 10,1×19,5×7,9. A pega é do mesmo material resistente, mantendo unido o grande desenho cilíndrico.
Os elementos que o compõem no interior são também os mesmos. Encontrará 2 radiadores passivos nas extremidades, com 2 tweeters de 20 mm e 2 woofers de 4″ polegadas debaixo do capô, para balançar o grande som.
Não me parece que o JBL tenha usado quaisquer componentes diferentes para além do novo transmissor Bluetooth.
Painel de controlo
Os botões estão dispostos de forma muito semelhante, excepto por algumas pequenas alterações. JBL moveu o botão Bluetooth para partilhar com a potência, enquanto a sua antiga localização é ocupada pelo botão PartyBoost.
Encontrará também botões play/pause e volume up/down, assim como indicadores LED na parte inferior para indicar a duração da bateria. Um play/pause com duplo clique salta uma faixa, mas por alguma razão, JBL não a mapeou para repetir uma faixa com tripla pressão.
Ligações
As portas de ligação na parte de trás do altifalante também mantêm a mesma disposição. Tem o adaptador de alimentação, Aux-In de 3,5 mm, 1 porta USB para carregar telefones e outros pequenos gadgets, bem como 1 porta microUSB.
Para além do adaptador de corrente, não tem quaisquer cabos na caixa. Nem sequer um Aux-In.
JBL Boombox 2: Conectividade e Características
A utilização de outro transmissor Bluetooth significa que o JBL teve de cortar alguma da compatibilidade da Boombox original.
Este modelo tinha um botão chamado Connect+ que era emparelhado com outras colunas JBL para tocar a mesma música simultaneamente, ou em estéreo como os canais esquerdo e direito. Agora não há nenhuma, tal como qualquer ligação com a aplicação Connect+, colocando a Boombox 2 num ecossistema de conectividade diferente.
Basicamente, se tivesse o JBL Boombox 2, enquanto um amigo tinha o Boombox original, não teria forma de os emparelhar porque o PartyBoost utiliza protocolos diferentes. Embora possa fazer o mesmo tipo de emparelhamento de altifalantes que faria com Connect+, este altifalante só o pode fazer com aqueles que também suportam PartyBoost.
Modos
JBL também abandonou os modos interior e exterior separados do modelo anterior.
A empresa acredita que a sua configuração original e engenharia de áudio lhe dão um som excelente em ambos os ambientes, eliminando a necessidade de alternar entre os 2. Infelizmente, não há EQ ou forma de modificar a saída de áudio para ajustar o som do altifalante.
E isso levou-me a uma estranha omissão. Embora o Boombox 2 seja um altifalante Bluetooth, não suporta os 2 melhores codecs: aptX e AAC. Posso compreender que a maioria dos altifalantes Bluetooth não suportam 2, mas ao seu preço, deveria necessariamente estar presente.
É verdade que este altifalante não se destina a audiófilos, mas um preço tão elevado deveria vir com características adicionais, especialmente quando afecta a qualidade de som. Não é fixe nesta foto JBL.
JBL Boombox 2: Desempenho
JBL manteve a classificação IPX7, pelo que a Boombox 2 é bem adequada para salpicos de água e chuva. Pode mergulhá-la em água límpida até 30 minutos, e pode mesmo flutuar, excepto que se inclina para a frente, abafando a música na água. O Bluetooth também não se move bem quando o altifalante está submerso, por isso é melhor mantê-lo fora de água.
Qual é a potência Watt do JBL Boombox 2?
Como seria de esperar, o Boombox 2 é na realidade mais poderoso do que o Boombox 1. Quando o altifalante está ligado à rede eléctrica, ele carrega 80 Watts RMS de potência divididos em dois altifalantes para efeito estéreo. Na bateria, ele carrega 60 Watts RMS de potência.
Não subestime estes números “pequenos”. De facto, o Boombox já é muito potente, especialmente quando utilizado em interiores. Muitos fabricantes (especialmente “de gama baixa”) jogam com a potência anunciando por vezes números exorbitantes que não definem a verdadeira potência do aparelho. Por outro lado, o JBL favorece sempre a qualidade em detrimento da quantidade. O objectivo não é criar uma potência fenomenal que fere os ouvidos. Mas sim combinar poder e qualidade de escuta.
Se o aspecto da potência é o seu critério número 1, e se realmente quiser enviar peso durante as suas noites, os modelos PartyBox fornecem mais potência do que a Boombox. Estas últimas são menos portáteis porque são maiores e mais pesadas. A grande potência anda de mãos dadas com grande membrana e, de facto, com grande altifalante.
As Boomboxes também cabem muito melhor numa casa como um sistema Hifi. A potência das Boomboxes é mais do que suficiente para enviar grande potência para a sua casa. As festas BBLS são mais úteis para festas ao ar livre.
Diferenças JBL Boombox 1 e Boombox 2
A priori, não há de momento praticamente nenhuma diferença de preço. Por outro lado, existem efectivamente melhorias técnicas e tecnológicas no Boombox 2.
Em primeiro lugar, o Boombox 2 é maior, mais largo mas acima de tudo mais pesado (cerca de 700g mais). O código de ligação bluetooth é mais recente no Boombox 2. Isto pressupõe uma melhor ligação com o telefone. Não vimos qualquer diferença distinta para além de uma latência ligeiramente inferior entre vídeo e som. No entanto, este tempo de latência ainda está presente na Boombox 2.
Saiba sobre este assunto que é possível ligar o altifalante com um cabo AUX (custa menos de 10 euros) e assim evitar estes tempos de latência (se assistir a um filme, por exemplo).
Depois, o desenho dos graves nos lados do altifalante foi retrabalhado e estilizado (ver foto). Quanto à bateria, o fabricante anuncia o mesmo para ambos os modelos. Os testes mostraram-nos que a bateria dura um pouco menos tempo na Boombox 2 do que na JBL Boombox 1. Isto deve-se provavelmente ao aumento do tamanho dos altifalantes (30W em vez de 20W). A bateria ainda é muito eficiente, por volta das 20h00 a 50% do volume! No entanto, em termos de potência áudio, a diferença não é transcendente, a Boombox 2 é apenas um pouco mais potente e tem mais graves do que a primeira versão.
Finalmente, o Boombox 2 tem o modo Partyboost que lhe permite ligar-se a outros altifalantes em 1 clique, o altifalante liga-se automaticamente a outros altifalantes JBL que têm este modo.
Conclusão
O JBL Boombox 2 é uma besta lindamente concebida de um altifalante Bluetooth. O baixo é ultrajante da melhor maneira possível e embora agora esteja limitado a apenas um ajuste de som, o altifalante soa muito bem tanto dentro como fora de casa.
Dito isto, se tiver o Boombox original, é difícil recomendar de todo o coração o que é uma actualização de preço. Claro, terá uma protecção de futuro sob a forma de PartyBoost, uma ligação Bluetooth mais estável, uma pega melhorada e um altifalante ligeiramente mais alto com melhor qualidade áudio global, mas 500 euros é muito a pagar quando há algo sentado em casa que cumpre o mesmo papel.
Se, no entanto, não for dono da primeira geração e estiver a desejar um altifalante que o deixe soprar música onde quiser, venha chuva ou brilho, então o Boombox 2 vale bem a pena ver.